Iphan finaliza levantamento de acervo das peças de Vladimir Carvalho
4 de setembro de 2024Notícias,Vladimir Carvalho,TEMAS & DEBATES,TD-destaque,cineclube,posição_1Manchete-Home,Mais Notícias
Correio Braziliense
Iniciado no começo deste ano, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), finalizaram o levantamento sobre o acervo de Vladimir Carvalho. Essa etapa é o ponto inicial para o avanço da criação de um inventário e, posteriormente, para a busca de um espaço de qualidade que fornece a atenção e cuidado necessários que esses materiais demandam.
Recentemente, o acervo recebeu mais um equipamento de grande valor simbólico, um projetor de 35mm da Embaixada da França. Para o cineasta, a chegada desse projetor representa o fechamento do ciclo cinematográfico de um filme, que começa na captação das imagens pela câmera e termina no aparelho que entrega a obra para o espectador. "O projetor é uma espécie de ponto final no processo cinematográfico, porque é quando o filme entra em contato com o público. No conjunto do acervo, ele fecha um ciclo", afirma.
Um dos mais importantes documentaristas brasileiros, Vladimir Carvalho é o guardião da memória e da história do cinema nacional e, principalmente, do brasiliense. Além dos 60 anos de contribuição com obras de audiovisual, o documentarista possui um vasto acervo cinematográfico, localizado na Fundação Cine Memória, criada e mantida pelo mesmo.
Nascido na Paraíba e morador de Brasília desde o final de 1969, Vladimir passou os últimos 54 anos pesquisando, coletando e armazenando memórias e registros físicos da história do cinema brasiliense. A coleção vai desde livros, filmes, equipamentos, objetos, fotos, recortes, documentos e até uma sala de projeção. "Eu tenho coisa como meia tonelada de equipamentos, entre câmeras, refletores e material fotográfico", afirma.
A casa que abriga a Fundação Cine Memória fica localizada na W3 Sul, e hoje, os dois andares são tomados por um verdadeiro museu do cinema brasiliense e nacional. Entretanto, a localização não permite qualquer outra atividade que não seja residencial e, por isso, Vladimir Carvalho sonha e luta para que todos os materiais e equipamentos recebam um espaço de cuidado e de visitação para a população.
"Eu estou doando para qualquer instituição que seja pública, ou até privada, que tenha condições de abrigar em lugar seguro, respeitável, de fácil acesso para as pessoas, mas que tenha a garantia de segurança", afirma. "Eu estou trabalhando para que isso seja definitivo", completa.
Para Vladimir, a busca por esse espaço é o passo inicial para a criação de uma cinemateca em Brasília, que permite a democratização do acesso a essa memória física, coletada e cultivada por Vladimir. "Tem uma importância histórica e memorialística, e conta parte da história do cinema realizado em Brasília", ressalta. "É uma prévia para um grande cinemateca que se criará na capital da República", finaliza.
Livro mostra década do “pior desempenho econômico” da história republicana do Brasil
28 de agosto de 2024Notícias,Economia,fap,livro,POLÍTICA HOJE,PH-destaqueBenito Salomão,posição_1,Manchete-Home,Mais Notícias,Uberlândia
Em sua nova obra, economista Benito Salomão reúne escritos publicados de 2010 a 2020
Comunicação FAP
A Fundação Astrojildo Pereira (FAP) publicou o livro Como Construímos Outra Década Perdida? Escritos entre 2010 e 2020 (344 p.), de autoria do economista Benito Adelmo Salomão Neto. Na obra, o autor mostra de que forma o país alcançou, no período, “o pior desempenho econômico da sua história republicana”.
> Em breve, o livro será colocado à venda na estante virtual da FAP!
Com 12 capítulos, o livro é resultado da larga experiência do autor, que, ao longo de anos, qualificou ainda mais as suas análises sobre os cenários políticos e econômicos, em dezenas de artigos publicados e que foram revisitados na produção da obra. “Relendo o que escrevi, pude constatar que meus artigos anteciparam muitos eventos que acabaram acontecendo no Brasil ao longo da década”, diz ele, que é conselheiro da FAP.
De acordo com o livro, em 2010, o Brasil apresentava um conjunto de problemas econômicos, como baixa produtividade, pressões fiscais e desequilíbrios macroeconômicos, além de desafios políticos relacionados ao populismo dos governos. A partir daquele mesmo ano, segundo o autor, o Brasil, que viu sua democracia se consolidar nos anos 1990 e 2000, passou a conviver com um ambiente constante de radicalismo e polarização.
Em 2020, na avaliação do economista, a situação do país piorou ainda mais por causa de novos problemas que se somaram aos já existentes, como ameaças à democracia e proliferação da fome, da pobreza e da miséria, questões que se impõem como desafios ainda nos dias de hoje.
A obra aponta que o Brasil tem problemas de curto e longo prazo que precisam ser atacados simultaneamente. “Não é tarefa fácil”, analisa o autor. Segundo ele, um dos problemas econômicos mais urgentes é a estabilização da dívida pública e a sustentabilidade da política fiscal. “Por outro lado, o problema do desemprego se coloca de forma muito violenta”, acrescenta. “Não basta gerar empregos, é preciso estar atento à qualidade desses empregos gerados”, assevera, em outro trecho.
Ao defender que o país deve conciliar políticas educacionais, industriais e de desenvolvimento regional, o economista diz que o objetivo deve ser estabelecer um parque produtivo diversificado e complexo, capaz de competir com o resto do mundo. É uma sugestão que, segundo ele, não tem nada a ver com o modelo de industrialização pautado na substituição de importação dos anos 1930, 1950 e 1970.
A leitura do livro é atual, já que continuam ocorrendo muitos dos problemas registrados no passado. A obra, porém, não apresenta uma interpretação econômica pura sobre a crise da economia brasileira, justamente porque Benito é um economista com ampla vivência no mundo político.
Em tom de alerta, o autor ressalta que, se os anos de 2010 a 2020 foram perdidos em termos econômicos e políticos, a década atual não pode seguir o mesmo caminho. “E isso depende de decisões coletivas acertadas que precisam ser tomadas”, escreveu.
