• Caetano Ernesto Pereira de Araújo (Diretor Geral) – DF

    Graduado em Sociologia pela Universidade de Brasília (1976), mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília (1980) e doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (1992). Atualmente é consultor legislativo do Senado Federal. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Teoria Sociológica e Sociologia Política.

     

     

     

    • Raimundo Benoni Franco (Diretor Financeiro) – MG

    Ouvidor e Superintendente da CEMIG, com destaque no relacionamento com clientes e Instituições do Setor Elétrico, em especial a ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica. Foi secretário de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste do Estado de Minas e secretário Nacional de Infraestrutura Cultural no Ministério da Cultura.

     

     

     

    • Ana Stela Alves de Lima – SP

    Membro do diretório municipal de Campinas (SP). Bancária, presidente do Sindicato dos Bancários de Campinas.

     

     

     

     

    • Ciro Gondim Leichsenring – SP

    Psicólogo, atuou por mais de 40 anos com pesquisas de mercado e opinião e foi presidente do Conselho da Sociedade Brasileira de Pesquisas de Mercado e vice-presidente executivo da mesma instituição. Em 1974, começou sua militância no então PCB, que evoluiu para PPS e, posteriormente, Cidadania.

     

     

     

    • Jane Monteiro Neves – PA

    Professora da Universidade do Estado do Pará (UEPA), especialista em processos educacionais (2012 a 2013 – IEP/Sirio Libanês). Foi diretora de Extensão e coordenadora do curso de graduação em Enfermagem da UEPA. Também é diretora de Atenção Primária (Atenção a Saúde) da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Estado do Pará.

     

     

     

    • Marco Aurelio Marrafon – MT

    Doutor (2008) e Mestre (2005) em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, com estudos doutorais (sanduíche) na Università degli Studi di ROMA TRE – Itália, sob orientação do Prof. Eligio Resta. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (2002). É professor da disciplina de Direito e Pensamento Político na graduação, mestrado e doutorado em Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Presidente da Academia Brasileira de Direito Constitucional – ABDConst. Foi coordenador da Jornada da Cidadania e da Jornada da Vitória.

     

     

    • José Frederico Lyra Netto – GO

     

    • Engenheiro Mecatrônico pela Unicamp, mestre em Políticas Públicas pela universidade de Harvard, ex-consultor sênior da FALCONI (principal consultoria brasileira de gestão), co-fundador do Vetor Brasil, Co-fundador do Movimento Acredito.

Membros titulares:

  • Luciano Santos Rezende (Presidente) – ES

Médico pela Universidade Federal do Espírito Santo e pós-graduado em Medicina Esportiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi prefeito de Vitória por dois mandatos, vereador da cidade por quatro mandatos, secretário de Saúde e de Educação do município. Foi também secretário de Estado de Esportes e Lazer e deputado estadual.

 

 

  • Bazileu Alves Margarido Neto (Vice-Presidente) – SP

Engenheiro de produção e mestre em economia. Foi presidente do Ibama (2007-2008), secretário de Fazenda de São Carlos-SP (2001-2002), chefe de gabinete da ministra de meio ambiente Marina Silva de 2003 a 2007 e atualmente é assessor econômico da liderança na Rede no Senado.

 

 

  • Juarez Amorim – MG

Médico, ex-secretário de Meio Ambiente de Belo Horizonte (MG), ex-diretor Metropolitano da Cia. de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) e dirigente partidário do PCB, do PPS e do Cidadania.

 

 

  • Arlindo Fernandes de Oliveira – DF

Consultor Legislativo do Senado Federal nas áreas de Direito Constitucional, Direito Eleitoral e Processo Legislativo desde 1996. Bacharel em Direito, Especialista em Direito Constitucional e em Ciência Política. Foi assessor na Câmara dos Deputados, na Assembleia Nacional Constituinte e na Presidência da República e Analista Judiciário no Supremo Tribunal Federal (STF).

