Nota de pesar: Morre o sociólogo Luiz Werneck Vianna, aos 86 anos

Equipe FAP

Morreu nesta quarta-feira (21/02/2024) o cientista social Luiz Werneck Vianna, aos 86 anos, no Rio de Janeiro. Também graduado em Direito, o intelectual lecionou em universidades do país e publicou livros considerados fundamentais para a sociologia brasileira.

Intelectual da mais alta qualidade, sempre teve o entendimento de que a política feita de maneira honesta e transparente e baseada na busca de consensos é o único caminho para o desenvolvimento social e econômico de uma Nação.

Werneck é autor de de grandes clássicos da sociologia brasileira com os livros “Liberalismo e sindicato no Brasil”, de 1976; “A revolução passiva: iberismo e americanismo no Brasil”, de 1997; “A judicialização da política e das relações sociais no Brasil”, 1999; “Democracia e os três poderes no Brasil”, de 2002; e “A modernização sem o moderno, 2011.

Nascido 1938, lecionou em várias universidades brasileiras, dentre as quais a Universidade Federal de Juiz de Fora, a PUC-Rio e a Unicamp. Também foi professor do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), presidiu a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs) e foi um dos fundadores do Centro de Estudos Direito e Sociedade (Cedes).

Fica uma lacuna na intelectualidade do país, mas também o ensinamento que o entendimento e a união em torno dos anseios da população são o único caminho para a construção de um país mais forte e justo com todos.

Nós, conselheiros, diretores e colaboradores da FAP manifestamos a todos os seus familiares, amigos e companheiros os nossos votos de profundo pesar. Luiz Werneck Vianna ficará para sempre em nossa memória.


Nas entrelinhas: Werneck Vianna, intérprete do Brasil contemporâneo

Luiz Carlos Azedo/Entrelinhas/Correio Braziliense

O sociólogo carioca Luiz Jorge Werneck Vianna faleceu, nesta quarta-feira, aos 85 anos. Fez parte de uma geração de artistas e intelectuais que formou o pensamento crítico da esquerda brasileira nas décadas de 1960, 1970 e 1980, entre os quais, destacam-se Nelson Pereira dos Santos, Ruy Guerra, Joaquim Pedro, Walter Lima Jr., Zelito Viana, Luiz Carlos Barreto, Glauber Rocha, Leon Hirszman, Ferreira Gullar, Leon Amoedo, Tereza Aragão, Zuenir Ventura, Milton Temer, Norma Pereira Rego, Leandro Konder, Darwin Brandão, Marilia Kranz, Ziraldo, Jaguar, Albino Pinheiro, Ferdy Carneiro, Hélio Oiticica e Hugo Bidet, Hugo Carvana, Paulo Góes, Vergara, Carlinhos Oliveira, Zózimo Amaral, Tom Jobim, Carlos Lira, Vinicius do Moraes e Oduvaldo Viana Filho.

Residentes no Rio de Janeiro, em sua maioria, formavam a chamada República de Ipanema. Apesar da influência do antigo PCB no meio cultural carioca, muitos não eram comunistas e tinham profundas divergências com os militantes do setor cultural do velho Partidão, do qual Werneck fez parte. Com raízes familiares na aristocracia cafeeira fluminense, Werneck Vianna foi criado em Ipanema e estudou nos melhores colégios da Zona Sul carioca, mas teve trajetória rebelde, influenciado por autores como Monteiro Lobato, Eça de Queiroz, Fiódor Dostoiévski e Miguel de Cervantes.

Em 1958, ingressou na Faculdade de Direito da Universidade do Estado da Guanabara (atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Uerj), concluindo o curso em 1962. Em 1967, graduou-se em ciências sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e, dois anos após, ingressou na primeira turma de mestrado do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj). Sua trajetória acadêmica, porém, foi interrompida na década de 1970, por cinco inquéritos policiais-militares, que o levaram a se exilar no Chile.

Retornou do exílio um ano após. Ao chegar, foi detido por seis meses. Acolhido em São Paulo por Francisco Weffort, seu orientador no doutorado em sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), começou a trabalhar no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), fundado em 1969, com financiamento da Fundação Ford, por professores da Universidade de São Paulo (USP) afastados pelo regime militar, entre os quais, Boris Fausto, Elza Berquó, Fernando Henrique Cardoso, Francisco de Oliveira, José Arthur Giannotti, Octavio Ianni, Paul Singer e Roberto Schwarz.

Em 1974, com outros intelectuais que estudavam O Capital, de Karl Marx, como Leandro Konder e Carlos Nelson Coutinho, foi aluno de Anastacio Mansilla na Escola de Quadros do PCUS. No mesmo ano, de volta ao Brasil, foi um dos redatores do programa político do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Em 1975, fugindo da repressão ao PCB em São Paulo, retornou ao Rio de Janeiro e, escondido na casa do dramaturgo Paulo Pontes, companheiro da época de CPC, escreveu sua tese de doutorado: Liberalismo e sindicato no Brasil (Paz e Terra, 1976).

Modernização autoritária

Por três décadas, Werneck foi professor do Iuperj e, durante o biênio 2003-2004, presidiu a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs). Encerrou sua carreira acadêmica como professor de sociologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Um dos grandes responsáveis pela difusão do pensamento gramsciano no Brasil, no rastro do jornalista Luiz Mario Gazzaneo, produziu ensaios que servem de referência para o estudo do pensamento social brasileiro, principalmente o liberalismo, do papel do Judiciário e da modernização do Brasil.