O AUTOR
Benito Salomão é um conhecido economista, pesquisador e intelectual brasileiro da nova geração. Possui doutorado em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Uberlândia, com tese sobre a política fiscal no Brasil, e Mestrado em Economia, com dissertação sobre os efeitos orçamentários da criação de municípios pela mesma Instituição. Em 2020, foi Visiting Scholar Researcher na Vancouver School of Economics of the University of British Columbia no Canadá, onde desenvolveu pesquisa sobre avaliação de políticas públicas aplicadas aos municípios do MATOPIBA.
Atualmente, Benito Salomão é professor do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (IERI-UFU), tendo anteriormente atuado como economista chefe de uma casa de análises voltada para avaliação de ativos financeiros e valores mobiliários no Brasil.
O economista assina como autor quinze ensaios científicos em periódicos de renome no Brasil e no exterior, também é autor do livro Perspectivas de Desenvolvimento no Município de Uberlândia: Uma Abordagem Econômica, Social e das Finanças Públicas; além de organizador do livro Retomada do Desenvolvimento: Reflexões Econômicas para um Modelo de Crescimento com Inclusão Social, ambos editados pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP). Participou das principais conferências científicas do Brasil e do mundo nos últimos anos e atua no debate público com mais de 215 artigos de opinião publicados nos principais jornais brasileiros.
Sua pesquisa venceu, em três edições, o Prêmio Brasil de Economia do Conselho Federal de Economia (Cofecon), ficando, em 2022 e 2020, no 1° lugar e, em 2018, em 3° lugar. Em 2021, foi indicado ao Prêmio Economista do Ano pela Revista Economia em Ação. Desde então, é membro associado do International Institute of Public Finance (IIPF), que reúne estudiosos e pesquisadores da área de economia do setor público de mais de 50 países.
Confira retrospectiva de eventos da FAP no 1º semestre de 2024
1 de agosto de 2024FAP,Notícias,EVENTOS FAP,fap,EF-destaque,retrospectiva,posição_1Manchete-Home,Mais Notícias
No primeiro semestre de 2024, a Fundação Astrojido Pereira (FAP), vinculada ao Cidadania 23, realizou 27 atividades, o que fortalece sua atuação em defesa da democracia e do fomento à cultura, principalmente por meio de ações da Biblioteca Salomão Malina e de debates sobre temas relevantes que afetam o dia a dia da população. A entidade, que mantém a Biblioteca Salomão Malina, promoveu uma série de discussões sobre política, economia, cultura e meio ambiente, além de outros assuntos considerados de interesse público, sempre mantendo a defesa intransigente do Estado Democrático de Direito como o seu primeiro horizonte.
Janeiro
Por Dentro do Jazz: biblioteca promove debate sobre música “Love me or leave me”
A Biblioteca Salomão Malina, mantida pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), realizou no dia 15 de janeiro o evento online, a partir das 19:30, Por Dentro do Jazz. O jornalista Luiz Carlos Azedo foi o moderador do debate acerca da música “Love me or leave me”, cuja intérprete é Nina Simone.
Cineclube Vladimir Carvalho: biblioteca promove debate sobre filme Tempos de Paz
A Biblioteca Salomão Malina, mantida pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), realizou no dia 29 de janeiro o evento online, a partir das 19:30, Debate Virtual, no qual os convidados analisaram o filme Tempo de Paz, dirigido por Daniel Filho. O jornalista Luiz Carlos Azedo foi o moderador enquanto a crítica de cinema Lilia Lustosa foi a debatedora.
Fevereiro
Economia e desenvolvimento do DF: ex-presidente do Sebrae convida para debate
A Biblioteca Salomão Malina, mantida pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), promoveu no dia 3 de fevereiro o evento online, a partir das 19:30, Economia e desenvolvimento do DF, no qual os convidados analisaram presencialmente a situação do Distrito Federal. O economista Cristovam Buarque e Valdir Oliveira, ex-presidente do Sebrae, comandaram a roda de conversa.
Biblioteca realiza clube de leitura Eneida de Moraes com o livro O Gigante Enterrado
A Biblioteca Salomão Malina, mantida pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), realizou no dia 5 de fevereiro o evento online, a partir das 19:30, Clube de Leitura Eneida de Moraes, no qual os convidados debateram sobre o livro "O Gigante Enterrado". O professor Mauro Dellal, analista literário, comandou o webinário.
Por Dentro do Jazz: biblioteca promove debate sobre música “Love me or leave me”
A Biblioteca Salomão Malina, mantida pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), realizou no dia 19 de fevereiro o evento online, a partir das 19:30, Por Dentro do Jazz. O jornalista Luiz Carlos Azedo foi o moderador do debate acerca do filme “What Happened, Miss Simone”.
Cineclube Vladimir Carvalho: biblioteca promove debate sobre filme Tempos de Paz
A Biblioteca Salomão Malina, mantida pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), realizou no dia 26 de fevereiro o evento online, a partir das 19:30, Debate Virtual, no qual os convidados analisaram o filme Anatomia de Uma Queda, indicado ao Oscar. O jornalista Luiz Carlos Azedo foi o moderador enquanto a crítica de cinema Lilia Lustosa foi a debatedora.
Slam DéF realiza batalha de poesias no Conic no sábado
Com apoio da Biblioteca Salomão Malina, mantida em Brasília pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), o grupo Slam DéF realizou no sábado (24/2), a partir das 10 horas, mais uma batalha de poesias. O evento ocorreu no Espaço Arildo Dória, localizado na parte superior do espaço de leituras, no Conic, tradicional centro comercial e cultural no centro da capital do país.
FAP e IEPfD lançam livro O Horizonte Democrático, de Alessandro Ferrara
A Fundação Astrojildo Pereira (FAP), vinculada ao partido Cidadania 23, e o Instituto de Estudos e Pesquisas para o Fortalecimento da Democracia (IEPfD) realizaram, no dia 27 de fevereiro, a partir das 18 horas, a mesa redonda online para o lançamento do livro "O Horizonte Democrático: o hiperpluralismo e a renovação do liberalismo político".
Curso online para candidatos: FAP realiza curso online para candidatos e assessores
A Fundação Astrojildo Pereira (FAP) retomou em abril de 2024 as aulas do Curso Online para Candidatos e Assessores, com foco nas eleições municipais. No segundo módulo da capacitação, realizado em parceria com o Cidadania 23, a turma matriculada assistiu aulas semanais até a primeira semana de julho.