 

 

  • Alexandre de Almeida Youssef – SP

Gestor Cultural. Coordenador do Bloco da Cultura. Mestre em Filosofia Política, graduado em Direito. Autor de “Novo Poder: Democracia e Tecnologia” e “Baixo Augusta: a cidade é nossa”. Foi secretário de Cultura de São Paulo e fundador do Acadêmicos do Baixo Augusta e o Studio SP.

 

 

  • Alberto Aggio – SP

Historiador, professor titular da Unesp, ex-diretor da Fundação Astrojildo Pereira (FAP), organizador do Blog do Aggio – Horizontes Democráticos.

 

 

 

  • Dora Kaufman – SP

Professora do Programa Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da PUC SP. Pós-doutora pela COPPE-UFRJ e pelo TIDD PUCSP. Doutora ECA-USP com período na Université Paris – Sorbonne IV. Economista PUC-RJ. Professora convidada da Fundação Dom Cabral/FDC. Coautora do livro “Empresas e Consumidores em Rede: um Estudo das Práticas Colaborativas no Brasil” e autora dos livros “O Despertar de Gulliver: os desafios das empresas nas redes digitais”, e “A inteligência artificial irá suplantar a inteligência humana?”. Colunista da Época Negócios.

 

 

  • Eliana Calmon Alves – DF

Jurista e magistrada brasileira aposentada, primeira mulher a compor o Superior Tribunal de Justiça (STJ), no qual ocupou o cargo de ministra no período de 1999 a 2013. Também foi corregedora-geral de Justiça e diretora-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados ministro Sálvio de Figueiredo (Enfam). Atualmente, é advogada estabelecida em Brasília.

 

 

  • Eliseu de Oliveira Neto – DF

Psicólogo, psicanalista, psicopedagogo, professor universitário. Assessor legislativo do Senado Federal. Coordenador do Diversidade23 e de advocacy da Aliança Nacional LGBTI. Responsável pela criminalização da lgbtfobia, articulador do nome social no ensino básico, da doação de sangue por gays e mulheres Trans . Foi consultor da pauta LGBTI na BNCC.

 

 

  • George Gurgel de Oliveira – BA

Professor da UFBA,  da cátedra da Unesco em Sustentabilidade. Conselheiro do Instituto Politécnico da Bahia e da diretoria do Museu da Cultura Afro-brasileira da Bahia.

 

 

 

  • Ivair Augusto Alves dos Santos – SP

Químico, mestre em Ciência Política pela Universidade de Campinas (Unicamp), doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (Unb). Ex-diretor do Departamento de Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

 

 

 

  • Jane Maria Vilas Bôas – DF

Antropóloga, coordenadora de Comunicação da Executiva Nacional da Rede e fundadora do movimento Nosso Lago. Foi presidente do Instituto Brasilia Ambiental (2015 a 2017).

 

 

 

  • Leandro Machado da Rosa – SP

Cientista político pela Universidade de Brasília, mestrando em Administração Pública pela Harvard University. Professor na Fundação Getúlio Vargas e criador de organizações cívicas como Agora!, RAPS e TemMeuVoto.

 

 

 

  • Lenise Menezes Loureiro – ES

Advogada. É secretária Estadual de Gestão e Recursos Humanos do Espírito Santo (ES).

 

 

 

 

  • Ligia Bahia – RJ

Professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui graduação em Medicina pela UFRJ, mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz.

 

 

 

  • Luiz Carlos Azedo – DF

Jornalista e colunista político do Correio Braziliense e do Estado de Minas. Foi diretor-geral da Fundação Astrojildo Pereira (FAP). Trabalhou nos jornais O Globo (Rj), Diário Popular (SP), O Dia (RJ), Última Hora (RJ) e o Correio da Manhã (RJ). Dirigiu o semanário político nacional Voz da Unidade. Ex-diretor da Companhia de Notícias (SP), foi apresentador do Programa 3 a 1 (TV Brasil) e comentarista político da TV Gazeta (SP).

