• Marco Aurelio Marrafon (Diretor Geral) – MT

      Doutor (2008) e Mestre (2005) em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, com estudos doutorais (sanduíche) na Università degli Studi di ROMA TRE – Itália, sob orientação do Prof. Eligio Resta. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (2002). É professor da disciplina de Direito e Pensamento Político na graduação, mestrado e doutorado em Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Presidente da Academia Brasileira de Direito Constitucional – ABDConst. Foi coordenador da Jornada da Cidadania e da Jornada da Vitória. Membro dos movimentos Agora e Raps. Líder RenovaBR.

      • Raimundo Benoni Franco (Diretor Financeiro) – MG

      Ouvidor e Superintendente da CEMIG, com destaque no relacionamento com clientes e Instituições do Setor Elétrico, em especial a ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica. Foi secretário de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste do Estado de Minas e secretário Nacional de Infraestrutura Cultural no Ministério da Cultura.

       

      • Ana Stela Alves de Lima – SP

      Membro do diretório municipal de Campinas (SP). Bancária, presidente do Sindicato dos Bancários de Campinas.

       

      • Jane Monteiro Neves – PA

      Mestra em Saúde Coletiva/UFPA, docente da UEPA em Políticas Públicas de Saúde, consultora do CONASS, especialista em Metodologias Pedagógicas Ativas pelo Instituto Sírio Libanês-SP, ex-Diretora em Atenção Primária Saúde/SESPA, ex-Diretora da Residência Multiprofissional em Saúde da Família-UEPA, 1ªDiretora da Pro-Reitoria de Extensão da UEPA e diretora Executiva da FAP.

       

      • Henrique Mendes Dau – SP

      Economista pelo Insper com ênfase em agronegócio sustentável e política fiscal. Foi pesquisador da Fundação Getúlio Vargas e do Insper, com passagem também pelo mercado financeiro. É presidente estadual da juventude do Cidadania de São Paulo.

 

      • Luiz Carlos Azedo – DF

      Jornalista e colunista político do Correio Braziliense e do Estado de Minas. Foi diretor-geral da Fundação Astrojildo Pereira (FAP). Trabalhou nos jornais O Globo (Rj), Diário Popular (SP), O Dia (RJ), Última Hora (RJ) e o Correio da Manhã (RJ). Dirigiu o semanário político nacional Voz da Unidade. Ex-diretor da Companhia de Notícias (SP), foi apresentador do Programa 3 a 1 (TV Brasil) e comentarista político da TV Gazeta (SP).

       

        • Maria Dulce Reis Galindo – RJ
  • Professora, com formação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Assessora legislativa.

 

 

Membros titulares:

  • Luciano Santos Rezende (Presidente) – ES

Médico pela Universidade Federal do Espírito Santo e pós-graduado em Medicina Esportiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi prefeito de Vitória por dois mandatos, vereador da cidade por quatro mandatos, secretário de Saúde e de Educação do município. Foi também secretário de Estado de Esportes e Lazer e deputado estadual.

 

  • Caetano Ernesto Pereira de Araújo – (Vice-Presidente) – DF

Graduado em Sociologia pela Universidade de Brasília (1976), mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília (1980) e doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (1992). Atualmente é consultor legislativo do Senado Federal. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Teoria Sociológica e Sociologia Política.

 

  • Arlindo Fernandes de Oliveira – DF

Consultor Legislativo do Senado Federal nas áreas de Direito Constitucional, Direito Eleitoral e Processo Legislativo desde 1996. Bacharel em Direito, Especialista em Direito Constitucional e em Ciência Política. Foi assessor na Câmara dos Deputados, na Assembleia Nacional Constituinte e na Presidência da República e Analista Judiciário no Supremo Tribunal Federal (STF).

 

  • Azuaite Martins França –  SP

Professor aposentado, graduado em Letras, Ciências Sociais e Direito, Vereador na cidade de São Carlos, segundo vice-presidente do Centro do Professorado Paulista e membro do Diretório Estadual do Cidadania SP.

 

  • Benito Adelmo Salomão Neto – MG

Doutor em Economia pelo PPGE-UFU; com pesquisa na área de macroeconomia e política fiscal do Brasil, em 2020 foi Visiting Scholar Researcher na University of British Columbia no Canadá. É três vezes vencedor do Prêmio Brasil de Economia, além de autor de 2 livros, 9 ensaios e mais de 200 artigos em jornais e revistas.