Março
Economia e desenvolvimento do DF: ex-presidente do Sebrae convida para debate
A Biblioteca Salomão Malina, mantida pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), promoveu no dia 3 de fevereiro o evento online, a partir das 19:30, Questão militar e segurança pública, no qual os convidados analisaram presencialmente a situação do Distrito Federal. O economista Cristovam Buarque e Valdir Oliveira, ex-ministro da Defesa e da Segurança Pública, comandaram a roda de conversa.
Biblioteca realiza clube de leitura Eneida de Moraes com o livro O Gigante Enterrado
A Biblioteca Salomão Malina, mantida pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), realizou no dia 4 de março o evento online, a partir das 19:30, Clube de Leitura Eneida de Moraes, no qual os convidados debateram sobre o livro O Gigante Enterrado. O professor Mauro Dellal, analista literário, comandou o webinário.
Poesia de Mário Quintana será discutida em grupo organizado pela Biblioteca Salomão Malina
A Biblioteca Salomão Malina, mantida pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), realizou, no dia 11 de março, a partir das 19h30, mais uma sessão do grupo Roda de Poesias para discutir "O Pobre Poema", de Mário Quintana. A sessão teve Luis Turiba como debatedor e o jornalista Luiz Carlos Azedo como mediador.
FAP lança em Brasília livro de Eumano Silva sobre o PCB na resistência ao regime militar
A Fundação Astrojildo Pereira (FAP) lançou, no dia 12 de março, em Brasília, o segundo volume do livro "Longa Jornada até a Democracia", escrito pelo jornalista Eumano Silva. A obra conta sobre o Partido Comunista Brasileiro (PCB) na resistência ao regime militar. O evento foi realizado, a partir das 19 horas, com a presença do autor para autógrafos.
Encontro de militantes marca lançamento de livros no Rio de Janeiro
Reencontros, abraços e lembranças de momentos compartilhados marcaram o lançamento, no dia 14 de março, no Rio de Janeiro, do segundo volume do livro "Longa Jornada até a Democracia", escrito pelo jornalista Eumano Silva. O evento, organizado pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), reuniu políticos e lideranças que participaram ativamente da construção do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e dos diferentes partidos surgidos a partir de sua trajetória de resistência.
Roda de conversa debate álbum de Charles Mingus, “homem furioso do jazz”
A Biblioteca Salomão Malina, vinculada à Fundação Astrojildo Pereira (FAP), realizou na segunda-feira (18/3) a roda de conversa online "Por Dentro do Jazz", para debater o álbum "Pithecathropus Erectus", de Charles Mingus. Apelidado de “homem furioso do jazz” por seu temperamento explosivo, ele foi um dos mais influentes músicos da história do gênero por sua criatividade para composição e por sua técnica no tocar do contrabaixo.
Cineclube Vladimir Carvalho: biblioteca promove debate sobre filme Zona de Interesse
A Biblioteca Salomão Malina, mantida pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), realizou no dia 25 de março o evento online, a partir das 19:30, Debate Virtual, no qual os convidados analisaram o filme Zona de Interesse, indicado ao Oscar. O jornalista Luiz Carlos Azedo foi o moderador enquanto a crítica de cinema Lilia Lustosa foi a debatedora.
Abril
Biblioteca realiza clube de leitura Eneida de Moraes com o livro O Filho de Mil Homens
A Biblioteca Salomão Malina, mantida pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), realizou no dia 1 de abril o evento online, a partir das 19:30, Clube de Leitura Eneida de Moraes, no qual os convidados debateram sobre o livro “O filho de mil homens”, Valter Hugo Mãe. O professor Mauro Dellal, analista literário, comandou o webinário.
Em SP, FAP realizou o 3º lançamento do livro sobre história do PCB na resistência à ditadura
O livro-reportagem "Longa Jornada até a Democracia – Volume II", de autoria do jornalista Eumano Silva, teve seu terceiro lançamento no dia 4 de abril. O evento foi realizado pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), editora da obra, na Rua Tinhorão, nº 60, na Consolação, a partir das 19h30. Na ocasião, também foi lançado o livro "Ainda Respira… a Democracia Sob Ameaça", da editora Appris e de autoria do historiador e professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Alberto Aggio.
Curso online para candidatos | Aula 1 - Campanha eleitoral com pouco dinheiro: FAP e Cidadania iniciam novo módulo de curso
A Fundação Astrojildo Pereira (FAP), vinculada ao Cidadania 23, iniciou na terça-feira (16/4) o segundo módulo do Curso Online para Candidatos e Assessores, com foco nas eleições municipais, com a presença confirmada do presidente nacional do partido, Comte Bittencourt. Na primeira aula, o vereador reeleito como o mais votado de Blumenau (SC) nas últimas eleições, Bruno Cunha, explicou na prática como realizar campanha eleitoral com pouco dinheiro. O diretor executivo da entidade e economista pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), Henrique Dau, foi responsável pela mediação.
Especialistas debatem desafios e perspectivas da literatura na infância
A Biblioteca Salomão Malina, mantida em Brasília pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), realizou, na quarta-feira (17/4), a partir das 19h30, um debate online sobre os desafios para a formação de leitores e as perspectivas no contexto da educação brasileira. As especialistas Pollyana Gama, Yaciara Durte e Soraia Magalhães discutiram o assunto, com a mediação da ex-secretária do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) Renata Costa.
O que fazer em Brasília: Slam DéF realiza batalha de poesias no Conic no sábado
Com apoio da Biblioteca Salomão Malina, mantida em Brasília pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), o grupo Slam DéF realizou no sábado (20/4), a partir das 10h30, mais uma batalha de poesias. O evento ocorreu no Espaço Arildo Dória, localizado na parte superior do espaço de leituras, no Conic, tradicional centro comercial e cultural no centro da capital do país.
Curso online para candidatos | Aula 2 - Amom Mandel revela estratégias para candidato vencer as eleições 2024
Líder nas pesquisas para a disputa eleitoral pela prefeitura de Manaus (AM) na eleição de 2024, o deputado federal Amom Mandel, do Cidadania23, o mais jovem da Câmara dos Deputados, com 23 anos, mostrou estratégias focadas em se comunicar bem para vencer. Ele ministrou, na terça-feira (23/4), uma aula sobre o assunto, no segundo módulo do Curso Online para Candidatos e Assessores, realizado pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), em parceria com o partido.