 

 

  • Marcus Vinícius Furtado da Silva Oliveira – MG

Graduado em História pela Universidade Federal do Triângulo (UFTM) e mestre e doutor em História e Cultura Política pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). É autor dos livros “Em um rabo de foguete: trauma e cultura política em Ferreira Gullar” e “A arquitetura fractal de Antonio Gramsci: História e política nos Cadernos do Cárcere”, ambos publicados pela FAP. Atualmente é professor de História nas escolas da rede privada de Uberaba (MG).

 

 

  • Maria Dulce Reis Galindo – RJ

Professora de Língua Portuguesa e Literaturas, ex-subsecretária de Cultura de Niterói (RJ), ex-chefe de gabinete do deputado estadual Comte Bittencourt, chefe de gabinete do Secretário de Educação do Estado do Rio de Janeiro (RJ).

 

 

 

  • Maria Terezinha Carrara Lelis – MG

Psicóloga, diretora do Instinto Ecos na Educação, desenvolvendo projetos com professores, mestre em Educação. Na FAP, coordenadora do Encontro de Jovens Lideranças.

 

 

 

  • Sergio Besserman – RJ

Professor do Departamento de economia da PUC e coordenador estratégico do Climate Reality Project no Brasil.  Ex-diretor do BNDES,  ex-presidente do IBGE, do Instituto Pereira Passos, e do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (RJ).

 

 

 

  • Sionei Ricardo Leão de Araújo – DF

Jornalista, especialista em história militar, autor do documentário Kamba race – notas sobre a questão racial no exército brasileiro. Foi coordenador do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial do Ministério dos Direitos Humanos/Seppir, entre 09/2017 até 02/2019, diretor do Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-Brasileiro (DPA) e presidente substituto da Fundação Cultural Palmares – 2019/2020, entre outras atividades.

 

 

  • Tibério Canuto de Queiroz Portela – SP

Jornalista, iniciou sua profissão no Jornal da Bahia. Chefe de redação da sucursal do jornal Movimento, presidente do Jornal Em Tempo, foi assessor parlamentar de Fernando Morais e Paulo Renato. Coordenador de comunicação da campanha Roberto Freire Presidente. Assessor sindical, atualmente é coordenador da Roda Democrática.

 

 

 

  • Vinícius De Bragança Müller e Oliveira – SP

Doutor em História Econômica, mestre em Economia e Bacharel em História. Professor há 25 anos com experiência em educação básica, ensino superior e pós-graduação. Atualmente é professor do INSPER, da FECAP e do CLP. Autor de “Educação Básica, Financiamento e Autonomia Regional: Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Sul (1850-1930).

 

 

Membros Suplentes

 

  • Luzia Maria Ferreira – MG

Bióloga, pós-graduada em Administração Pública, primeira mulher presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, foi deputada estadual e federal por Minas Gerais. Atualmente é secretaria de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar de Contagem (MG).

 

 

 

  • Cezar Rogelio Vasquez – RJ

Engenheiro de Produção pela UFRJ, mestre em Engenharia de Produção pela Coppe/UFRJ, MBA Finanças IBMEC, MBA liderança e Gestão Pública pelo CLP. Experiência no setor público e como dirigente do Sebrae.

 

  • Miguel Arcangelo Ribeiro – RJ

Advogado, presidente da Fundação Educacilnale Cultural de Nova Iguaçu (RJ). Presidente do Cidadania em Nova Iguaçu, membro da executiva estadual do Rio de Janeiro, coordenador do Cidadania na Baixada Fluminense. Pós-graduado em Direito do Consumidor pela Escola de Magistratura do estado do Rio de Janeiro.

 

  • Indaiá Griebeler Pacheco – SC

Advogada, especialista em Direitos Eleitoral, graduanda em Filosofia pela UFSC e integrante do Renova BR.