Destacam-se entre seus trabalhos, pela atualidade: A revolução passiva: iberismo e americanismo no Brasil (Revan, 1997); A judicialização da política e das relações sociais no Brasil, com Maria Alice Rezende de Carvalho, Manuel Palacios Cunha Melo e Marcelo Baumann Burgos (Revan, 1999); Esquerda brasileira e tradição republicana: estudos de conjuntura sobre a era FHC-Lula (Revan, 2006); Uma sociologia indignada — Diálogos com Luiz Werneck Vianna, de Rubem Barboza Filho e Fernando Perlatto (Ed. UFJF, 2012); Modernização sem o moderno: análise de conjuntura na era Lula (Contraponto/Fundação Astrojildo Pereira) e Diálogos gramscianos sobre o Brasil (Fundação Astrojildo Pereira, 2018).

Liberalismo e Sindicato no Brasil é um esforço de compreensão das profundezas da nossa “modernização conservadora”, no contexto das obras de Simon Schwartzman, Florestan Fernandes (1975) e José Murilo de Carvalho (1980). Estudou o liberalismo numa sociedade marcada pelo escravismo e pelo patrimonialismo. Sua tese de que a modernização brasileira não significava ruptura e/ou desaparecimento das elites tradicionais, mas a renovação dessas forças, continua atualíssima.

Segundo Werneck Vianna, numa sociedade excludente e autoritária, que não incorporou os valores liberais, o caminho da modernização foi o Direito e suas instituições, em meio a rupturas e negociações entre elites. Em síntese, a modernização brasileira ocorreu e ainda ocorre em meio a negociações entre o moderno e a cultura do atraso, sem rupturas com ele, mas em compromisso. Werneck condenou a luta armada e apostou na luta política pelas liberdades e na mobilização da sociedade civil durante o regime militar; após a redemocratização, na participação política radicalmente comprometida com a democracia representativa como valor universal.


FAP lançará livro de Eumano Silva sobre últimos 25 anos do PCB, em Brasília

Autor realizará noite de autógrafos do segundo volume do livro Longa Jornada até a Democracia

Comunicação FAP

A Fundação Astrojildo Pereira (FAP), vinculada ao partido Cidadania23, lançará o segundo volume do livro Longa Jornada até a Democracia (844 p.), do jornalista Eumano Silva, no dia 12 de março, a partir das 19 horas, no Bar Beirute, considerado o mais tradicional de Brasília. A entrada é gratuita. O livro será colocado à venda no site da entidade, responsável pela edição da obra, na parte “Estante Virtual”. Exemplares também estarão disponíveis para compra durante o evento.

O livro é a segunda parte de um projeto de reconstituição da história do Partido Comunista Brasileiro (PCB), também conhecido como Partidão, conforme explica o professor titular de Sociologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) José Antonio Segatto, na apresentação da obra. O primeiro volume, de autoria do jornalista Carlos Marchi, aborda o período compreendido a fundação da sigla, em 1922 – como Seção Brasileira da Internacional Comunista –, até o VI Congresso do PCB, realizado em 1967.

Análise: PCB, da luta armada à defesa da democracia

Carlos Marchi lança livro Longa Jornada até a Democracia, no Rio

Livro Longa Jornada até a Democracia, de Carlos Marchi, será lançado em São Paulo

O segundo volume, abarca sua fase derradeira (1967-1992), considerados os últimos vinte e cinco anos de existência do Partidão. Composto por 181 pequenos capítulos, a obra é considerada, pelo autor, como um livro-reportagem. Ao longo dos capítulos são expostas as transformações e desventuras do PCB; a perseguição e repressão imposta a seus dirigentes e militantes pelo terrorismo do Estado ditatorial e as cizânias e dissidências políticas.

O livro é resultado de uma ampla análise da documentação do PCB (resoluções, manifestos, declarações etc.) e de informações produzidas por órgãos governamentais, principalmente, os encarregados da investigação policial e da repressão (SNI, DOI-Codi, Cenimar, Deops e outros). Conforme registrado na obra, muito desses aparelhos, operaram nos porões da ditadura do regime ditatorial ou mesmo clandestinos.

Eumano Silva Eumano também se baseou em uma variedade de depoimentos de dirigentes e militantes, alguns com protagonismo proeminente e outros coadjuvantes ou meramente laterais.

Ao abordar a história do Partidão em sua fase terminal, expondo-a na forma de uma extensa reportagem, o autor fornece a uma contribuição inédita e significativa para o entendimento do PCB, uma das mais importantes instituições da sociedade civil e política, e de um período histórico-político considerado extremamente sombrio da República brasileira.


FAP e IEPfD lançam livro O Horizonte Democrático, de Alessandro Ferrara

Comunicação FAP

A Fundação Astrojildo Pereira (FAP), vinculada ao partido Cidadania 23, e o Instituto de Estudos e Pesquisas para o Fortalecimento da Democracia (IEPfD) realizarão, no dia 27 de fevereiro, a partir das 18 horas, a mesa redonda online para o lançamento do livro O Horizonte Democrático: o hiperpluralismo e a renovação do liberalismo político (303 p.). A obra, editada pela FAP em parceria com a Universidade de Campinas (Unicamp), é do autor Alessandro Ferrara, professor de filosofia política no Departamento de História, Cultura e Sociedade da Universidade de Roma. “A democracia encontra-se numa encruzilhada”, diz ele, no livro.

O diretor-geral da FAP e professor associado na Faculdade de Direito da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Marco Aurelio Marrafon, e o presidente do IEPfD, João Rego, realizarão a abertura da mesa redonda. O debate será coordenado pelo historiador e professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Alberto Aggio, ex-diretor da Fundação Astrojildo Pereira. O evento será transmitido, em tempo real, no site da FAP, na página da FAP no Facebook e no canal da entidade no Youtube.

A mesa redonda também terá participação do professor de história econômica no Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) e conselheiro da FAP, Vinicius Müller, e do pesquisador Gabriele de Angelis (Ciência Política da Universidade Nova de Lisboa).