 

  • Carlos Eduardo Batista Fernandes – SP

Administrador, secretário executivo municipal de segurança alimentar, nutricional e abastecimento de São Paulo – Ex Sub prefeito PMSP da região da Lapa, Secretário executivo de sustentabilidade da cidade de São Paulo.

 

  • Cezar Rogelio Vasquez – RJ

Engenheiro de Produção pela UFRJ, mestre em Engenharia de Produção pela Coppe/UFRJ, MBA Finanças IBMEC, MBA liderança e Gestão Pública pelo CLP. Experiência no setor público e como dirigente do Sebrae.

 

  • Carlos Eduardo Caminha – RJ

Professor, morador da cidade de Niterói, no Rio de Janeiro. Membro da Executiva Estadual do Rio de Janeiro desde 2002, exercendo a função de tesoureiro.

 

  • Eliseu de Oliveira Neto – DF

Psicólogo, psicanalista, psicopedagogo, professor universitário. Assessor legislativo do Senado Federal. Coordenador do Diversidade23 e de advocacy da Aliança Nacional LGBTI. Responsável pela criminalização da lgbtfobia, articulador do nome social no ensino básico, da doação de sangue por gays e mulheres Trans . Foi consultor da pauta LGBTI na BNCC.

 

  • George Gurgel de Oliveira – BA

Professor da UFBA,  da cátedra da Unesco em Sustentabilidade. Conselheiro do Instituto Politécnico da Bahia e da diretoria do Museu da Cultura Afro-brasileira da Bahia.

 

  • Ivair Augusto Alves dos Santos – SP

Químico, mestre em Ciência Política pela Universidade de Campinas (Unicamp), doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (Unb). Ex-diretor do Departamento de Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

 

  • José Maria Quadros de Alencar – PA

Graduado em Direito (UFPA), especialista em Planejamento do Desenvolvimento de Áreas Amazônicas (PLADES/NAEA/UFPA). É desembargador do Trabalho (aposentado) do TRT8 e consultor organizacional.

 

  • Lenise Menezes Loureiro – ES

Advogada. É secretária Estadual de Gestão e Recursos Humanos do Espírito Santo (ES).

 

  • Ligia Bahia – RJ

Professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui graduação em Medicina pela UFRJ, mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz.

 

  • Luzia Maria Ferreira – MG

Bióloga, pós-graduada em Administração Pública, primeira mulher presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, foi deputada estadual e federal por Minas Gerais. Atualmente é secretaria de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar de Contagem (MG).

 

  • Marco Antônio Villa – SP

Historiador, escritor e comentarista político brasileiro, professor aposentado da Universidade Federal de São Carlos. É bacharel e licenciado em história, mestre em sociologia e doutor em história social pela Universidade de São Paulo.

 

  • Nelson Tavares Filho – RJ

Economista. Aposentado do BNDES, onde trabalhou por 34 anos. Ex-presidente da Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (RN). Ex-secretário de Fazenda do RN.

 

  • Pedro da Luz Moreira – RJ

Arquiteto e Urbanista, formado em 1983 FAU-UFRJ, mestrado 1998 PROURB-UFRJ, doutorado 2007 PROURB-UFRJ, ex-presidente do IAB-RJ mandatos: 2003-06 e 2006-09, ex sócio da Archi 5 Arquitetos Associados LTDA, Professor Associado da EAU-UFF

 

  • Sergio Besserman – RJ

Professor do Departamento de economia da PUC e coordenador estratégico do Climate Reality Project no Brasil.  Ex-diretor do BNDES,  ex-presidente do IBGE, do Instituto Pereira Passos, e do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (RJ).

 

  • Sérgio Campos de Morais – RS

Economista, foi vice-presidente do Cidadania-RS e membro do Diretório Nacional do Cidadania. Presidiu a Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE) do Rio Grande do Sul.

 

  • Tibério Canuto de Queiroz Portela – SP

Jornalista, iniciou sua profissão no Jornal da Bahia. Chefe de redação da sucursal do jornal Movimento, presidente do Jornal Em Tempo, foi assessor parlamentar de Fernando Morais e Paulo Renato. Coordenador de comunicação da campanha Roberto Freire Presidente. Assessor sindical, atualmente é coordenador da Roda Democrática.

 

  • Vinícius de Bragança Müller e Oliveira – SP

Doutor em História Econômica, mestre em Economia e Bacharel em História. Professor há 25 anos com experiência em educação básica, ensino superior e pós-graduação. Atualmente é professor do INSPER, da FECAP e do CLP. Autor de “Educação Básica, Financiamento e Autonomia Regional: Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Sul (1850-1930).