 

 

 

 

  • José Maria Quadros de Alencar – PA

Graduado em Direito (UFPA), especialista em Planejamento do Desenvolvimento de Áreas Amazônicas (PLADES/NAEA/UFPA). É desembargador do Trabalho (aposentado) do TRT8 e consultor organizacional.

 

 

Membros titulares:

  • Benjamin Benzaquen Sicsú (Presidente) – DF

Engenheiro, trabalhou em governança municipais de SP e BSB (Sec. de Meio Ambiente em 1985), estaduais e federais (BNDES, Sec. Executivo do Ministro de Indústria e Comércio no governo FHC, além de 11 meses no cargo de ministro), vice-presidente para AL da Samsung (de 2003 a 2017), atualmente presidente do Conselho de administração da Fundação Amazonas Sustentável e conselheiro da Fundação Mathias Machline, escola de ensino técnico para jovens muito carentes com 1000 alunos e 94% de aprovação em ensino público superior.

 

  • Marluce Maria de Paula – SP

Advogada, ouvidora da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo. É especialista em Direito Eleitoral e Direito Público.

 

 

 

 

  • Carlos Alberto Muller Lima Torres – DF

Professor aposentado do curso de Administração da UnB. Foi deputado distrital de Brasília entre os anos de 1990 a 1994. Criador do movimento Vamos pra Rua? de Brasília.

 

 

 

  • José Arnor Brito Silva – DF

Formado em História, foi membro da executiva do Plano Piloto e do diretório regional do PPS no Distrito Federal.

 

 

 

 

Membros Suplentes:

  • Paulo Morais Santa Rosa – DF

Médico e especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. É assessor técnico da Câmara dos Deputados.

  • Cristovam Ricardo Cavalcanti Buarque (Presidente) – DF

Engenheiro mecânico, economista, educador, professor universitário e político brasileiro filiado ao Cidadania. É o criador do Bolsa-Escola, que foi implantada pela primeira vez em seu governo no Distrito Federal. Foi reitor da Universidade de Brasília, de 1985 a 1989, governador do Distrito Federal, de 1995 a 1998, e eleito senador pelo Distrito Federal em 2002. Foi Ministro da Educação entre 2003 e 2004, no primeiro mandato de Lula, e reeleito nas eleições de 2010 para o Senado pelo Distrito Federal, com mandato até 2018. Desde 2020, é membro do grupo científico Justiça penal italiana, europeia e internacional do Iberojur, coordenado por Bruna Capparelli.

 

  • Nestor da Costa Borba (Sec. Executivo) – DF

Professor, economista, assessor parlamentar. Especialista em sustentabilidade e economia do setor público.

 

 

 

 

  • Alexandre Pessoa da Siva – SP

Engenheiro Químico, mestre em Química (Academia de Minas de Freiberg), doutor em Ciências (USP). Coordenador de Estudos de Avaliação de Risco à Saúde Humana em áreas contaminadas.

 

 

 

  • Amílcar Baiardi – BA

Professor da Universidade Católica do Salvador (BA) e professor titular aposentado da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, atuando também como professor permanente do programa de pós-graduação em Ensino, Filosofia e História da Ciência, da Universidade Federal da Bahia e da Universidade Estadual de Feira de Santana.

 

  • Anderson Martins – DF

Assessor Técnico Legislativo nas áreas de viação, transporte, trânsito e mobilidade urbana, fiscalização financeira e controle e de esporte na Câmara dos Deputados.

 

  • André Gomyde Porto – ES

Presidente do Instituto Brasileiro de Cidades Inteligentes, Humanas e Sustentáveis. Estrategista, empreendedor e pesquisador, com importante experiência em gestão estratégica de projetos complexos para o desenvolvimento econômico e para a inovação.

 

 

 

 

  • Any Machado Ortiz – RS

Advogada, exerce atualmente o mandato de deputada estadual do Rio Grande do Sul (RS) pelo Cidadania.