O livro foi pensado a partir de uma preocupação com a democracia, a herança do “liberalismo político” e as fontes estéticas da normatividade. A obra lembra que, em todo o mundo, a o regime democrático enfrenta desafios sem precedentes, atribuídos, em parte, a seu próprio sucesso em se estabelecer no horizonte como a única forma de governo plenamente legítima.

Dividida em oito capítulos, a obra discute, entre outros pontos, a autonomia da política no horizonte global; democracia e abertura, pluralismo reflexivo e a volta conjectural; o hiperpluralismo e a polis democrática multivariada e democracias múltiplas. Também questiona negação ou realização do liberalismo; governança e democracia deliberativa; e verdade justificação e liberalismo político.

Segundo o autor, daqui a algumas décadas, o mundo global poderá testemunhar o confronto de dois regimes igualmente desagradáveis para qualquer democrata. “Por um lado, os regimes neoliberais ocidentais que, após contrabandearem com sucesso a ideia de Hobbes de que menos leis trazem mais liberdade como uma noção liberal, usam os vestígios de uma democracia representativa agora colonizada pela mídia e pelo dinheiro para desviar da atenção do público qualquer coisa além da estabilização de um mercado orientado pelas finanças e, ao mesmo tempo, tentar atrair para sua esfera de influência as populações seduzidas pelas sirenes do consumo”, afirma.

Por outro lado, segundo a obra, regimes não democráticos, como o chinês, no qual as elites partidárias e burocráticas tentam manter o consenso garantindo níveis crescentes de consumo e afastando as sirenes da democracia, ao mesmo tempo tentam atrair para sua esfera de influência as elites do Sul global que são igualmente cautelosas com a democracia.


Série Brasileiros e Militantes é reconhecida internacionalmente

Ivan Alves Filho*

A plataforma digital Arquivo Marxista na Internet (MIA) é uma das maiores do mundo. Publicada em 80 idiomas, com nada mais nada menos do que 25 milhões de acessos por ano, ela decidiu publicar os vídeos da série Brasileiros e Militantes em sua seção em língua portuguesa. Idealizada e dirigida por mim, a referida série tem o apoio da Fundação Astrojildo Pereira (FAP), sediada em Brasília.

Desde 2003, quando os Brasileiros e Militantes começaram, foram mais de 40 vídeos editados.

Homens do peso de Oscar Niemeyer, Ferreira Gullar, Abelardo da Hora e Nelson Pereira dos Santos tiveram suas trajetórias profissionais e partidárias documentadas.

Trata-se de um reconhecimento internacional que muito nos honra.

Confira a Playlist:



TítuloEntrevistadoDuraçãoData de produção
Um democrata no PantanalCarmelino Resende24 minutosabril de 2022
Socialismo com cidadaniaGivaldo Siqueira33 minutosmarço de 2022
Um democrata exemplarLuiz Mario Gazzaneo31 minutosfevereiro de 2022
Um homem, uma Lei, com o jornalista e homem públicoCarlos Alberto de Oliveira, Caó28 minutosjaneiro de 2022
Sete décadasAlberto Negri28 minutosnovembro de 2016
O Partido fardadoSergio Cavalari29 minutosjulho de 2016
Um comunista chamado SantosAlberto Santos28 minutosjunho de 2016
Foice, martelo e CruzPretextato Cruz26 minutosmaio de 2016
A vida é um teatroJoacyr Castro29 minutosabril de 2016
O advogado da anistiaMarcello Cerqueira27 minutosmarço de 2016
O vermelho e o negroJoel Rufino dos Santos25 minutosmaio de 2011
Memórias do cinemaNelson Pereira dos Santos25 minutosnovembro de 2010
Documentário sobre o jornalistaMilton Coelho da Graça23 minutosagosto de 2010
Em busca da liberdade, sobre o engenheiro e militante políticoSergio Augusto de Moraes23 minutosjunho de 2010
O longo caminho de MoacirMoacir Longo20 minutosmaio de 2010
Abelardo de todas as horasAbelardo da Hora22 minutosmarço de 2010
A vida como missãoPaulo Elisiário Nunes22 minutosnovembro de 2009
Homenagem aos velhos militantesFAP10 minutossetembro de 2009
Uma paixão pela democraciaGilvan Melo18 minutosoutubro de 2009
O cabo FrankCarlos Frank20 minutosagosto de 2009
Uma menina de engenhoSocorro Ferraz22 minutosjulho de 2009
A seiva do PartidoJoão Falcão26 minutosabril de 2009
Um homem bem-vindoBemvindo Sequeira26 minutosfevereiro de 2009
Com a mão na massaAdalberto Temóteo da Silva24 minutosnovembro de 2008
Uma vida de lutasJosé Júlio18 minutosoutubro de 2008
Guerreira, mãe e florGraziela Melo25 minutossetembro de 2008
A casa de AstrojildoAstrojildo Pereira25 minutosjulho de 2008
A democracia como meio e fimArmênio Guedes25 minutosjunho de 2008
Morrer se preciso forMércio Gomes26 minutosmaio de 2008
Codireção e roteiro do documentário-demonstração Brasileiros e MilitantesFAP10 minutossetembro de 2007 e, com acréscimos, março de 2008
Os igarapés da liberdadeJosé Maria Monteiro21 minutosmarço de 2008
O último de 35Severino Teodoro de Mello29 minutosfevereiro de 2008
A certeza do amanhãWilliam Moreira Lima10 minutosagosto de 2007
O Partido do sambaSérgio Cabral31 minutosabril de 2007
A necessidade da filosofiaLeandro Konder32 minutosjaneiro de 2007
Navegar é precisoGeraldo Campos30 minutosnovembro de 2006
Nada além da liberdadeAntônio Ribeiro Granja30 minutosjulho de 2006
A luta poéticaFerreira Gullar38 minutosjunho de 2006
O Construtor de SonhosOscar Niemeyer22 minutosabril de 2006
Uma mulher na História Zuleika Alambert20 minutosmarço de 2005
Uma voz do povoJayme Miranda29 minutosfevereiro de 2005 (ampliado em 2006).
Um libertário nos pampasJoão Avelino33 minutos
A Luta na Massa do SangueJarbas Marques30 minutos
60 anos de LutaJosé Maria Platilha29 minutos

