Por Dentro do Jazz: Mário Salimon destaca estilo musical em conversa online

Cantor e compositor observa aumento de espaços para a música em Brasília
Jazz

Comunicação FAP

A Fundação Astrojildo Pereira (FAP) e a Biblioteca Salomão Malina lançarão, na segunda-feira (18/9), a roda de conversa online “Por Dentro do Jazz”, estilo musical que nasceu nos Estados Unidos no final do século 19 e início do século 20, com berço na cultura afro-americana. A apresentação será realizada pelo cantor e compositor Mário Salimon, considerado uma das principais vozes masculinas da música brasiliense, com moderação do jornalista Luiz Carlos Azedo.

Com realização programada para toda terceira segunda-feira de cada mês, a roda de conversa virtual será transmitida no site da FAP, nas páginas da entidade e da biblioteca no Facebook, simultaneamente, e, ainda, no canal da fundação no Youtube, onde o vídeo ficará disponível para o público em geral. As pessoas interessadas também podem participar do grupo temático de Jazz no WhatsApp, organizado pela instituição. É necessário enviar solicitação para o WhatsApp da biblioteca, que é localizada em Brasília.

Veja, abaixo, o vídeo da roda de conversa:

“É muito interessante a fundação conseguir organizar um grupo de pessoas para conversar sobre jazz”, afirmou Salimon, que começou sua carreira musical em 1985. Ele lembra que, na época, Brasília contava com apenas um bar, o Mistura Fina, na 209 Norte, onde se ouvia jazz. “Hoje há vários lugares na cidade dedicados a esse estilo musical, além de pessoas formadas pela Escola de Música de Brasília com excelente qualidade e formando diferentes bandas”, diz.

Mário Salimon

Salimon atuou em 20 diferentes formações em sua carreira de 38 anos como músico. Diverso em estilos, começou no old school funk e, após longa atuação como bluesman e roqueiro, estabeleceu-se como um dos mais ativos cantores de jazz, soul e bossa nova da capital.

Dentre os trabalhos mais destacados, estão Another Blues Band, Oficina Blues, Undercovers, Cocina Del Diablo, Correio Aéreo e BsB Disco Club. Compôs trilhas sonoras para cinema e vídeo e gravou, em 1999, o CD intitulado 33, no qual interpreta blues, soul, jazz e bossa nova ao lado de 17 dos melhores músicos da capital brasileira.

Em 2009, figurou como intérprete no disco ao vivo lançado pela Another Blues Band, um de seus grandes momentos como cantor. Também lançou, em 2018, Oscillations, álbum de música experimental que compila trilhas sonoras e peças experimentais eletrônicas.

A carreira musical de Mário Salimon teve início em 1985 com a banda Fome de Viver. As primeiras apresentações oscilavam entre punk rock, techno e bossa nova. Por influência de bandas como The Style Council e Everything But the Girl e após ter formado a banda Fama, abraçou cedo a música negra, com base na qual desenvolveu a maior parte dos trabalhos subsequentes. A citação da bossa nova por bandas inglesas dos anos 80 também levou Mário a reencontrar a música brasileira, o que fica claro em várias composições registradas em seu disco solo.

Salimon já dividiu agenda e palco com renomados nomes, tais como Indiana Nomma, Cássia Eller, Leny Andrade, Celso Blues Boy e B.B. King, sendo respeitado pela competência vocal e escolha de repertório.