Retrospectiva FAP 2023

RETRO 2023

Em 2023, a Fundação Astrojido Pereira (FAP), vinculada ao Cidadania 23, realizou 90 atividades, fortalecendo sua atuação em defesa da democracia e do fomento à cultura, principalmente por meio de ações da Biblioteca Salomão Malina e de debates sobre temas relevantes que afetam o dia a dia da população. A entidade promoveu uma série de discussões sobre política, economia, cultura e meio ambiente, além de outros assuntos considerados de interesse público, sempre mantendo a defesa intransigente do Estado Democrático de Direito como o seu primeiro horizonte.

JANEIRO

Carlos Marchi lança livro Longa Jornada até a Democracia, no Rio

Escrito pelo jornalista e escritos Carlos Marchi, o livro Longa Jornada até a Democracia (476 páginas), primeiro de dois volumes que abordam os 100 anos do Partido Comunista Brasileiro (PCB), foi lançado nesta quinta-feira (26/01), a partir das 19 horas, durante evento presencial no Bar e Restaurante R. Farme de Amoedo, 51 – Ipanema, Rio de Janeiro. Os leitores poderão terão seus exemplares autografados no local pelo autor da obra, editada pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP). Visualizações: 1.290

Biblioteca Salomão Malina abre inscrições para o workshop escrita criativa

Foram abertas as inscrições para o workshop on-line de escrita criativa, que foi realizado na terça feira (31/01), a partir das 19 horas. A oficina, de 25 vagas, teve como palestrante a escritora, poetisa e cronista Andressa Mikaelly dos Santos, com parceria da Biblioteca Salomão Malina, mantida pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), ambas em Brasília. Visualizações: 1.042

Biblioteca Salomão Malina oferece sessões do cineclube Vladimir Carvalho

Em janeiro, houve quatro sessões do Cineclube Vladimir Carvalho, no Espaço Arildo Dória, um importante local de realização de eventos culturais em Brasília.

FEVEREIRO

Banco Central e taxas de juros no governo Lula serão debatidos em live da FAP

Alvos de recentes polêmicas, a autonomia do Banco Central do Brasil e o seu papel de fixação das taxas de juros foram debatidos em live da Fundação Astrojildo Pereira (FAP), na segunda-feira (27/2), das 18h às 19h. Economistas discutirão o assunto durante o evento online, que será aberto ao público e terá transmissão em tempo real no site e redes sociais da entidade. Visualizações: 1.111

Clube de leitura lança nova programação em biblioteca no centro de Brasília

O Clube de Leitura Eneida de Moraes, localizado na Biblioteca Salomão Malina, no Conic, região central de Brasília retomou suas atividades a partir de fevereiro com debates de livros que viraram filmes. A programação especial seguiu até julho, de forma virtual, pelo YouTube e Facebook da instituição. Para mais informações entre em contato (61) 98401-5561. O projeto foi gratuito. Visualizações: 984

Biblioteca oferece sessões de filmes, batalha de poesias e clube de leitura em Brasília

Em fevereiro, houve três sessões do Cineclube Vladimir Carvalho, no Espaço Arildo Dória, além de encontro do clube de leitura e batalha de jovens da periferia do DF.

MARÇO

Mulheres pretas na ciência e na política é tema de live da FAP

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Fundação Astrojildo Pereira (FAP) realizou, na terça-feira (14/3), das 18h às 19h, uma live para discutir a importância das mulheres pretas na ciência e na política. O evento terá transmissão em tempo real no site e nas mídias digitais da entidade. Visualizações: 856

Biblioteca Salomão Malina discute livro de Martha Batalha e exibe filmes

Em março, houve cinco sessões do Cineclube Vladimir Carvalho, no Espaço Arildo Dória, além de encontro do clube de leitura.

ABRIL

Mês de abril movimenta Biblioteca Salomão Malina com atividades culturais

Às vésperas do aniversário de 63 anos de Brasília, a Biblioteca Salomão Malina exibiu, na quarta-feira (19/4), a partir das 15 horas, no Cineclube Vladimir Carvalho, o longa-metragem O Céu Perdeu a Cor, dirigido pelo cineasta Gustavo Serrate, com roteiro de Rodrigo Huagha. A entrada foi franca. O espaço fica no Conic, na região centro da capital federal. Visualizações: 1.104

Governo Lula: FAP realiza webinar sobre rumos da economia

A Fundação Astrojildo Pereira (FAP) realizou, na quarta-feira (26/4), a partir das 19 horas, webinar sobre os rumos do governo Lula na economia. O evento online será transmitido em tempo real, no site e nas redes sociais (Youtube e Facebook) da entidade, para todas as pessoas interessadas. Visualizações: 1.073

MAIO

Biblioteca Salomão Malina movimenta Brasília com série de atividades

Em maio, houve quatro sessões do Cineclube Vladimir Carvalho, no Espaço Arildo Dória, um importante local de realização de eventos culturais em Brasília, além de encontro do clube de leitura e batalha de jovens da periferia do DF.

