R$22,00

Em dezembro de 2020, Luiz Antônio Santini (Médico, professor da universidade federal de Fluminense) foi convidado por Caetano Araújo, diretor geral da Fundação Astrojildo Pereira, e Luiz Carlos Azedo, para organizar um número especial da revista Política Democrática sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). Ressaltando os aspectos históricos de sua construção, de forma a melhor entender os desafios políticos enfrentados para sua realização, bem como o papel de alguns dos personagens marcantes nessa história, assim como, claro, o próprio processo de sua formulação e construção progressiva. Evidentemente, o tema está relacionado a uma questão teórica e política mais ampla: o papel dos intelectuais orgânicos e da sociedade civil organizada e dos sindicatos e movimentos sociais nos grandes processos de transformação social. Aceito o convite, Santini saiu em campo, iniciou os primeiros contatos e, em 10 de dezembro de 2020, constituíram um grupo temático para realizar a tarefa, sob a coordenação de Caetano Araújo e apoio da equipe técnica da FAP, com os seguintes participantes: José Gomes Temporão, Paulo Santa Rosa, Hélio Bacha, Luciano Rezende, Carmen Zanotto, Jane Neves e Santini. Na oportunidade, Caetano informou sobre o interesse da FAP na produção de um número especial da revista Política Democrática, em 2021, sobre saúde. A tarefa foi motivada, sobretudo, pelo reconhecimento crescente da relevância do SUS para a sociedade, em decorrência do enfrentamento da pandemia da covid-19. Diversos participantes levantaram a importância do resgate histórico da construção do SUS, processo hoje presente na memória histórica de forma parcial, quando não equivocada. Além disso, foi assinalado, também, o vínculo entre o processo histórico da construção do SUS e as dificuldades que o sistema enfrenta no presente, seus desafios e suas oportunidades de aperfeiçoamento.

Clique, abaixo, na reportagem sobre o lançamento da obra:

Impactos da pandemia no SUS são discutidos em revista com 14 análises

• ASIN ‏ : ‎ B09JDJKQSJ
  • Editora ‏ : ‎ Fundação Astrojildo Pereira (1 janeiro 2021)
  • Livro interativo ‏ : ‎ 201 páginas
Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Impactos da Pandemia no SUS”