Vidas Passadas: filme será discutido em evento online do Cineclube Vladimir Carvalho
O Cineclube Vladimir Carvalho, organizado pela Biblioteca Salomão Malina, realizou, no dia 29 de abril, a partir das 19h30, um debate virtual sobre o filme "Vidas Passadas", dirigido e roteirizado pela sul-coreana-canadense Celine Song, em sua estreia na direção de longas. O evento online teve como anfitriã a crítica de cinema Lilia Lustosa, e a mediação foi realizada pelo jornalista Luiz Carlos Azedo.
Curso online para candidatos | Aula 3 - O que pode e o que não pode na pré-campanha: Advogado explica regras das eleições 2024
O advogado Marcelo Nunes, especialista em Direito Eleitoral, explicou, na terça-feira (30/4), a partir das 19 horas, o que pode e o que não pode na pré-campanha das eleições 2024. Ele ministrou a terceira aula do segundo módulo do Curso Online para Candidatos e Assessores, realizado pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), em parceria com o Cidadania23.
Maio
Não existe crime perfeito: Clube de leitura online discute livro de Marcos Linhares
O Clube de Leitura Eneida de Moraes, organizado pela Biblioteca Salomão Malina, realizou no dia 6 de maio uma sessão de debate online sobre o livro "Não Existe Crime Perfeito: Laerte Bessa e os Crimes que Abalaram a Capital do Brasil", de autoria do jornalista Marcos Linhares. O autor e os participantes do grupo discutiram os principais pontos da obra, produzida com personagens reais e um sabor de ficção.
Curso online para candidatos | Aula 4 - Eleições 2024: Sergio Denicoli explica três pontos que movem as redes
O CEO da AP Exata e cientista de dados, Sergio Denicoli, pós-doutor pela Universidade do Minho e pela Universidade Federal Fluminense (UFF), explicou que as redes sociais são movidas por “sentimentos, memória e utilidade”. Ele ministrou, no dia 7 de maio, a partir das 19 horas, a quarta aula do segundo módulo do Curso Online para Candidatos e Assessores, realizado pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), em parceria com o Cidadania23. “Político hoje deve ser um pop star nas redes”, afirmou ele.
Poesia de Hilda Rist será discutida em grupo organizado pela Biblioteca Salomão Malina
A Biblioteca Salomão Malina, mantida pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), realizou, no dia 13 de maio, a partir das 19h30, mais uma sessão do grupo Roda de Poesias para discutir "Que Este Amor Não Me Cegue Nem Me Siga", de Hilda Hist. Ela foi considerada uma das maiores escritoras da língua portuguesa do século 20. A sessão teve Luis Turiba como debatedor e o jornalista Luiz Carlos Azedo como mediador.
Curso online para candidatos | Aula 5 - Juliet Matos indica pilares de propostas de políticas com as mulheres e para as mulheres
A ativista política Juliet Matos disse que as propostas políticas com as mulheres e para as mulheres devem focar em política pública de excelência, processo de escuta ativa e participativa em todas as etapas e universalidade das ações. Ela ministrou, na terça-feira (14/5), a quinta aula do Curso Online para Candidatos e Assessores, realizado pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), em parceria com o Cidadania 23.
Tragédia no Rio Grande do Sul: Webinar da FAP debate enchentes e crise climática
As enchentes no Rio Grande do Sul e a crise climática foram discutidas por especialistas, na quinta-feira (23/5), durante um webinar realizado pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), a partir das 18h30. A transmissão foi realizada por meio da página da entidade no Facebook e do canal da instituição no YouTube. Não houve necessidade de inscrição prévia.
Curso online para candidatos | Aula 6 - Eleições 2024: Luiz Carlos Azedo explica “triângulo do sucesso” em campanhas
O jornalista e analista político Luiz Carlos Azedo explicou que uma campanha política vitoriosa deve seguir o “triângulo do sucesso”. “Consiste em conceito correto, método adequado e ambiente favorável”, disse. Ele discutiu, na terça-feira (28/5), a partir das 19 horas, a construção e o gerenciamento de imagem, durante a sexta aula do Curso Online para Candidatos e Assessores, realizado pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), em parceria com o Cidadania 23.
Slam DéF realiza batalha de poesias no Conic no sábado
Com apoio da Biblioteca Salomão Malina, mantida em Brasília pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), o grupo Slam DéF realizou no sábado (25/5), a partir das 10h30, mais uma batalha de poesias. O evento ocorreu no Espaço Arildo Dória, localizado na parte superior do espaço de leituras, no Conic, tradicional centro comercial e cultural no centro da capital do país.
Dias Perfeitos: Cineclube Vladimir Carvalho discute filme dirigido por Wim Wenders
A Biblioteca Salomão Malina, mantida pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), realizou na segunda-feira (27/5) um debate virtual do Cineclube Vladimir Carvalho, para discutir o filme "Dias Perfeitos". O drama, de 2023, é dirigido pelo alemão Wim Wenders, a partir de um roteiro escrito por Wenders e Takuma Takasaki. Uma coprodução entre o Japão e a Alemanha, o filme combina quatro contos e estrela Kōji Yakusho no papel de um limpador de banheiro.
Junho
A Noite da Espera: Clube de leitura online discute livro de Milton Hatoum
O Clube de Leitura Eneida de Moraes, organizado pela Biblioteca Salomão Malina, mantida pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), realizou no dia 3 de junho uma sessão de debate online sobre o livro "A Noite da Espera" (Companhia das Letras), de Milton Hatoum. O professor e analista literário Mauro Dellal discutiu a obra como convidado da biblioteca.
Curso online para candidatos | Aula 7 - Rubens Bueno ensina organização e planejamento para vencer eleições 2024
O ex-deputado federal Rubens Bueno (Cidadania-PR) discutiu, na terça-feira (4/6), as principais estratégias para organização e planejamento de campanhas políticas vencedoras. Ele ministrou a sétima aula do segundo módulo do Curso Online para Candidatos e Assessores, realizado pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), em parceria com o Cidadania 23.