 

  • Wober Lopes Pinheiro Junior – RN

Bacharel em Direito, vereador em Natal por 3 mandatos, Deputado Estadual por 4 mandatos, Secretário de Esportes de Natal, Secretário de Educação do RN, Secretario-Chefe do Gabinete Civil do RN, Secretário-Geral, Vice-Presidente e atual Tesoureiro Adjunto do Cidadania/23

 

SUPLENTES DO CONSELHO CURADOR 2022/2024

 

  • Antonia Leite Barbosa – RJ

Criadora do criou o coletivo feminino Matildes e decidiu entrar para a política. Primeiro suplente a vereadora, foi subsecretaria de promoção de eventos e disputou nessas eleições uma candidatura como deputada federal.

 

  • Miguel Arcangelo Ribeiro – RJ

Advogado, presidente da Fundação Educacilnale Cultural de Nova Iguaçu (RJ). Presidente do Cidadania em Nova Iguaçu, membro da executiva estadual do Rio de Janeiro, coordenador do Cidadania na Baixada Fluminense. Pós-graduado em Direito do Consumidor pela Escola de Magistratura do estado do Rio de Janeiro.

 

  • Luiz Filipe Goldfeder Reinecke – SC

Professor adjunto de administração pública da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/CESFI). Desempenha funções diretivas e consultivas como: diretor de extensão, cultura e comunidade do Centro de Ensino Superior da Foz do Itajaí (UDESC/CESFI), também é Conselheiro da Câmara de Administração e Planejamento da Universidade do Estado de Santa Catarina (CAP/UDESC), membro do Conselho e Diretor de Comunicação do Centro de Investigação e Pesquisa em Economia Pública e Social (CIRIEC Brasil); membro do Conselho da Rede Brasileira de Conselhos (RBDC).

 

  • Marcos do Couto Bezerra Cavalcanti – RJ

Professor Titular da Coppe/UFRJ, Coordenador do CRIE (Centro de Referência em Inteligência Empresarial), fundador e membro do The New Club of Paris, especialista em Ciência das Redes, Gestão do Conhecimento, Big Data Estratégico e Pensamento Complexo.

 

  • Renata Costa – RJ

Gestora do projeto Palavralida, ex-secretária do PNLL, Plano Nacional do Livro e Leitura, em composição interministerial (Ministérios da Cultura e da Educação), ex-coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas do Rio de Janeiro. Palestrante e com vasta experiência no mercado editorial e livreiro.

 

Membros titulares:

  • Benjamin Benzaquen Sicsú (Presidente) – DF

Engenheiro, trabalhou em governança municipais de SP e BSB (Sec. de Meio Ambiente em 1985), estaduais e federais (BNDES, Sec. Executivo do Ministro de Indústria e Comércio no governo FHC, além de 11 meses no cargo de ministro), vice-presidente para AL da Samsung (de 2003 a 2017), atualmente presidente do Conselho de administração da Fundação Amazonas Sustentável e conselheiro da Fundação Mathias Machline, escola de ensino técnico para jovens muito carentes com 1000 alunos e 94% de aprovação em ensino público superior.

 

  • Marluce Maria de Paula – SP

Advogada, ouvidora da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo. É especialista em Direito Eleitoral e Direito Público.

 

  • Maria Terezinha Carrara Lelis – MG

Psicóloga, diretora do Instinto Ecos na Educação, desenvolvendo projetos com professores, mestre em Educação. Na FAP, coordenadora do Encontro de Jovens Lideranças.

 

Membros Suplentes:

  • Paulo Morais Santa Rosa – DF

Médico, sanitarista, epidemiologista. Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental no Ministério da Economia.

 

  • José Arnor Brito Silva – DF

Formado em História, foi membro da executiva do Plano Piloto e do diretório regional do PPS no Distrito Federal.

 

  • Cristovam Ricardo Cavalcanti Buarque (Presidente) – DF

Engenheiro mecânico, economista, educador, professor universitário e político brasileiro filiado ao Cidadania. É o criador do Bolsa-Escola, que foi implantada pela primeira vez em seu governo no Distrito Federal. Foi reitor da Universidade de Brasília, de 1985 a 1989, governador do Distrito Federal, de 1995 a 1998, e eleito senador pelo Distrito Federal em 2002. Foi Ministro da Educação entre 2003 e 2004, no primeiro mandato de Lula, e reeleito nas eleições de 2010 para o Senado pelo Distrito Federal, com mandato até 2018. Desde 2020, é membro do grupo científico Justiça penal italiana, europeia e internacional do Iberojur, coordenado por Bruna Capparelli.