*Ivan Alves Filho é historiador, jornalista e documentarista brasileiro


Curso Online para Candidatos e Assessores voltará em fevereiro de 2024

Comunicação FAP

A Fundação Astrojildo Pereira (FAP) informa que serão retomadas em fevereiro de 2024 as aulas do Curso Online para Candidatos e Assessores, com foco nas eleições municipais. No segundo módulo da capacitação, realizada em parceria com o Cidadania 23, a turma matriculada terá acesso a uma série de novos conteúdos indispensáveis e estratégicos para a campanha política e a gestão nos municípios.

Clique aqui e veja notícias sobre o curso!

O curso é ministrado na modalidade de formação continuada, por meio da sala virtual do Zoom. O link é enviado diretamente para a turma antes de cada aula. Os interessados ainda podem se inscrever no site da entidade, gratuitamente. As aulas do primeiro módulo começaram no dia 19 de setembro.

As aulas são ministradas às terças-feiras, a partir das 19 horas, e todas ficam disponíveis para acesso ilimitado no canal da fundação no Youtube. Será enviado certificado para todos as pessoas concluintes do curso de formação política.

Clique aqui e veja vídeo de todas as aulas do curso no Youtube!


Retrospectiva FAP 2023

Em 2023, a Fundação Astrojido Pereira (FAP), vinculada ao Cidadania 23, realizou 90 atividades, fortalecendo sua atuação em defesa da democracia e do fomento à cultura, principalmente por meio de ações da Biblioteca Salomão Malina e de debates sobre temas relevantes que afetam o dia a dia da população. A entidade promoveu uma série de discussões sobre política, economia, cultura e meio ambiente, além de outros assuntos considerados de interesse público, sempre mantendo a defesa intransigente do Estado Democrático de Direito como o seu primeiro horizonte.

JANEIRO

Carlos Marchi lança livro Longa Jornada até a Democracia, no Rio

Escrito pelo jornalista e escritos Carlos Marchi, o livro Longa Jornada até a Democracia (476 páginas), primeiro de dois volumes que abordam os 100 anos do Partido Comunista Brasileiro (PCB), foi lançado nesta quinta-feira (26/01), a partir das 19 horas, durante evento presencial no Bar e Restaurante R. Farme de Amoedo, 51 – Ipanema, Rio de Janeiro. Os leitores poderão terão seus exemplares autografados no local pelo autor da obra, editada pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP). Visualizações: 1.290

https://www.fundacaoastrojildo.org.br/livro-longa-jornada-ate-a-democracia-de-carlos-marchi-sera-lancado-em-brasilia/

Biblioteca Salomão Malina abre inscrições para o workshop escrita criativa

Foram abertas as inscrições para o workshop on-line de escrita criativa, que foi realizado na terça feira (31/01), a partir das 19 horas. A oficina, de 25 vagas, teve como palestrante a escritora, poetisa e cronista Andressa Mikaelly dos Santos, com parceria da Biblioteca Salomão Malina, mantida pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), ambas em Brasília. Visualizações: 1.042

https://www.fundacaoastrojildo.org.br/biblioteca-salomao-malina-abre-inscricoes-para-o-workshop-escrita-criativa/

Biblioteca Salomão Malina oferece sessões do cineclube Vladimir Carvalho

Em janeiro, houve quatro sessões do Cineclube Vladimir Carvalho, no Espaço Arildo Dória, um importante local de realização de eventos culturais em Brasília.

https://www.fundacaoastrojildo.org.br/sobre-a-biblioteca/

FEVEREIRO

Banco Central e taxas de juros no governo Lula serão debatidos em live da FAP

Alvos de recentes polêmicas, a autonomia do Banco Central do Brasil e o seu papel de fixação das taxas de juros foram debatidos em live da Fundação Astrojildo Pereira (FAP), na segunda-feira (27/2), das 18h às 19h. Economistas discutirão o assunto durante o evento online, que será aberto ao público e terá transmissão em tempo real no site e redes sociais da entidade. Visualizações: 1.111

https://www.fundacaoastrojildo.org.br/banco-central-e-taxas-de-juros-no-governo-lula-serao-debatidos-em-live-da-fap/

Clube de leitura lança nova programação em biblioteca no centro de Brasília

O Clube de Leitura Eneida de Moraes, localizado na Biblioteca Salomão Malina, no Conic, região central de Brasília retomou suas atividades a partir de fevereiro com debates de livros que viraram filmes. A programação especial seguiu até julho, de forma virtual, pelo YouTube e Facebook da instituição. Para mais informações entre em contato (61) 98401-5561. O projeto foi gratuito. Visualizações: 984

https://www.fundacaoastrojildo.org.br/clube-de-leitura-lanca-nova-programacao-em-biblioteca-no-centro-de-brasilia/

Biblioteca oferece sessões de filmes, batalha de poesias e clube de leitura em Brasília

Em fevereiro, houve três sessões do Cineclube Vladimir Carvalho, no Espaço Arildo Dória, além de encontro do clube de leitura e batalha de jovens da periferia do DF.

https://www.fundacaoastrojildo.org.br/sobre-a-biblioteca/

MARÇO

Mulheres pretas na ciência e na política é tema de live da FAP

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Fundação Astrojildo Pereira (FAP) realizou, na terça-feira (14/3), das 18h às 19h, uma live para discutir a importância das mulheres pretas na ciência e na política. O evento terá transmissão em tempo real no site e nas mídias digitais da entidade. Visualizações: 856

https://www.fundacaoastrojildo.org.br/mulheres-pretas-na-ciencia-e-na-politica-e-tema-de-live-da-fap/

