O Invasor Americano pauta debate online do Cineclube Vladimir Carvalho

Sessão virtual é aberta ao público em geral, por meio da sala do aplicativo Zoom
O Invasor Americano | Imagem: reprodução

Comunicação FAP

A sessão virtual do Cineclube Vladimir Carvalho debate, nesta segunda-feira (25/9), a partir das 19h30, o filme Invasor Americano (2015), dirigido, escrito e produzido por Michael Moore, cineasta conhecido por seu estilo irreverente e corajoso. O projeto é apoiado pela Biblioteca Salomão Malina, mantida em Brasília pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP).

Os debates virtuais do cineclube são realizados toda última segunda-feira do mês, no mesmo horário, por meio da sala virtual do Zoom. O público em geral pode participar das discussões online, mas, para isso, a coordenação do projeto recomenda que as pessoas assistam aos filmes antes. Eles são escolhidos, previamente, em um coletivo. As pessoas interessadas em participar do projeto devem enviar mensagem para o número da Biblioteca Salomão Malina no WhatsApp oficial (61 984015561) e solicitar acesso ao grupo de discussão.

A seguir, assista ao trailer do filme

A crítica de cinema Lilia Lustosa lembra que o Invasor Americano é uma documentário satírico, quase um ensaio, que trata de questões seríssimas de forma bem humorada, com o objetivo de denunciar a hipocrisia e as incongruências da sociedade norte-americana.

“O filme é uma espécie de travelogue (filme-diário-de-viagem), em que o viajante – aqui retratado como ‘invasor’ – é o próprio Michael Moore, que, depois de receber o aval do Pentágono, assume o lugar dos soldados americanos e, sozinho, parte para invadir países em busca de riquezas”, conta ela.

O objetivo é, segundo a crítica de cinema, levar essas pérolas para os Estados Unidos, apropriando-se de cada uma delas para poder, no futuro, assumir suas autorias sem nenhum pudor. “Tesouros, como direitos trabalhistas, sistema carcerários mais humanizados, escolas mais livres e criativas, educação alimentar e igualdade de gênero, são apenas alguns dos itens “roubados”, relata.

Para compor esse travelogue, Moore lança mão de entrevistas, imagens de arquivos (fotos e vídeos), filmes, animações, documentos e muita, muita ironia. “Imagens do passado e do presente, coloridas ou em preto e branco, que se misturam e que vão construindo, pouco a pouco, uma espécie de filme-colagem. O diretor americano brinca com a informação coletada, muitas vezes usando a dissonância como ferramenta. Uma arma poderosa para denunciar a hipocrisia de seu próprio país”, conta.

O Invasor Americano não tem um estilo definido. Cada país-alvo tem, segundo a crítica de cinema, um foco e uma estética, incluindo a trilha sonora que o acompanha. Itália, França, Finlândia, Eslovênia, Alemanha, Portugal, Noruega, Tunísia, Islândia, países tão diferentes em quase tudo, mas que se assemelham na hora de substituir o “eu” pelo “nós” para resolver alguns de seus problemas.

“No final, o que temos é uma colcha de retalhos que nos faz rir, indignar-nos, talvez até deixar cair algumas lágrimas, mas que também nos ensina sobre outras culturas, outras maneiras de viver e, sobretudo, que nos faz refletir sobre nosso próprio país, nossas idiossincrasias e sobre o que funciona ou não em nossas sociedades”, analisa Lilia.