 

  • Nestor da Costa Borba (Sec. Executivo) – DF

Professor, economista, assessor parlamentar. Especialista em sustentabilidade e economia do setor público.

 

  • Aldo Fonseca – DF

Sociólogo, cientista político (UnB) e especialista em Administração Pública (FGV).

 

  • Alexandre Pessoa da Silva – SP

Engenheiro Químico, Mestre em Química (Academia de Minas de Freiberg), Doutor em Ciências (USP). Coordenador de Estudos de Avaliação de Risco à Saúde Humana em áreas contaminadas. Casos importantes : “Cidade dos Meninos” (Duque de Caxias/RJ), “COBRAC”, (Santo Amaro/BA), Caso Shell (Paulínia/SP), Projeto Itaituba (CETEM /CNPQ), Caso SAMARCO (Anchieta /ES), SAMARCO (Mariana, Barra Longa/MG, Linhares/ES).

 

  • Amílcar Baiardi – BA

Professor da Universidade Católica do Salvador (BA) e professor titular aposentado da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, atuando também como professor permanente do programa de pós-graduação em Ensino, Filosofia e História da Ciência, da Universidade Federal da Bahia e da Universidade Estadual de Feira de Santana.

 

  • Anderson Martins – DF

Sociólogo; pesquisador com ênfase em desigualdade social e política, conflitos étnicos e raciais e do pensamento político brasileiro; assessor técnico legislativo nas áreas de esporte, fiscalização financeira e controle e de viação, transporte, trânsito e mobilidade urbana na Câmara dos Deputados; membro da International Road Federation (Washington, DC) com certificação internacional em Segurança Rodoviária Operacional e Sinalização, Procedimento de Segurança do US Uniform Traffic Control Manual, Sustentabilidade e Mudanças Climáticas em Pavimentações e Prática em construção, testes e avaliações; e ativista, consultor e empreendedor de projetos culturais e de audiovisual.

 

  • André Gomyde Porto – ES

Presidente do Instituto Brasileiro de Cidades Inteligentes, Humanas e Sustentáveis. Estrategista, empreendedor e pesquisador, com importante experiência em gestão estratégica de projetos complexos para o desenvolvimento econômico e para a inovação.

 

  • Any Machado Ortiz – RS

Advogada, exerce atualmente o mandato de deputada estadual do Rio Grande do Sul (RS) pelo Cidadania.

 

  • Aspásia Camargo – RJ

Professora, acadêmica, socióloga e política brasileira filiada ao Partido da Social Democracia Brasileira. Foi secretária-executiva do Ministério do Meio Ambiente durante o governo Fernando Henrique Cardoso.

 

  • Bazileu Alves Margarido Neto – SP

Engenheiro de produção e mestre em economia. Foi presidente do Ibama (2007-2008), secretário de Fazenda de São Carlos-SP (2001-2002), chefe de gabinete da ministra de meio ambiente Marina Silva de 2003 a 2007 e atualmente é assessor econômico da liderança na Rede no Senado.

 

  • Carlos Alberto Ivanir dos Santos – JR

Pós-doutorando em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ). Pesquisador e coordenador de área de pesquisa no Laboratório de História das Experiências Religiosas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LHER/UFRJ). Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). Conselheiro Estratégia do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP).

 

  • Elimar Pinheiro do Nascimento – DF

Sociólogo, cientista político e cientista socioambiental, professor dos Programas de Pós-Graduação de Desenvolvimento Sustentável, do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS/UnB) e de Ciência do Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia do Centro de Ciências Ambientais da Universidade Federal do Amazonas (CASA/UFAM).

 

  • Elza Pereira Correia – PR

Professora. Feminista ativista, ex-vereadora em Londrina por três legislaturas e ex-deputada estadual pelo Paraná.

 

  • Hamilton Garcia de Lima – SP

Cientista político, professor associado em Ciência Política da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF).

 

  • Jane Maria Vilas Bôas – DF

Antropóloga, coordenadora de Comunicação da Executiva Nacional da Rede e fundadora do movimento Nosso Lago. Foi presidente do Instituto Brasília Ambiental (2015 a 2017).

 

  • João da Costa Falcão Neto – BA

Realizou uma série de projetos no Brasil e no exterior, sempre com foco no social, como no projeto Armandinho convida (também chamado posteriormente de ensaios elétricos). Atualmente é produtor da banda A Cor do Som e do artista Armandinho Macedo, além de ser vice-presidente da ABRAFEST (Associação dos produtores de festivais de jazz, blues e música instrumental). É bacharel em Direito.