 

 

 

 

  • Elimar Pinheiro do Nascimento – DF

Sociólogo, cientista político e cientista socioambiental, professor dos Programas de Pós-Graduação de Desenvolvimento Sustentável, do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS/UnB) e de Ciência do Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia do Centro de Ciências Ambientais da Universidade Federal do Amazonas (CASA/UFAM).

 

 

 

  • Gisele Louise Serzebelo Correa Santoro – DF

Coreógrafa. Foi professora na Alemanha, na Itália, no Paraguai e nos Estados Unidos. Coreógrafa e maitre de balé em pelo menos 11 cidades do mundo. É membro do Conselho Internacional da Dança da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

 

 

 

  • Hamilton Garcia de Lima – SP

Cientista político, professor associado em Ciência Política da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF).

 

 

 

 

  • Henrique Mendes Dau – SP

Estudante de Economia pelo Insper e coordenador político da Juventude do Cidadania23 no estado de São Paulo.

 

  • Carlos Alberto Ivanir dos Santos – JR

Pós-doutorando em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ). Pesquisador e coordenador de área de pesquisa no Laboratório de História das Experiências Religiosas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LHER/UFRJ). Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). Conselheiro Estratégia do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP).

 

  • João da Costa Falcão Neto – BA

Realizou uma série de projetos no Brasil e no exterior, sempre com foco no social, como no projeto Armandinho convida (também chamado posteriormente de ensaios elétricos). Atualmente é produtor da banda A Cor do Som e do artista Armandinho Macedo, além de ser vice-presidente da ABRAFEST (Associação dos produtores de festivais de jazz, blues e música instrumental). É bacharel em Direito.

 

  • José Antônio Segatto – SP

Professor titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.  Tem graduação em História pela Universidade de São Paulo (1978), doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1993) e Livre-Docência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: democracia, cidadania, literatura, política, socialismo, revolução e classes sociais.

 

  • José Arlindo Soares – PB

Sociólogo, professor aposentado do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós- Graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e presidente do Centro Josué de Castro.

 

  • José Jorge Tobias de Santana – PR

Militante estudantil como origem, presidiu, nos anos 80, o Diretório Acadêmico Rui Barbosa, da hoje Universidade Cândido Mendes. Advogado com mais de 25 anos de experiência, atuando no consultivo e contencioso, com pós graduação em Administração Pública e Gerência de Cidades. É, também, ator, cantor, compositor e produtor fonográfico e musical.

 

  • José Luis da Costa Oreiro – GO

Professor associado do Departamento de Economia da Universidade de Brasília, Pesquisador Nivel IB do CNPq, pesquisador associado do Centro de Estudos do Novo-Desenvolvimentismo da FGV-SP, membro senior da Post Keynesian Economics Society ( Reino Unido), editor associado da PSL Quarterly Review (Itália) e lider do grupo de pesquisa Macroeconomia estruturalista do desenvolvimento cadastrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPq. É autor do livro “Macroeconomia do Desenvolvimento: uma perspectiva Keynesiana”, LTC: Rio de Janeiro (2016).

 

  • Juliet Neves Matos – RJ

Graduanda em Ciências Sociais, com ênfase em Ciências Políticas e em Gestão Pública. Especialista em desenvolvimento institucional para o terceiro setor, tendo trabalhado em grandes organizações como Anistia Internacional e Cáritas Arquidiocesana.

 

  • Luciano de Freitas Pinho – SP

Sociólogo, assessor da Reitoria na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

 

  • Luiz Sérgio do Nascimento Henriques – MG

Tradutor e ensaísta, é um dos organizadores das “Obras” de Gramsci no Brasil.

 

  • Manuel Antônio Corrêa da Costa Thedim – RJ

Economista, foi subsecretário da Secretaria Municipal do Trabalho da Cidade do Rio de Janeiro, cofundador e diretor executivo do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade. Tem interesse nas áreas de desenvolvimento integrado e sustentável territorial e em políticas públicas de desenvolvimento, que tenham ressonância no combate à pobreza e diminuição da desigualdade.