Curso online para candidatos | Aula 8 - Arnaldo Jordy explica conquista do voto e como se engajar na campanha eleitoral
O ex-deputado federal Arnaldo Jordy (Cidadania) discutiu a conquista do voto e explicou como promover engajamento e fazer mobilização na campanha. Ele realizou a oitava aula online do segundo módulo do Curso Online para Candidatos e Assessores, realizado pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), em parceria com o Cidadania23. A aula foi realizada na terça-feira (11/6), a partir das 19 horas.
Curso online para candidatos | Aula 9 - Eleições 2024: Presidente do Juventude 23 explica planilha de votos
A presidente do Juventude 23, Geovanna Machado, ministrou, na terça-feira (18/6), a partir das 19 horas, uma aula sobre planilha de votos e como usá-la em uma campanha vitoriosa. Ela realizou a nona aula online do segundo módulo do Curso Online para Candidatos e Assessores, realizado pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), em parceria com o Cidadania23.
Curso online para candidatos | Aula 10 - Elian Alves: Descomplicar prestação de contas da campanha é evitar problemas
A contadora eleitoral Elian Alves Moreira explicou como descomplicar a prestação de contas da campanha para evitar problemas. Ela ministrou a décima aula online do segundo módulo do Curso Online para Candidatos e Assessores, realizado pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), em parceria com o Cidadania23, na terça-feira (25/6).
Julho
Curso online para candidatos | Eleições 2024: Com recorde de inscritos, curso online para candidatos e assessores é concluído
Alunos do Curso Online para Candidatos e Assessores, realizado pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), em parceria com o Cidadania 23, concluíram na terça-feira (2/7) as aulas do segundo módulo da capacitação focada na formação política para a vitória nas eleições municipais daquele ano. Esta edição contou com um recorde de 2.193 inscritos.
Cursinho Pré-Enem 2024: Educafro e FAP oferecem aulas no centro de Brasília
4 de julho de 2024Notícias,BIBLIOTECA SALOMÃO MALINA,SM-destaque,posição_1,Manchete-Home,Mais Notícias
Comunicação FAP
Estudantes de baixa renda podem se inscrever no Cursinho Pré-Enem Educafro, que será realizado na Biblioteca Salomão Malina, em parceria com a Fundação Astrojildo Pereira (FAP), no Conic, um importante centro comercial e cultural no centro de Brasília. As aulas terão início no dia 1º de agosto, de segunda-feira a sexta-feira, das 18h30 às 21h10. As inscrições estão abertas, gratuitamente, na biblioteca ou por meio do link abaixo.
Será cobrada mensalidade de 20 reais pelo curso, que será realizado no Espaço Arildo Dória, na parte superior da biblioteca, vinculada à FAP, em um espaço climatizado com poltronas confortáveis. Material escolar será fornecido aos estudantes inscritos.
Aulas de redação, língua portuguesa, literatura, matemática, biologia, física, química, matemática, história, geografia, língua estrangeira, sociologia, filosofia. Por dia, serão três aulas de 45 minutos cada uma. Haverá um intervalo de 25 minutos.
As aulas serão realizadas até o dia 31 de outubro. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará as provas do Enem os dias 3 e 10 de novembro, nas 27 unidades da Federação.
Parceria
Fundador da Educafro, Frei David destacou a importância da parceria com a Fundação Astrojildo Pereira pela iniciativa, que contará com aulas de professores voluntários selecionados por capacidade técnica. "Tenho uma mensagem forte para a juventude pobre, especialmente para aqueles jovens que trabalham como aprendizes na Esplanada dos Ministérios. Nossa meta é que o máximo de jovens saia dos ministérios e possam ir ate o Conic para fazer o curso. Com isso, terá gasto zero de passagem", afirmou.
"Neste ano de 2024, está nascendo a energia nova nos quatro cantos do Brasil. Pessoas estão recuperando suas energias para fazer trabalho popular e de conscientização da base, discutindo a nova sociedade que queremos para o Brasil, e isso passa muito pela juventude. É impossível o jovem pobre vencer senão fizer uma faculdade. Por isso, vocês, jovens pobres, estão sendo chamados, porque irão fazer um bom caminho e vão vencer", disse Frei David.
De acordo com a coordenadora da Biblioteca Salomão Malina, oferecer um cursinho pré-Enem, em parceria com a Educafro, é uma forma de corresponder às demandas sociais presentes no contexto dos jovens estudantes de baixa renda que almejam ingressar no ensino superior. "Ao oferecer esse curso, a FAP e a biblioteca, em parceria com a Educafro, democratizam o acesso à educação, possibilitando que estudantes de todas as classes sociais se preparem para o Enem", ressaltou ela.
Outro fator relevante, segundo Thalyta, é que o cursinho será sediado em um ambiente que garante apoio educacional por sua natureza. "A biblioteca estará à disposição dos alunos, durante o dia, com seus recursos e serviços para auxiliá-los", asseverou.
Biblioteca Salomão Malina
Inaugurada em 28 de fevereiro de 2008, a Biblioteca Salomão Malina se tornou um importante espaço de incentivo à produção do conhecimento em Brasília. Localizada no Conic, tradicional ponto de cultura urbana próximo à Rodoviária do Plano Piloto, a biblioteca foi reinaugurada em 8 de dezembro de 2017, após ser revitalizada. Isso garantiu ainda mais conforto aos frequentadores do local e reforçou o compromisso da biblioteca com a cultura.
O espaço integra a Fundação Astrojildo Pereira (FAP), mantida pelo Cidadania23, e conta com títulos para empréstimos, que são constantemente atualizados por meio de doações e pela aquisição de obras de pensadores contemporâneos. O acervo é especializado em Ciências Sociais e Humanas, contando também com livros da literatura que fazem menção à crítica social e dos costumes, na transição do Brasil rural para o urbano.
Eleições 2024: Com recorde de inscritos, curso online para candidatos e assessores é concluído
3 de julho de 2024Notícias,Cursos,posição_1,Manchete-Home,Mais Notícias,Curso online candidatos
Comunicação FAP
Alunos do Curso Online para Candidatos e Assessores, realizado pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), em parceria com o Cidadania 23, concluíram nesta terça-feira (2/7) as aulas do segundo módulo da capacitação focada na formação política para a vitória nas eleições municipais deste ano. Esta edição contou com um recorde de 2.193 inscritos.
