“Formação política é fundamental”, afirma Luciano Rezende

Coordenador do curso Jornada Cidadã 2022 destacou importância da “boa política”
Arte: FAP
Arte: FAP

Cleomar Almeida, da equipe FAP

Presidente do Conselho Curador da Fundação Astrojildo Pereira (FAP) e ex-prefeito de Vitória (ES) por dois mandatos, Luciano Rezende destacou na quarta-feira (15/12) que a “formação política é fundamental” para o Brasil. Durante a formatura do curso Jornada Cidadã 2022, realizado pela entidade em parceria com o Cidadania, ele também agradeceu a participação dos alunos dos 26 estados e do Distrito Federal (DF).

Rezende, que é coordenador-geral da Jornada Cidadã 2022, lembrou que o curso teve 611 inscritos, com média de 253 visualizações de aula. No total, 91 alunos já concluíram o curso e podem emitir o certificado por meio da plataforma Somos Cidadania, onde as aulas continuam disponíveis, na íntegra, para todas as pessoas interessadas. Os vídeos também podem ser vistos no canal da FAP no Youtube.

Todos os concluintes receberão, via Correios, um kit com agenda executiva e caneta, além de dois livros: Gramsci no seu tempo, do historiador Alberto Aggio, e Os nove de 22, do historiador Ivan Alves Filho.

“A formação política é fundamental por que junta o talento político à técnica que vai fazer a boa política e os bons gestores dos quais o Brasil tanto precisa. É a contribuição da FAP e do Cidadania para melhorar o nível da política e da representação política brasileira”, acrescentou o coordenador da FAP.

card1
card
card10
card9
card8
card7
card6
card5
card4
card3
previous arrow
next arrow

O presidente do Conselho Curador da FAP agradeceu, ainda, a participação de líderes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal no curso. “É um curso específico para quem é pré-candidato ou pré-candidata e suas assessorias. Ter mais de 600 pessoas do Cidadania inscritas nessa atividade é um sucesso muito grande”, afirmou.

Na avaliação de Rezende, “as aulas foram de altíssimo nível”. “Agora nós estamos encerrando o curso, no ano de 2021, com chave de ouro, tendo passado pela FAP quase mais de 1.500 alunos nos dois cursos realizados este ano”, afirmou.

“Boa política”

O curso foi pensando e planejado conforme a crescente necessidade de interação das pessoas no mundo digital. Os alunos tiveram aulas exclusivas sobre liderança, engajamento e mobilização, estratégias de uso das redes sociais, marketing e comunicação política. Eles também discutiram, de forma prática, objetiva e assertiva, a conjuntura das eleições 2022.

O coordenador do curso destacou que o curso de formação dá continuidade à missão da entidade de formar líderes comprometidos com a “boa política”.

“A aliança da boa técnica de gestão com o talento político é igual à boa política, de que o Brasil precisa. O país precisa de bons líderes, boas ideias, pessoal envolvido com política e preparado para gestão”, afirmou ele, ressaltando o histórico da fundação na realização de cursos de formação.

O presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, que na última aula do curso discutiu perspectivas do cenário político nacional para 2022, parabenizou a FAP pelo bom trabalho realizado na formação de quadros políticos.

Nas redes

“Um processo que, ainda, nem todos os partidos fazem, mas que cresce na sociedade brasileira. São processos de formação e participação na política que tem proliferado, inclusive, nas redes. São alguns movimentos interessantes que têm feito esse trabalho. Dentre eles, destacam-se, pelo nível, pela qualidade e pela dimensão, os cursos realizados pela FAP”, afirmou.

Palestrantes do curso Jornada Cidadã 2022
Palestrantes do curso Jornada Cidadã 2022

Direitor-geral da FAP, sociólogo e consultor do Senado, Caetano Araújo também parabenizou os alunos do curso. “Cada curso feito pela FAP é uma satisfação muito grande para nós, por causa do produto que a gente entrega e que é uma contribuição para a política democrática deste país sobre temas relevantes e de interesse público. O curso de formação é uma das atividades que estão previstas na legislação como fundamentais às entidades partidárias”, disse.

Veja vídeos do curso

Leia mais

Brasil não ficará refém de Lula ou Bolsonaro”, diz Roberto Freire

Solidariedade e diálogo: caminhos para a gestão da pandemia

Meio ambiente e sustentabilidade são fatores de transformação’, diz Besserman

Jornada Cidadã 2022: Raul Jungmann discute segurança pública e democracia

“Pandemia mostra capacidade de resiliência do SUS”, diz Luiz Santini

“Mais pobres estão solapados pela pandemia”, diz Eliziane Gama

“Brasil precisa dar salto na educação”, afirma Cristovam Buarque

Análise de conjuntura não é jogo de adivinhação”, diz Luiz Carlos Azedo

Curso Jornada Cidadã 2022 mostra uso estratégico das redes sociais

‘Comunicação política é como droga’, diz jornalista e publicitário Edson Barbosa

‘É preciso criatividade para firmar projeto político com valores’, diz Arnaldo Jordy

Marcelo Nunes vê avanço em federação partidária: “Muito positiva”

Rubens Bueno discute estratégias de pré-campanha na Jornada Cidadã 2022

Direitos políticos são abordados na segunda aula da Jornada Cidadã 2022

História e identidade do Cidadania 23 são temas de aula da Jornada Cidadã 2022

Professores sugerem obras para alunos do curso Jornada Cidadã 2022

FAP abre inscrições para curso de formação política Jornada Cidadã 2022

Privacy Preference Center