JUNHO

Krav Magá: abertas inscrições para novo curso de defesa pessoal em Brasília

Em Junho, a Fundação Astrojildo Pereira (FAP) abriu as inscrições para o curso de defesa pessoal com técnicas de Krav Magá, que começou a ser realizado, em 12 de junho, no Espaço Arildo Dória, na parte superior da Biblioteca Salomão Malina, no Conic, região central de Brasília. As instrutoras Verônica Gomes e Hevellyn Larissa Santos ministram as aulas presenciais, às segundas e quartas, das 12h30 às 13h30. A mensalidade custa 60 reais. Visualizações: 1.021

Biblioteca Salomão Malina realiza debates sobre Livro de Isabel Allende e filmes

Em junho, houve quatro sessões do Cineclube Vladimir Carvalho, no Espaço Arildo Dória, um importante local de realização de eventos culturais em Brasília, além de encontro do clube de leitura.

JULHO

Cineclube e batalha de poesias na Biblioteca Salomão Malina

A Fundação Astrojildo Pereira (FAP) e a Biblioteca Salomão Malina, mantida pela entidade, lançou no dia 31 de julho um novo projeto cultural para discutir temas relevantes e de interesse público a partir de temas abordados em filmes. De acordo com a direção executiva da instituição, a ideia é realizar debates on-line toda última segunda-feira do mês, às 19h30, com participantes do Cineclube Vladimir Carvalho. Visualizações: 547

Em junho, houve três sessões do Cineclube Vladimir Carvalho, no Espaço Arildo Dória, um importante local de realização de eventos culturais em Brasília.

AGOSTO

Mulheres negras debatem preservação da Amazônia em live da FAP

A Fundação Astrojildo Pereira (FAP) realizou na terça-feira (1/8), das 18h às 19h, uma live para debater as “sabenças de mulheres negras, com autonomia e afetos na Amazônia”. Durante o encontro virtual, elas discutiram ações importantes para a preservação do bioma, que é um dos mais ricos em biodiversidade do mundo. Visualizações: 405

Jovens da periferia realizam batalha de poesias em Brasília

Jovens da periferia do Distrito Federal realizaram, no sábado (26/8), mais uma batalha de poesias do Slam-DéF, em Brasília. Aberto ao público em geral e gratuito, o evento ocorrerá, de forma presencial, a partir das 9h30, no hall da Biblioteca Salomão Malina, mantida pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), no Conic, importante centro comercial e cultural na capital do país. Visualizações: 259

Filme O Destino de Haffmann é tema de debate do Cineclube Vladimir Carvalho

Filme francês dirigido por Fred Cavayé e que é adaptação da peça de teatro homônima assinada por Jean-Philippe Daguerre, O Destino de Haffmann (2021) será debatido, na segunda-feira (28/8), a partir das 19h30, na sessão virtual do Cineclube Vladimir Carvalho. O projeto é da Fundação Astrojildo Pereira (FAP) e da Biblioteca Salomão Malina, mantida pela entidade, no Conic, importante centro cultural e comercial na região central de Brasília. Visualizações: 571

Em agosto, houve mais três sessões do Cineclube Vladimir Carvalho, no Espaço Arildo Dória, um importante local de realização de eventos culturais em Brasília.

SETEMBRO

Eleições 2024: curso de formação política capacita futuros candidatos e assessores

A Fundação Astrojildo Pereira (FAP), em parceria com o Cidadania 23, na terça-feira (12) as inscrições para o novo Curso Online para Candidatos e Assessores, com foco na capacitação para as eleições municipais de 2024, na modalidade de formação continuada. Os interessados podem se inscrever no site da entidade, gratuitamente. Visualizações: 2.578

Por Dentro do Jazz: Mário Salimon destaca estilo musical em conversa online

A Fundação Astrojildo Pereira (FAP) e a Biblioteca Salomão Malina lançaram, na segunda-feira (18/9), a roda de conversa online “Por Dentro do Jazz”. A apresentação foi realizada por  MárioSalimon, considerado uma das principais vozes masculinas da música brasiliense. Visualizações: 418

O Invasor Americano pauta debate online do Cineclube Vladimir Carvalho

A sessão virtual do Cineclube Vladimir Carvalho debateu, na segunda-feira (25/9), a partir das 19h30, o filme Invasor Americano (2015), dirigido, escrito e produzido por Michael Moore. Visualizações: 392

Biblioteca Salomão Malina movimenta atividades culturais em Brasília

Em agosto, houve mais sessões do Cineclube Vladimir Carvalho, no Espaço Arildo Dória, um importante local de realização de eventos culturais em Brasília. Também houve encontros do clube de leitura e do grupo de jazz e batalha de poesias.