O presidente do Cidadania 23, Comte Bittencourt, destacou o sucesso do curso e o compromisso da fundação com a formação política qualificada dos alunos. “Este curso também serviu para integrar o partido para as eleições que estão se avizinhando. Gostaria de parabenizar a FAP por mais esta edição. A fundação é uma escola de construção de conhecimento e pensamento para todos os assuntos que envolvem a vida de brasileiros e brasileiras. O encerramento simboliza o compromisso da FAP e do nosso partido na formação e qualificação de futuros vereadores no Brasil”, afirmou ele.
Coordenador do curso e presidente do Conselho Curador da FAP, Luciano Rezende, que foi prefeito de Vitória (ES) por dois mandatos consecutivos, ressaltou que o curso da FAP reuniu um número extraordinário de inscritos para as aulas semanais. Elas foram ministradas ao longo de 23 semanas, totalizando 40 horas de informações qualificadas e com estratégias assertivas para candidatos a prefeitos, vices e vereadores, além de seus assessores.
“As aulas continuam disponíveis no canal da FAP no Youtube e servirão de apoio, principalmente, nos últimos dias antes do registro de candidatura, para que nossos candidatos possam aplicar o conhecimento na produção de planejamento estratégico completo. Voltaremos depois com o curso para os candidatos eleitos para que possam exercer mandatos brilhantes, à altura da expectativa da população”, afirmou.
O diretor-geral da FAP, o advogado Marco Marrafon, enfatizou a importância do curso de formação política para candidatos comprometidos com a boa política, em governos que respeitem e fortaleçam o Estado Democrático de Direito. Ele, que também é professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), disse que a capacitação ofereceu os principais mecanismos para um candidato vencer as campanhas eleitorais, mas, também, após a vitória, serem protagonistas na proposição de leis e implementação de políticas públicas que garantam qualidade de vida para a população nos municípios.
Conselheiro da FAP e consultor legislativo do Senado, Arlindo Fernandes de Oliveira ministrou a última aula do segundo módulo do Curso Online para Candidatos e Assessores. O especialista explicou o que pode e o que não pode na campanha.
A seguir, confira o vídeo da aula:
> Elian Alves: Descomplicar prestação de contas da campanha é evitar problemas
> Eleições 2024: Presidente do Juventude 23 explica planilha de votos
> Arnaldo Jordy explica conquista do voto e como se engajar na campanha eleitoral
> Rubens Bueno ensina organização e planejamento para vencer eleições 2024
> Eleições 2024: Luiz Carlos Azedo explica “triângulo do sucesso” em campanhas
> Juliet Matos indica pilares de propostas de políticas com as mulheres e para as mulheres
> Eleições 2024: Sergio Denicoli explica três pontos que movem as redes
> O que pode e o que não pode na pré-campanha: Advogado explica regras das eleições 2024
> Amom Mandel revela estratégias para candidato vencer as eleições 2024
> Eleições 2024: Curso Online para Candidatos e Assessores registra 1.500 inscrições
> Campanha eleitoral com pouco dinheiro: FAP e Cidadania iniciam novo módulo de curso
O Curso
O curso foi ministrado na modalidade de formação continuada, por meio da sala virtual do Zoom, com o link enviado diretamente para a turma antes de cada aula.
As aulas foram ministradas às terças-feiras, a partir das 19 horas, e todas ficarão disponíveis para acesso ilimitado no canal da fundação no Youtube.
O primeiro módulo do Curso Online para Candidatos e Assessores foi realizado de setembro a dezembro de 2023.
Se precisar de mais informações, entre em contato com a FAP, das 9h às 18h, por ligação ou WhatsApp no seguinte número: 61983305338
Este foi o quarto curso de capacitação focado em formação política realizado pela FAP.
André Braz é nomeado membro do Conselho Nacional de Juventude
27 de junho de 2024Notícias,POLÍTICA HOJE,PH-destaque,posição_1,Manchete-Home,Mais Notíciascidadania 23,Conselho Nacional de Juventude,Conjuve,André Braz
Comunicação FAP
Ex-presidente da Juventude 23, grupo representante do segmento no partido Cidadania 23, o estudante de gestão em políticas públicas André Braz, de 27 anos, foi nomeado membro do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), representando a Fundação Astrojildo Pereira (FAP), vinculada ao partido. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 13 de junho. A posse será no dia 19 de julho, em Brasília.
Braz, que também é conselheiro municipal da Juventude de Fortaleza (CE), diz que usará sua experiência para contribuir com o debate das políticas de juventudes. “As políticas públicas para as juventudes foram bastante prejudicadas no passado recente, e o governo atual ainda tem o desafio de retomar e implementar ações específicas para esse segmento”, afirmou.
Ele lembra, por exemplo, que o governo anterior diminuiu a quantidade de conselheiros do Conjuve e reduziu o orçamento para políticas públicas como a do Programa Identidade Jovem (ID Jovem). Esse programa possibilita os benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, bem como, garantia de vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto nº 8.537, de 5 de outubro de 2015.
De acordo com o conselheiro, um dos maiores desafios hoje é a inclusão e a permanência de jovens no mercado de trabalho. “Para que isso ocorra, é necessária a oferta de oportunidades de cursos de capacitação contínua, nas mais diversas áreas, além de haver diálogo constante para parcerias entre o poder público e o setor privado”, asseverou.
“O governo precisa avançar em políticas públicas de educação para as juventudes, a fim de se garantir a formação qualificada desde a base até o ensino superior, para que elas contribuam com a ciência e o desenvolvimento socioeconômico do país”, ressaltou.
Na avaliação de Braz, este é um momento histórico para a construção da Juventude do Cidadania, que, acrescenta, retorna ao principal meio de participação da sociedade civil organizada nos debates das políticas públicas de juventude. Este processo contou com a articulação da Presidente Nacional da J23, Geovana Machado, e do tesoureiro do grupo, Paulo Ovídio, além de Henrique Dau, diretor da Fundação Astrojildo Pereira e membro da J23.
O CONSELHO
O Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) foi criado em 2005 pela Lei 11.129, que também instituiu a Secretaria Nacional de Juventude e o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem). O Conselho tem, entre suas atribuições, a de formular e propor diretrizes voltadas para as políticas públicas de juventude, desenvolver estudos e pesquisas sobre a realidade socioeconômica dos jovens e promover o intercâmbio entre as organizações juvenis nacionais e internacionais.