Biblioteca Salomão Malina discute livro de Martha Batalha e exibe filmes

Em março, houve cinco sessões do Cineclube Vladimir Carvalho, no Espaço Arildo Dória, além de encontro do clube de leitura.

https://www.fundacaoastrojildo.org.br/sobre-a-biblioteca/

ABRIL

Mês de abril movimenta Biblioteca Salomão Malina com atividades culturais

Às vésperas do aniversário de 63 anos de Brasília, a Biblioteca Salomão Malina exibiu, na quarta-feira (19/4), a partir das 15 horas, no Cineclube Vladimir Carvalho, o longa-metragem O Céu Perdeu a Cor, dirigido pelo cineasta Gustavo Serrate, com roteiro de Rodrigo Huagha. A entrada foi franca. O espaço fica no Conic, na região centro da capital federal. Visualizações: 1.104

https://www.fundacaoastrojildo.org.br/aniversario-de-brasilia-cineclube-vladimir-carvalho-exibe-filme-o-ceu-perdeu-a-cor/

Governo Lula: FAP realiza webinar sobre rumos da economia

A Fundação Astrojildo Pereira (FAP) realizou, na quarta-feira (26/4), a partir das 19 horas, webinar sobre os rumos do governo Lula na economia. O evento online será transmitido em tempo real, no site e nas redes sociais (Youtube e Facebook) da entidade, para todas as pessoas interessadas. Visualizações: 1.073

https://www.fundacaoastrojildo.org.br/governo-lula-fap-realiza-webinar-sobre-rumos-da-economia/

MAIO

Biblioteca Salomão Malina movimenta Brasília com série de atividades

Em maio, houve quatro sessões do Cineclube Vladimir Carvalho, no Espaço Arildo Dória, um importante local de realização de eventos culturais em Brasília, além de encontro do clube de leitura e batalha de jovens da periferia do DF.

https://www.fundacaoastrojildo.org.br/sobre-a-biblioteca/

JUNHO

Krav Magá: abertas inscrições para novo curso de defesa pessoal em Brasília

Em Junho, a Fundação Astrojildo Pereira (FAP) abriu as inscrições para o curso de defesa pessoal com técnicas de Krav Magá, que começou a ser realizado, em 12 de junho, no Espaço Arildo Dória, na parte superior da Biblioteca Salomão Malina, no Conic, região central de Brasília. As instrutoras Verônica Gomes e Hevellyn Larissa Santos ministram as aulas presenciais, às segundas e quartas, das 12h30 às 13h30. A mensalidade custa 60 reais. Visualizações: 1.021

https://www.fundacaoastrojildo.org.br/krav-maga-abertas-inscricoes-para-novo-curso-de-defesa-pessoal-em-brasilia/

Biblioteca Salomão Malina realiza debates sobre Livro de Isabel Allende e filmes

Em junho, houve quatro sessões do Cineclube Vladimir Carvalho, no Espaço Arildo Dória, um importante local de realização de eventos culturais em Brasília, além de encontro do clube de leitura.

https://www.fundacaoastrojildo.org.br/sobre-a-biblioteca/

JULHO

Cineclube e batalha de poesias na Biblioteca Salomão Malina

A Fundação Astrojildo Pereira (FAP) e a Biblioteca Salomão Malina, mantida pela entidade, lançou no dia 31 de julho um novo projeto cultural para discutir temas relevantes e de interesse público a partir de temas abordados em filmes. De acordo com a direção executiva da instituição, a ideia é realizar debates on-line toda última segunda-feira do mês, às 19h30, com participantes do Cineclube Vladimir Carvalho. Visualizações: 547

https://www.fundacaoastrojildo.org.br/brasilia-tera-debates-sobre-filmes-com-temas-relevantes-da-atualidade/

Em junho, houve três sessões do Cineclube Vladimir Carvalho, no Espaço Arildo Dória, um importante local de realização de eventos culturais em Brasília.

https://www.fundacaoastrojildo.org.br/sobre-a-biblioteca/

AGOSTO

Mulheres negras debatem preservação da Amazônia em live da FAP

A Fundação Astrojildo Pereira (FAP) realizou na terça-feira (1/8), das 18h às 19h, uma live para debater as “sabenças de mulheres negras, com autonomia e afetos na Amazônia”. Durante o encontro virtual, elas discutiram ações importantes para a preservação do bioma, que é um dos mais ricos em biodiversidade do mundo. Visualizações: 405

https://www.fundacaoastrojildo.org.br/mulheres-negras-debatem-preservacao-da-amazonia-em-live-da-fap/

Jovens da periferia realizam batalha de poesias em Brasília

Jovens da periferia do Distrito Federal realizaram, no sábado (26/8), mais uma batalha de poesias do Slam-DéF, em Brasília. Aberto ao público em geral e gratuito, o evento ocorrerá, de forma presencial, a partir das 9h30, no hall da Biblioteca Salomão Malina, mantida pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), no Conic, importante centro comercial e cultural na capital do país. Visualizações: 259

https://www.fundacaoastrojildo.org.br/jovens-da-periferia-realizam-batalha-de-poesias-em-brasilia/

Filme O Destino de Haffmann é tema de debate do Cineclube Vladimir Carvalho

Filme francês dirigido por Fred Cavayé e que é adaptação da peça de teatro homônima assinada por Jean-Philippe Daguerre, O Destino de Haffmann (2021) será debatido, na segunda-feira (28/8), a partir das 19h30, na sessão virtual do Cineclube Vladimir Carvalho. O projeto é da Fundação Astrojildo Pereira (FAP) e da Biblioteca Salomão Malina, mantida pela entidade, no Conic, importante centro cultural e comercial na região central de Brasília. Visualizações: 571

https://www.fundacaoastrojildo.org.br/filme-o-destino-de-haffmann-e-tema-de-debate-online-do-cineclube-vladimir-carvalho/