 

  • Maria Amélia Rodrigues da Silva Enríquez  – PA

Economista, PhD em Desenvolvimento Sustentável pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília. Professora e pesquisadora da Faculdade de Economia da Universidade Federal do Pará. Ex-presidente e atual conselheira fiscal da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (ECOECO). De junho de 2011 a dezembro de 2018 atuou na gestão pública do Governo do Estado do Pará; como secretária-adjunta de Estado nas Secretarias de Desenvolvimento Econômico, de Indústria, Comércio e Mineração e de Ciência e Tecnologia.

 

  • Mauricio Rudner Huertas – SP

Jornalista, líder RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade), editor do #Suprapartidário, idealizador do #CâmaraMan e apresentador do #ProgramaDiferente. Foi repórter da Folha de S. Paulo, entre outros veículos, secretário de Comunicação do PPS e do Cidadania, e integrou a direção executiva da FAP.

 

  • Paulo Fábio Dantas Neto – BA

Professor Adjunto da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Dirige o Centro de Recursos Humanos, órgão suplementar de pesquisa da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA. Possui bacharelado em Ciências Econômicas, mestrado em Administração e doutorado em Ciências Humanas – Ciência Política.

 

  • Paulo Rogério dos Santos Baía – RJ

Técnico em Estatística pela ENCE/IBGE, sociólogo pela UFRJ, mestre em Ciência Política pela UFF, doutor em Ciências Sociais pelo CPDA/UFRRJ, estágio de pós-doutorado em História Social pela UFF. Professor da UFRJ. Ex- secretário de estado dos Direitos Humanos do Rio de Janeiro.

 

  • Pollyana Fatima Gama Santos – SP

Professora, pedagoga, pós-graduada em Gerência de Cidades, mestre em Desenvolvimento Humano com especialização em Liderança Executiva para Primeira Infância, Neurociência e Educação Sistêmica. Escritora, reúne publicações de literatura infantil e participação em coletâneas. Atualmente é membro do Conselho Estadual de Educação de SP e Secretária de Educação de Ubatuba, litoral norte de SP.

 

  • Renata Eitelwein Bueno – PR

Vereadora de Curitiba em 2008 e a primeira deputada ítalo-brasileira a ocupar um cargo no parlamento italiano entre 2013 e 2018. Hoje é empresária e advogada internacional, atuando no escritório Pinelli Schifani localizado em Roma.

 

  • Raquel Nascimento Dias – CE

Gestora pública, ativista social, gerente de suporte técnico no Projeto Awurê. Foi assessora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará (CE), assessora parlamentar na Assembleia Legislativa do Ceará, ex- coordenadora-geral de Educação para as Relações Étnico-Raciais do MEC (2017). Também foi conselheira nacional de Promoção da Igualdade Racial e conselheira Nacional pela Diversidade Religiosa, Secretária Nacional de Mulheres, coordenadora e co-fundadora do Igualdade e também do Diversidade no Cidadania.

 

  • Rogério Baptistini Mendes – SP

Professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pesquisador com interesse nas áreas da Sociologia Brasileira, do Pensamento Político Brasileiro e do Estado e do Desenvolvimento no Brasil. É doutor em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp); mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

 

  • Sérgio José Cavalcanti Buarque – PE

Economista com mestrado em sociologia, professor da FCAP/UPE, consultor em planejamento estratégico com base em cenários e desenvolvimento regional e local, sócio da Multivisão-Planejamento Estratégico e Prospecção de Cenários e da Factta-Consultoria, Estratégia e Competitividade. É sócio fundador da Factta Consultoria. Fundador e membro do Conselho Editorial da Revista Será? É membro do Movimento Ética e Democracia.

 

  • Sérgio Camps de Morais – RS

Economista, foi vice-presidente do Cidadania-RS e membro do Diretório Nacional do Cidadania. Presidiu a Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE) do Rio Grande do Sul.