Atualmente, o Conjuve é composto por 60 conselheiros, sendo 20 representantes do poder público e 40 representantes da sociedade civil. A representação do poder público contempla, além da SNJ, todos os ministérios que possuem programas voltados para os jovens; a Frente Parlamentar de Políticas para a Juventude da Câmara dos Deputados; o Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Juventude; além das associações de prefeitos. Essa composição foi estruturada para que as ações sejam articuladas em todas as esferas governamentais (federal, estadual e municipal), o que contribuirá para que a política juvenil se transforme, de fato, no Brasil, em uma política de Estado.
Já a parcela da sociedade civil, que é maioria no Conjuve, reflete a diversidade dos atores sociais que contribuem para o enriquecimento desse diálogo. O conselho conta com representantes dos movimentos juvenis, organizações não governamentais, especialistas e personalidades com reconhecimento público pelo trabalho que executam nessa área. Os membros do Conselho são escolhidos para mandato de dois anos, mediante eleição direta, e os cargos de presidente e vice-presidente são alternados, a cada ano, entre governo e sociedade.
Elian Alves: Descomplicar prestação de contas da campanha é evitar problemas
19 de junho de 2024Notícias,Cursos,formação política,eleições 2024,posição_1,Manchete-HomeMais Notícias,Curso online candidatos,Curso online para candidatos e assessores
Comunicação FAP
A contadora eleitoral Elian Alves Moreira vai explicar como descomplicar a prestação de contas da campanha evita problemas. Ela ministrará a décima aula online do segundo módulo do Curso Online para Candidatos e Assessores, realizado pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), em parceria com o Cidadania23.
O economista pelo Insper e diretor executivo da FAP, Henrique Dau, será o mediador da aula.
Para mais informações sobre o Curso Online para Candidatos e Assessores, entre em contato com a FAP, das 9h às 18h, por ligação ou WhatsApp no seguinte número: 61983305338. As inscrições continuam abertas (Clique no link ao final do texto).
Veja, abaixo, o vídeo da aula:
> Eleições 2024: Presidente do Juventude 23 explica planilha de votos
> Arnaldo Jordy explica conquista do voto e como se engajar na campanha eleitoral
> Rubens Bueno ensina organização e planejamento para vencer eleições 2024
> Eleições 2024: Luiz Carlos Azedo explica “triângulo do sucesso” em campanhas
> Juliet Matos indica pilares de propostas de políticas com as mulheres e para as mulheres
> Eleições 2024: Sergio Denicoli explica três pontos que movem as redes
> O que pode e o que não pode na pré-campanha: Advogado explica regras das eleições 2024
> Amom Mandel revela estratégias para candidato vencer as eleições 2024
> Eleições 2024: Curso Online para Candidatos e Assessores registra 1.500 inscrições
> Campanha eleitoral com pouco dinheiro: FAP e Cidadania iniciam novo módulo de curso
O Curso
O curso é ministrado na modalidade de formação continuada, por meio da sala virtual do Zoom. O link é enviado diretamente para a turma antes de cada aula. Os interessados ainda podem se inscrever no site da entidade, gratuitamente.
As aulas são ministradas às terças-feiras, a partir das 19 horas, e todas ficam disponíveis para acesso ilimitado no canal da fundação no Youtube. Será enviado certificado para todos as pessoas concluintes do curso de formação política.
O primeiro módulo do Curso Online para Candidatos e Assessores foi realizado de setembro a dezembro de 2023.
Em caso de dúvida, entre em contato com a FAP, das 9h às 18h, por ligação ou WhatsApp no seguinte número: 61983305338
É o quarto curso de capacitação focado em formação política realizado pela FAP.
Eleições 2024: Presidente do Juventude 23 explica planilha de votos
17 de junho de 2024Notícias,posição_1,Manchete-Home,Mais Notícias,cidadania 23Curso online candidatos,curso online
Comunicação FAP
A presidente do Juventude 23, Geovanna Machado, ministra na terça-feira (18/6), a partir das 19 horas, uma aula sobre planilha de votos e como usá-la em uma campanha vitoriosa. Ele realizará a nona aula online do segundo módulo do Curso Online para Candidatos e Assessores, realizado pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), em parceria com o Cidadania23.
O economista pelo Insper e diretor-executivo da FAP, Henrique Dau, será o mediador da aula.
Para mais informações sobre o Curso Online para Candidatos e Assessores, entre em contato com a FAP, das 9h às 18h, por ligação ou WhatsApp no seguinte número: 61983305338. As inscrições continuam abertas (Clique no link ao final do texto).
Veja, abaixo, o vídeo da aula:
> Arnaldo Jordy explica conquista do voto e como se engajar na campanha eleitoral
> Rubens Bueno ensina organização e planejamento para vencer eleições 2024
> Eleições 2024: Luiz Carlos Azedo explica “triângulo do sucesso” em campanhas
> Juliet Matos indica pilares de propostas de políticas com as mulheres e para as mulheres
> Eleições 2024: Sergio Denicoli explica três pontos que movem as redes
> O que pode e o que não pode na pré-campanha: Advogado explica regras das eleições 2024
> Amom Mandel revela estratégias para candidato vencer as eleições 2024
> Eleições 2024: Curso Online para Candidatos e Assessores registra 1.500 inscrições
> Campanha eleitoral com pouco dinheiro: FAP e Cidadania iniciam novo módulo de curso
O Curso
O curso é ministrado na modalidade de formação continuada, por meio da sala virtual do Zoom. O link é enviado diretamente para a turma antes de cada aula. Os interessados ainda podem se inscrever no site da entidade, gratuitamente.
As aulas são ministradas às terças-feiras, a partir das 19 horas, e todas ficam disponíveis para acesso ilimitado no canal da fundação no Youtube. Será enviado certificado para todos as pessoas concluintes do curso de formação política.
O primeiro módulo do Curso Online para Candidatos e Assessores foi realizado de setembro a dezembro de 2023.
Em caso de dúvida, entre em contato com a FAP, das 9h às 18h, por ligação ou WhatsApp no seguinte número: 61983305338
É o quarto curso de capacitação focado em formação política realizado pela FAP.