Em agosto, houve mais três sessões do Cineclube Vladimir Carvalho, no Espaço Arildo Dória, um importante local de realização de eventos culturais em Brasília.

https://www.fundacaoastrojildo.org.br/sobre-a-biblioteca/

SETEMBRO

Eleições 2024: curso de formação política capacita futuros candidatos e assessores

A Fundação Astrojildo Pereira (FAP), em parceria com o Cidadania 23, na terça-feira (12) as inscrições para o novo Curso Online para Candidatos e Assessores, com foco na capacitação para as eleições municipais de 2024, na modalidade de formação continuada. Os interessados podem se inscrever no site da entidade, gratuitamente. Visualizações: 2.578

https://www.fundacaoastrojildo.org.br/eleicoes-2024-novo-curso-de-formacao-politica-capacita-futuros-candidatos-e-assessores/

Por Dentro do Jazz: Mário Salimon destaca estilo musical em conversa online

A Fundação Astrojildo Pereira (FAP) e a Biblioteca Salomão Malina lançaram, na segunda-feira (18/9), a roda de conversa online “Por Dentro do Jazz”. A apresentação foi realizada por  MárioSalimon, considerado uma das principais vozes masculinas da música brasiliense. Visualizações: 418

https://www.fundacaoastrojildo.org.br/por-dentro-do-jazz-mario-salimon-destaca-estilo-musical-em-conversa-online/

O Invasor Americano pauta debate online do Cineclube Vladimir Carvalho

A sessão virtual do Cineclube Vladimir Carvalho debateu, na segunda-feira (25/9), a partir das 19h30, o filme Invasor Americano (2015), dirigido, escrito e produzido por Michael Moore. Visualizações: 392

https://www.fundacaoastrojildo.org.br/o-invasor-americano-pauta-debate-online-do-cineclube-vladimir-carvalho/

Biblioteca Salomão Malina movimenta atividades culturais em Brasília

Em agosto, houve mais sessões do Cineclube Vladimir Carvalho, no Espaço Arildo Dória, um importante local de realização de eventos culturais em Brasília. Também houve encontros do clube de leitura e do grupo de jazz e batalha de poesias.

https://www.fundacaoastrojildo.org.br/sobre-a-biblioteca/

OUTUBRO

Consultor do Senado ministra aula sobre conjuntura brasileira e perspectivas

O sociólogo e consultor legislativo do Senado Caetano Ernesto Araújo, que também é ex-diretor-geral da Fundação Astrojildo Pereira (FAP), ministrou na terça-feira (10/10), a partir das 19 horas, a aula telepresencial sobre a conjuntura brasileira e perspectivas para o país, durante o Curso Online para Candidatos e Assessores, com foco na capacitação para as eleições municipais de 2024. A iniciativa é da entidade, em parceria com o Cidadania 23, na modalidade de formação continuada. Visualizações: 1.937

https://www.fundacaoastrojildo.org.br/consultor-do-senado-ministra-aula-sobre-conjuntura-brasileira-e-perspectivas-em-curso-da-fap/

Cidades inteligentes e inovação tecnológica é tema de aula no curso para candidatos

O presidente do Instituto Brasileiro de Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis (IBRACHICS), André Gomyde, ministrou na terça-feira (24/10), a partir das 19 horas, a aula telepresencial no Curso Online para Candidatos e Assessores, com foco na capacitação para as eleições municipais de 2024. A iniciativa é da Fundação Astrojildo Pereira (FAP), em parceria com o Cidadania 23, na modalidade de formação continuada. Visualizações: 241

https://www.fundacaoastrojildo.org.br/cidades-inteligentes-e-inovacao-tecnologica-e-tema-de-aula-no-curso-para-candidatos/

Professor da UFBA analisa conjuntura política em curso online

O professor associado da UFBA Paulo Fábio Dantas participou na terça-feira (31/10) pontos da conjuntura política nacional, em aula do Curso Online para Candidatos e Assessores. Visualizações: 325

https://www.fundacaoastrojildo.org.br/professor-da-ufba-analisa-conjuntura-politica-em-curso-online/

Cultura é estimulada com atividades culturais da Biblioteca Salomão Malina

NOVEMBRO

Cientista político discute desenvolvimento local em curso da FAP

O cientista político e professor associado em Ciência Política da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) Hamilton Garcia discutiu na terça-feira (7/11) desenvolvimento local e participação na política. Ele, que também é integrante do Conselho Consultivo da Fundação Astrojildo Pereira (FAP), abordou o assunto, a partir das 19 horas, na aula telepresencial do Curso Online para Candidatos e Assessores, com foco na capacitação para as eleições municipais de 2024, realizado pela entidade, em parceria com o Cidadania 23. Visualizações: 234

https://www.fundacaoastrojildo.org.br/cientista-politica-discute-desenvolvimento-local-em-curso-da-fap/

Raquel Dias debate turismo local na gestão dos municípios

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Cascavel, Raquel Dias, debateu a importância do turismo local nas políticas públicas e na gestão dos municípios, na terça-feira (14/10), a partir das 19 horas, durante a nova aula do Curso Online para Candidatos e Assessores, com foco na capacitação para as eleições municipais de 2024. A iniciativa é da Fundação Astrojildo Pereira (FAP), em parceria com o Cidadania 23, ambos sediados em Brasília. Visualizações: 1.835

https://www.fundacaoastrojildo.org.br/raquel-dias-discute-turismo-local-na-gestao-dos-municipios/