OUTUBRO

Consultor do Senado ministra aula sobre conjuntura brasileira e perspectivas

O sociólogo e consultor legislativo do Senado Caetano Ernesto Araújo, que também é ex-diretor-geral da Fundação Astrojildo Pereira (FAP), ministrou na terça-feira (10/10), a partir das 19 horas, a aula telepresencial sobre a conjuntura brasileira e perspectivas para o país, durante o Curso Online para Candidatos e Assessores, com foco na capacitação para as eleições municipais de 2024. A iniciativa é da entidade, em parceria com o Cidadania 23, na modalidade de formação continuada. Visualizações: 1.937

Cidades inteligentes e inovação tecnológica é tema de aula no curso para candidatos

O presidente do Instituto Brasileiro de Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis (IBRACHICS), André Gomyde, ministrou na terça-feira (24/10), a partir das 19 horas, a aula telepresencial no Curso Online para Candidatos e Assessores, com foco na capacitação para as eleições municipais de 2024. A iniciativa é da Fundação Astrojildo Pereira (FAP), em parceria com o Cidadania 23, na modalidade de formação continuada. Visualizações: 241

Professor da UFBA analisa conjuntura política em curso online

O professor associado da UFBA Paulo Fábio Dantas participou na terça-feira (31/10) pontos da conjuntura política nacional, em aula do Curso Online para Candidatos e Assessores. Visualizações: 325

Cultura é estimulada com atividades culturais da Biblioteca Salomão Malina

NOVEMBRO

Cientista político discute desenvolvimento local em curso da FAP

O cientista político e professor associado em Ciência Política da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) Hamilton Garcia discutiu na terça-feira (7/11) desenvolvimento local e participação na política. Ele, que também é integrante do Conselho Consultivo da Fundação Astrojildo Pereira (FAP), abordou o assunto, a partir das 19 horas, na aula telepresencial do Curso Online para Candidatos e Assessores, com foco na capacitação para as eleições municipais de 2024, realizado pela entidade, em parceria com o Cidadania 23. Visualizações: 234

Raquel Dias debate turismo local na gestão dos municípios

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Cascavel, Raquel Dias, debateu a importância do turismo local nas políticas públicas e na gestão dos municípios, na terça-feira (14/10), a partir das 19 horas, durante a nova aula do Curso Online para Candidatos e Assessores, com foco na capacitação para as eleições municipais de 2024. A iniciativa é da Fundação Astrojildo Pereira (FAP), em parceria com o Cidadania 23, ambos sediados em Brasília. Visualizações: 1.835

Ex-deputado destaca política de alianças nas eleições municipais em curso online

Ex-vereador em Natal (RN) e ex-deputado estadual, Wober Lopes Pinheiro Junior destacou as principais estratégias e a importância da política de alianças nas eleições municipais, nesta terça-feira (21/11), a partir das 19 horas, durante a nova aula do Curso Online para Candidatos e Assessores, com foco na capacitação para as eleições municipais de 2024. A iniciativa é da Fundação Astrojildo Pereira (FAP), em parceria com o Cidadania 23, ambos sediados em Brasília. Visualizações: 141

Como ser um bom vereador: Professor Azuaite ensina estratégias

O vereador por oito mandatos em São Carlos (SP), Azuaite Martins França, ensinará como ser um bom vereador, durante o Curso Online para Candidatos e Assessores, com foco na capacitação para as eleições municipais de 2024. Ele ministrou aula telepresencial, na terça-feira (27/11), a partir das 19 horas. A capacitação é promovida pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), em parceria com o Cidadania 23, ambos sediados em Brasília.  Visualizações: 138

Atividades da Biblioteca Salomão Malina movimentam novembro em Brasília

A Biblioteca Salomão Malina promoveu eventos e cursos importantes para a população de Brasília, em novembro.

DEZEMBRO

Secretário de SP discute abastecimento e sustentabilidade em curso da FAP

O secretário-executivo municipal de segurança alimentar, nutricional e abastecimento de São Paulo, Carlos Eduardo Fernandes, ministrou, na terça-feira (12/12), a partir das 19h30, em formato telepresencial, a 12ª aula do Curso Online para Candidatos e Assessores, com conteúdo focado na capacitação para as eleições municipais de 2024.

Biblioteca Salomão Malina fecha o ano com uma série de atividades culturais