Arnaldo Jordy explica conquista do voto e como se engajar na campanha eleitoral
1 de junho de 2024Notícias,Fundação Astrojildo Pereira,posição_1,Manchete-Home,Mais NotíciasCurso online candidatos,curso online
Comunicação FAP
O ex-deputado federal Arnaldo Jordy (Cidadania) vai discutir a conquista do voto e explicar como promover engajamento e fazer mobilização na campanha. Ele realizará a oitava aula online do segundo módulo do Curso Online para Candidatos e Assessores, realizado pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), em parceria com o Cidadania23. A aula será realizada na terça-feira (11/6), a partir das 19 horas.
Inicialmente, a aula de Jordy estava marcada para o dia 21 de maio, mas foi suspensa em respeito à memória de Eliseu Neto.
O ex-prefeito de Vitória (ES) Luciano Rezende, que governou o município por dois mandatos consecutivos, será o mediador da aula.
Para mais informações sobre o Curso Online para Candidatos e Assessores, entre em contato com a FAP, das 9h às 18h, por ligação ou WhatsApp no seguinte número: 61983305338. As inscrições continuam abertas (Clique no link ao final do texto).
Veja, abaixo, o vídeo da aula:
> Rubens Bueno ensina organização e planejamento para vencer eleições 2024
> Eleições 2024: Luiz Carlos Azedo explica “triângulo do sucesso” em campanhas
> Juliet Matos indica pilares de propostas de políticas com as mulheres e para as mulheres
> Eleições 2024: Sergio Denicoli explica três pontos que movem as redes
> O que pode e o que não pode na pré-campanha: Advogado explica regras das eleições 2024
> Amom Mandel revela estratégias para candidato vencer as eleições 2024
> Eleições 2024: Curso Online para Candidatos e Assessores registra 1.500 inscrições
> Campanha eleitoral com pouco dinheiro: FAP e Cidadania iniciam novo módulo de curso
O Curso
O curso é ministrado na modalidade de formação continuada, por meio da sala virtual do Zoom. O link é enviado diretamente para a turma antes de cada aula. Os interessados ainda podem se inscrever no site da entidade, gratuitamente.
As aulas são ministradas às terças-feiras, a partir das 19 horas, e todas ficam disponíveis para acesso ilimitado no canal da fundação no Youtube. Será enviado certificado para todos as pessoas concluintes do curso de formação política.
O primeiro módulo do Curso Online para Candidatos e Assessores foi realizado de setembro a dezembro de 2023.
Em caso de dúvida, entre em contato com a FAP, das 9h às 18h, por ligação ou WhatsApp no seguinte número: 61983305338
É o quarto curso de capacitação focado em formação política realizado pela FAP.
A Noite da Espera: Clube de leitura online discute livro de Milton Hatoum
29 de maio de 2024Notícias,Brasília,BIBLIOTECA SALOMÃO MALINA,SM-destaque,biblioteca salomão malina,Biblioteca_destaquesposição_1,Mais Notícias,A Noite da Espera
Comunicação FAP
O Clube de Leitura Eneida de Moraes, organizado pela Biblioteca Salomão Malina, realizará no dia 3 de junho uma sessão de debate online sobre o livro A Noite da Espera (Companhia das Letras), de Milton Hatoum. O professor e analista literário Mauro Dellal discutirá a obra, como convidado da biblioteca.
O público poderá assistir ao debate e enviar perguntas por meio das páginas da biblioteca e da Fundação Astrojildo Pereira (FAP) no Facebook e do canal da entidade no Youtube. Para solicitar acesso à sala do aplicativo do Zoom e participar diretamente do debate, basta enviar solicitação para o WhatsApp oficial da Biblioteca Salomão Malina, que é vinculada à entidade, pelo seguinte número: 61984015561
> Clique aqui e adquira o seu exemplar!
> Confira eventos da Biblioteca Salomão Malina no Youtube!
Primeiro volume da série O Lugar Mais Sombrio, o novo romance de Milton Hatoum retrata a formação sentimental, política e cultural de um grupo de jovens na Brasília dos anos 1960 e 1970.
Nove anos após a publicação de Órfãos do Eldorado, Milton Hatoum retorna à forma da narrativa longa em uma série de três volumes na qual o drama familiar se entrelaça à história da ditadura militar para dar à luz um poderoso romance de formação.
Nos anos 1960, Martim, um jovem paulista, muda-se para Brasília com o pai após a separação traumática deste e sua mãe. Na cidade recém-inaugurada, trava amizade com um variado grupo de adolescentes do qual fazem parte filhos de altos e médios funcionários da burocracia estatal, bem como moradores das cidades-satélites, espaço relegado aos verdadeiros pioneiros da capital federal, migrantes desfavorecidos.
Às descobertas culturais e amorosas de Martim contrapõe-se a dor da separação da mãe, de quem passa longos períodos sem notícias. Na figura materna ausente concentra-se a face sombria de sua juventude, perpassada pela violência dos anos de chumbo.
Neste que é sem dúvida um dos melhores retratos literários de Brasília, Hatoum transita com a habilidade que lhe é própria entre as dimensões pessoal e social do drama e faz de uma ruptura familiar o reverso de um país cindido por um golpe.
Biblioteca Salomão Malina
Inaugurada em 28 de fevereiro de 2008, a Biblioteca Salomão Malina se tornou um importante espaço de incentivo à produção do conhecimento em Brasília. Localizada no Conic, tradicional ponto de cultura urbana próximo à Rodoviária do Plano Piloto, a biblioteca foi reinaugurada em 8 de dezembro de 2017, após ser revitalizada. Isso garantiu ainda mais conforto aos frequentadores do local e reforçou o compromisso da biblioteca em servir como instrumento para análise e discussão das complexas questões da atualidade, aberta a todo cidadão.
O espaço integra a Fundação Astrojildo Pereira (FAP), mantida pelo Cidadania23, e conta com títulos para empréstimos, que são constantemente atualizados por meio de doações e pela aquisição de obras de pensadores contemporâneos. O acervo é especializado em Ciências Sociais e Humanas, contando também com livros da literatura que fazem menção à crítica social e dos costumes, na transição do Brasil rural para o urbano.