Filme O Destino de Haffmann é tema de debate do Cineclube Vladimir Carvalho

Encontro virtual será a partir das 19h30 de segunda-feira. Projeto é da FAP e Biblioteca Salomão Malina, em Brasília
banner filme

Comunicação FAP

Filme francês dirigido por Fred Cavayé e que é adaptação da peça de teatro homônima assinada por Jean-Philippe Daguerre, O Destino de Haffmann (2021) será debatido, na segunda-feira (28/8), a partir das 19h30, na sessão virtual do Cineclube Vladimir Carvalho. O projeto é da Fundação Astrojildo Pereira (FAP) e da Biblioteca Salomão Malina, mantida pela entidade, no Conic, importante centro cultural e comercial na região central de Brasília.

A coordenação do projeto é da crítica de cinema Lilia Lustosa, doutora em História e Estética do Cinema pela Universidad de Lausanne (UNIL), Suíça. As pessoas interessadas em participar do projeto devem entrar em contato com a Biblioteca Salomão Malina, por meio do WhatsApp oficial (61 984015561) e solicitar acesso ao grupo de discussão. A recomendação é que todos os participantes assistam ao filme antes do debate on-line.

Veja, abaixo, o trailer legendado:

Lilia explica que a história do gilme começa em 1941, em uma Paris ocupada pela Alemanha nazista. “Ali, Joseph Haffmann (Daniel Auteuil), um joalheiro judeu pai de três crianças, decide fugir enquanto pode, armando para tanto um plano mirabolante. Ele decide confiar sua loja ao funcionário François Mercier (Gilles Lellouche) para tentar chegar à zona neutra. A família do joalheiro vai primeiro e ele fica para ir em seguida. Acontece que a situação piora e Haffmann acaba ficando preso no sótão de sua própria loja. Refém de seu antigo funcionário”, conta.

De acordo com a crítica de cinema, em um belíssimo jogo de contrastes, em que alto-baixo, inferior superior, claro-escuro são elementos recorrentes, a história vai sendo apresentada de forma lenta, relativamente estática, tornando-se, assim, cada vez mais angustiante ao colocar frente a frente liberdade e opressão. “Fora isso, os tantos close-ups de mãos, olhos, pés, joias, que o diretor insiste em usar, fazem-nos apreciar as mãos que trabalham, que se unem, se entrelaçam, se cumprimentam, se agridem, se consolam”, diz.

Para completar esse cenário de contrastes, O Destino de Haffmann também explora bastante o uso do direcionamento do olhar dos personagens, criando várias linhas diagonais para compor os planos. “Plongés e contraplongés não faltam. E o recurso quase onipresente no filme é o ângulo “sobre os ombros”. Impressionante a quantidade de vezes que ele é usado. O que será que Cavayé quer dizer com isso?”, questiona Lilia.

“O Destino de Haffmann é assim, um longa-metragem-gangorra, em que poderes se revezam, se alternam e, muitas vezes, acabam se destruindo. Um filme extremamente inteligente em sua composição, capaz de nos tocar pelo cuidado com os detalhes, pelo roteiro, pelo superelenco e, claro, pela capacidade de mostrar a importância de saber se colocar no lugar do outro”, afirma a crítica de cinema.

Biblioteca Salomão Malina

Inaugurada em 28 de fevereiro de 2008, a Biblioteca Salomão Malina se tornou um importante espaço de incentivo à produção do conhecimento em Brasília. Localizada no Conic, tradicional ponto de cultura urbana próximo à Rodoviária do Plano Piloto, a biblioteca foi reinaugurada em 8 de dezembro de 2017, após ser revitalizada. Isso garantiu ainda mais conforto aos frequentadores do local e reforçou o compromisso da biblioteca em servir como instrumento para análise e discussão das complexas questões da atualidade, aberta a todo cidadão.