Ex-deputado destaca política de alianças nas eleições municipais em curso online

Ex-vereador em Natal (RN) e ex-deputado estadual, Wober Lopes Pinheiro Junior destacou as principais estratégias e a importância da política de alianças nas eleições municipais, nesta terça-feira (21/11), a partir das 19 horas, durante a nova aula do Curso Online para Candidatos e Assessores, com foco na capacitação para as eleições municipais de 2024. A iniciativa é da Fundação Astrojildo Pereira (FAP), em parceria com o Cidadania 23, ambos sediados em Brasília. Visualizações: 141

https://www.fundacaoastrojildo.org.br/ex-deputado-destaca-politica-de-aliancas-nas-eleicoes-municipais-em-curso-online/

Como ser um bom vereador: Professor Azuaite ensina estratégias

O vereador por oito mandatos em São Carlos (SP), Azuaite Martins França, ensinará como ser um bom vereador, durante o Curso Online para Candidatos e Assessores, com foco na capacitação para as eleições municipais de 2024. Ele ministrou aula telepresencial, na terça-feira (27/11), a partir das 19 horas. A capacitação é promovida pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), em parceria com o Cidadania 23, ambos sediados em Brasília.  Visualizações: 138

https://www.fundacaoastrojildo.org.br/como-ser-um-bom-vereador-professor-azuaite-ensina-estrategias/

Atividades da Biblioteca Salomão Malina movimentam novembro em Brasília

A Biblioteca Salomão Malina promoveu eventos e cursos importantes para a população de Brasília, em novembro.

https://www.fundacaoastrojildo.org.br/sobre-a-biblioteca/

DEZEMBRO

Secretário de SP discute abastecimento e sustentabilidade em curso da FAP

O secretário-executivo municipal de segurança alimentar, nutricional e abastecimento de São Paulo, Carlos Eduardo Fernandes, ministrou, na terça-feira (12/12), a partir das 19h30, em formato telepresencial, a 12ª aula do Curso Online para Candidatos e Assessores, com conteúdo focado na capacitação para as eleições municipais de 2024.

https://www.fundacaoastrojildo.org.br/secretario-de-sp-discute-abastecimento-em-curso-da-fap/

Biblioteca Salomão Malina fecha o ano com uma série de atividades culturais


Secretário de SP discute abastecimento e sustentabilidade em curso da FAP

Comunicação FAP

O secretário-executivo municipal de segurança alimentar, nutricional e abastecimento de São Paulo, Carlos Eduardo Fernandes, vai ministrar, nesta terça-feira (12/12), a partir das 19h30, em formato telepresencial, a 12ª aula do Curso Online para Candidatos e Assessores, com conteúdo focado na capacitação para as eleições municipais de 2024. Ele abordará a importância do abastecimento e da sustentabilidade nas cidades. A assessora legislativa e ex-subsecretária de Cultura e Governo de Niterói (RJ) Dulce Galindo realizará a moderação.

O curso é realizado pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), em parceria com o Cidadania 23, ambos sediados em Brasília. A aula será ministrada por meio da sala virtual do aplicativo Zoom, canal que permite a interação direta de alunos com o professor.

Esta será a última aula do primeiro módulo do curso. O segundo módulo será iniciado em fevereiro.

Veja, abaixo, o vídeo da aula:

https://www.youtube.com/watch?v=wEj_VLRdCJ0

Os interessados ainda podem se inscrever, por meio do formulário virtual, que também está disponível no site da entidade, gratuitamente. O curso oferecerá certificado para os alunos concluintes.

Clique aqui e veja notícias sobre o curso!

O acesso à sala do Zoom será liberado poucos minutos antes do início da aula. Todos os vídeos das aulas também ficam disponíveis no canal da fundação no Youtube, para serem vistos posteriormente, a qualquer momento, pelos interessados.

Clique aqui e veja vídeo de todas as aulas do curso no Youtube!

O curso integra o programa de formação política da FAP, em parceria com o Cidadania 23. Desde o ano de 2020, a fundação realizou três cursos destinados à capacitação de candidatos a cargos eletivos e suas equipes, fortalecendo o seu comprometimento com a boa política e a cidadania.


Como ser um bom vereador: Professor Azuaite ensina estratégias

Comunicação FAP

O vereador por oito mandatos em São Carlos (SP), Azuaite Martins França, ensinará como ser um bom vereador, durante o Curso Online para Candidatos e Assessores, com foco na capacitação para as eleições municipais de 2024. Ele ministrará aula telepresencial, nesta terça-feira (27/11), a partir das 19 horas. A capacitação é promovida pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), em parceria com o Cidadania 23, ambos sediados em Brasília.

Veja, abaixo, o vídeo da aula:

https://youtube.com/live/VQYo3oR7Cg4

Azuaite, que atualmente é o segundo vice-presidente do Centro do Professorado Paulista e membro do Diretório Estadual do Cidadania-SP, vai ministrar a aula ao vivo, por meio da sala virtual do aplicativo Zoom, canal que permite a interação direta de alunos com o professor. A mediação será realizada pelo jornalista Luiz Carlos Azedo.

Os interessados ainda podem se inscrever, por meio do formulário virtual, que também está disponível no site da entidade, gratuitamente. O curso oferecerá certificado para os alunos concluintes.

Clique aqui e veja notícias sobre o curso!

O acesso à sala do Zoom é liberado poucos minutos antes do início da aula. Todos os vídeos das aulas também ficam disponíveis no canal da fundação no Youtube, para serem vistos posteriormente, a qualquer momento, pelos interessados.

Clique aqui e veja vídeo de todas as aulas do curso no Youtube!

O curso integra o programa de formação política da FAP, em parceria com o Cidadania 23. Desde o ano de 2020, a fundação realizou três cursos destinados à capacitação de candidatos a cargos eletivos e suas equipes, fortalecendo o seu comprometimento com a boa política e a cidadania.