 

  • José Antônio Segatto – SP

Professor titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.  Tem graduação em História pela Universidade de São Paulo (1978), doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1993) e Livre-Docência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: democracia, cidadania, literatura, política, socialismo, revolução e classes sociais.

 

  • José Arlindo Soares – PB

Sociólogo, professor aposentado do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós- Graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e presidente do Centro Josué de Castro.

 

  • José Jorge Tobias de Santana – PR

Militante estudantil como origem, presidiu, nos anos 80, o Diretório Acadêmico Rui Barbosa, da hoje Universidade Cândido Mendes. Advogado com mais de 25 anos de experiência, atuando no consultivo e contencioso, com pós-graduação em Administração Pública e Gerência de Cidades. É, também, ator, cantor, compositor e produtor fonográfico e musical.

 

  • Juarez Amorim – MG

Médico, ex-secretário de Meio Ambiente de Belo Horizonte (MG), ex-diretor Metropolitano da Cia. de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) e dirigente partidário do PCB, do PPS e do Cidadania.

 

  • Juliet Neves Matos – RJ

Graduanda em Ciências Sociais, com ênfase em Ciências Políticas e em Gestão Pública. Especialista em desenvolvimento institucional para o terceiro setor, tendo trabalhado em grandes organizações como Anistia Internacional e Cáritas Arquidiocesana.

 

  • Luciano de Freitas Pinho – SP

Sociólogo, assessor da Reitoria na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

 

  • Maria Amélia Rodrigues da Silva Enríquez – PA

Economista, PhD em Desenvolvimento Sustentável pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília. Professora e pesquisadora da Faculdade de Economia da Universidade Federal do Pará. Ex-presidente e atual conselheira fiscal da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (ECOECO). De junho de 2011 a dezembro de 2018 atuou na gestão pública do Governo do Estado do Pará; como secretária-adjunta de Estado nas Secretarias de Desenvolvimento Econômico, de Indústria, Comércio e Mineração e de Ciência e Tecnologia.

 

  • Paulo Fábio Dantas Neto – BA

Professor Adjunto da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Dirige o Centro de Recursos Humanos, órgão suplementar de pesquisa da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA. Possui bacharelado em Ciências Econômicas, mestrado em Administração e doutorado em Ciências Humanas – Ciência Política.

 

  • Paulo Rogério dos Santos Baía – RJ

Técnico em Estatística pela ENCE/IBGE, sociólogo pela UFRJ, mestre em Ciência Política pela UFF, doutor em Ciências Sociais pelo CPDA/UFRRJ, estágio de pós-doutorado em História Social pela UFF. Professor da UFRJ. Ex- secretário de estado dos Direitos Humanos do Rio de Janeiro.

 

  • Pollyana Fatima Gama Santos – SP

Professora, pedagoga, pós-graduada em Gerência de Cidades, mestre em Desenvolvimento Humano com especialização em Liderança Executiva para Primeira Infância, Neurociência e Educação Sistêmica. Escritora, reúne publicações de literatura infantil e participação em coletâneas. Atualmente está vereadora por Taubaté/SP.

 

  • Raquel Nascimento Dias – CE

Gestora pública, ativista social, secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Cascavel, é diretora de educação e articulação social da Àwúre Educa, plataforma educacional do Ministério Público do Trabalho (MPT), Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Fundo das Nações Unidas Pela Infância (UNICEF). Em 2017, foi a coordenadora-geral de Educação para as Relações Étnico-Raciais do Ministério da Educação (MEC).

 

  • Rogério Baptistini Mendes – SP

Professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pesquisador com interesse nas áreas da Sociologia Brasileira, do Pensamento Político Brasileiro e do Estado e do Desenvolvimento no Brasil. É doutor em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp); mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

  • Sérgio José Cavalcanti Buarque – PE

Economista com mestrado em sociologia, professor da FCAP/UPE, consultor em planejamento estratégico com base em cenários e desenvolvimento regional e local, sócio da Multivisão-Planejamento Estratégico e Prospecção de Cenários e da Factta-Consultoria, Estratégia e Competitividade. É sócio fundador da Factta Consultoria. Fundador e membro do Conselho Editorial da Revista Será? É membro do Movimento Ética e Democracia.

 

  • Josué Alexandre Sander – PR

Professor no Instituto Federal do Paraná (IFPR). Graduado em Administração pela ESAG-UDESC, mestre e doutor em Administração pela UFPR. Atua nas áreas de inovação, estratégia e empreendedorismo.