Cursinho Pré-Enem 2024: Educafro e FAP oferecem aulas no centro de Brasília

Inscrições estão abertas até 25 de julho. Aulas serão realizadas em espaço da Biblioteca Salomão Malina (CONIC)
WhatsApp Image 2024-06-27 at 17.32.02

Comunicação FAP

Estudantes de baixa renda podem se inscrever no Cursinho Pré-Enem Educafro, que será realizado na Biblioteca Salomão Malina, em parceria com a Fundação Astrojildo Pereira (FAP), no Conic, um importante centro comercial e cultural no centro de Brasília. As aulas terão início no dia 1º de agosto, de segunda-feira a sexta-feira, das 18h30 às 21h10. As inscrições estão abertas até o dia 25 de julho, gratuitamente, na biblioteca ou por meio do link abaixo.

Será cobrada mensalidade de 20 reais pelo curso, que será realizado no Espaço Arildo Dória, na parte superior da biblioteca, vinculada à FAP, em um espaço climatizado com poltronas confortáveis. Material escolar será fornecido aos estudantes inscritos.

Aulas de redação, língua portuguesa, literatura, matemática, biologia, física, química, matemática, história, geografia, língua estrangeira, sociologia, filosofia. Por dia, serão três aulas de 45 minutos cada uma. Haverá um intervalo de 25 minutos.

As aulas serão realizadas até o dia 31 de outubro. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará as provas do Enem os dias 3 e 10 de novembro, nas 27 unidades da Federação.

Parceria

Fundador da Educafro, Frei David destacou a importância da parceria com a Fundação Astrojildo Pereira pela iniciativa, que contará com aulas de professores voluntários selecionados por capacidade técnica. “Tenho uma mensagem forte para a juventude pobre, especialmente para aqueles jovens que trabalham como aprendizes na Esplanada dos Ministérios. Nossa meta é que o máximo de jovens saia dos ministérios e possam ir ate o Conic para fazer o curso. Com isso, terá gasto zero de passagem”, afirmou.

“Neste ano de 2024, está nascendo a energia nova nos quatro cantos do Brasil. Pessoas estão recuperando suas energias para fazer trabalho popular e de conscientização da base, discutindo a nova sociedade que queremos para o Brasil, e isso passa muito  pela juventude. É impossível o jovem pobre vencer senão fizer uma faculdade. Por isso, vocês, jovens pobres, estão sendo chamados, porque irão fazer um bom caminho e vão vencer”, disse Frei David.

De acordo com a coordenadora da Biblioteca Salomão Malina, oferecer um cursinho pré-Enem, em parceria com a Educafro, é uma forma de corresponder às demandas sociais presentes no contexto dos jovens estudantes de baixa renda que almejam ingressar no ensino superior. “Ao oferecer esse curso, a FAP e a biblioteca, em parceria com a Educafro, democratizam o acesso à educação, possibilitando que estudantes de todas as classes sociais se preparem para o Enem”, ressaltou ela.

Outro fator relevante, segundo Thalyta, é que o cursinho será sediado em um ambiente que garante apoio educacional por sua natureza. “A biblioteca estará à disposição dos alunos, durante o dia, com seus recursos e serviços para auxiliá-los”, asseverou.

Biblioteca Salomão Malina

Inaugurada em 28 de fevereiro de 2008, a Biblioteca Salomão Malina se tornou um importante espaço de incentivo à produção do conhecimento em Brasília. Localizada no Conic, tradicional ponto de cultura urbana próximo à Rodoviária do Plano Piloto, a biblioteca foi reinaugurada em 8 de dezembro de 2017, após ser revitalizada. Isso garantiu ainda mais conforto aos frequentadores do local e reforçou o compromisso da biblioteca com a cultura.

O espaço integra a Fundação Astrojildo Pereira (FAP), mantida pelo Cidadania23, e conta com títulos para empréstimos, que são constantemente atualizados por meio de doações e pela aquisição de obras de pensadores contemporâneos. O acervo é especializado em Ciências Sociais e Humanas, contando também com livros da literatura que fazem menção à crítica social e dos costumes, na transição do Brasil rural para o urbano.

Privacy Preference Center