Ex-deputado destaca política de alianças nas eleições municipais em curso online

Comunicação FAP

Ex-vereador em Natal (RN) e ex-deputado estadual, Wober Lopes Pinheiro Junior destacará as principais estratégias e a importância da política de alianças nas eleições municipais, nesta terça-feira (21/11), a partir das 19 horas, durante a nova aula do Curso Online para Candidatos e Assessores, com foco na capacitação para as eleições municipais de 2024. A iniciativa é da Fundação Astrojildo Pereira (FAP), em parceria com o Cidadania 23, ambos sediados em Brasília.

Veja, abaixo, o vídeo da aula:

https://youtube.com/live/9PjOvhzS_QQ

Wober que atualmente é tesoureiro adjunto do Cidadania 23, vai ministrar a aula ao vivo, no formato telepresencial, por meio da sala virtual do aplicativo Zoom, canal que permite a interação direta de alunos com a professora. A mediação será realizada pelo presidente do Conselho Curador da FAP, Luciano Rezende, que também é ex-prefeito de Vitória (ES).

Clique aqui e veja notícias sobre o curso!

Os interessados ainda podem se inscrever, por meio do formulário virtual, que também está disponível no site da entidade, gratuitamente. O curso oferecerá certificado para os alunos concluintes.

Clique aqui e veja vídeo de todas as aulas do curso no Youtube!

O acesso à sala do Zoom é liberado poucos minutos antes do início da aula. Todos os vídeos das aulas também ficam disponíveis no canal da fundação no Youtube, para serem vistos posteriormente, a qualquer momento, pelos interessados.

O curso integra o programa de formação política da FAP, em parceria com o Cidadania 23. Desde o ano de 2020, a fundação realizou três cursos destinados à capacitação de candidatos a cargos eletivos e suas equipes, fortalecendo o seu comprometimento com a boa política e a cidadania.


Raquel Dias debate turismo local na gestão dos municípios

Comunicação FAP

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Cascavel, Raquel Dias, debaterá a importância do turismo local nas políticas públicas e na gestão dos municípios, nesta terça-feira (14/10), a partir das 19 horas, durante a nova aula do Curso Online para Candidatos e Assessores, com foco na capacitação para as eleições municipais de 2024. A iniciativa é da Fundação Astrojildo Pereira (FAP), em parceria com o Cidadania 23, ambos sediados em Brasília.

Veja, abaixo, o vídeo da aula:

https://youtube.com/live/5EDUzTzBu1g

Raquel, que também é integrante do Conselho Consultivo da FAP, vai ministrar a aula ao vivo, no formato telepresencial, por meio da sala virtual do aplicativo Zoom, canal que permite a interação direta de alunos com a professora. A mediação será realizada pelo arquiteto Marcelo Aguiar, que também é ex-secretário de Educação do Distrito Federal.

Além de gestora pública, Raquel é ativista social e diretora de educação e articulação social da Àwúre Educa, plataforma educacional do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Fundo das Nações Unidas Pela Infância (Unicef). Em 2017, foi a coordenadora-geral de Educação para as Relações Étnico-Raciais do Ministério da Educação (MEC).

Clique aqui e veja notícias sobre o curso!

Os interessados ainda podem se inscrever, por meio do formulário virtual, que também está disponível no site da entidade, gratuitamente. O curso oferecerá certificado para os alunos concluintes.

Clique aqui e veja vídeo de todas as aulas do curso no Youtube!

O acesso à sala do Zoom é liberado poucos minutos antes do início da aula. Todos os vídeos das aulas também ficam disponíveis no canal da fundação no Youtube, para serem vistos posteriormente, a qualquer momento, pelos interessados.

O curso integra o programa de formação política da FAP, em parceria com o Cidadania 23. Desde o ano de 2020, a fundação realizou três cursos destinados à capacitação de candidatos a cargos eletivos e suas equipes, fortalecendo o seu comprometimento com a boa política e a cidadania.


Cientista político discute desenvolvimento local em curso da FAP

Comunicação FAP

O cientista político e professor associado em Ciência Política da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) Hamilton Garcia discutirá nesta terça-feira (7/11) desenvolvimento local e participação na política. Ele, que também é integrante do Conselho Consultivo da Fundação Astrojildo Pereira (FAP), abordará o assunto, a partir das 19 horas, durante aula telepresencial do Curso Online para Candidatos e Assessores, com foco na capacitação para as eleições municipais de 2024, realizado pela entidade, em parceria com o Cidadania 23.

A diretora executiva da FAP, Dulce Galindo, que também é professora, assessora legislativa e ex-subsecretária de Cultura e Governo de Niterói (RJ), será responsável pela mediação da aula.

https://www.youtube.com/live/nGdGLFImslw?si=nmmmGcT4ETg4tXmI

Clique aqui e veja notícias sobre o curso!

Os interessados ainda podem se inscrever, por meio do formulário virtual, que também está disponível no site da entidade, gratuitamente. O curso oferecerá certificado para os alunos concluintes.

Clique aqui e veja vídeo de todas as aulas do curso no Youtube!

A aula será ministrada ao vivo, de forma telepresencial, por meio da sala virtual do aplicativo Zoom, canal que permite a interação direta de alunos com o professor. O acesso é liberado poucos minutos antes do início das aulas. Todas as aulas também ficam disponíveis no canal da fundação no Youtube, para serem vistas posteriormente, a qualquer momento, pelos interessados.

A seguir, confira a programação das primeiras aulas do curso:

O curso integra o programa de formação política da FAP, em parceria com o Cidadania 23. Desde o ano de 2020, a fundação realizou três cursos destinados à capacitação de candidatos a cargos eletivos e suas equipes, fortalecendo o seu comprometimento com a boa política e a cidadania.