‘Meio ambiente e sustentabilidade são fatores de transformação’, diz Besserman

Ex-presidente do IBGE discute meio ambiente e sustentabilidade em aula do curso Jornada Cidadã 2022
Aula de Sérgio Besserman na Jornada Cidadã 2022

João Vitor*, da equipe FAP

Ex-presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o economista Sérgio Besserman afirma que meio ambiente e sustentabilidade são um “importantíssimo fator de transformação envolvendo a macroeconomia global, a geopolítica e a política interna dos países”.

Besserman abordará meio ambiente e sustentabilidade, na segunda-feira (6/12), a partir das 19 horas, na 13ª aula do curso Jornada Cidadã 2022, realizado pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), sediada em Brasília, em parceria com o Cidadania. O curso está disponível na plataforma de educação a distância Somos Cidadania, gratuitamente, a simpatizantes e filiados ao partido.

Besserman, que também é integrante do Conselho Curador da FAP, afirma que não haverá desenvolvimento nem econômico nem social, sem que a humanidade altere a forma como se consome e produz.

“A escolha do tamanho do estrago e dos prejuízos ao bem-estar da humanidade ainda está em nossas mãos”, afirma o ex-presidente do IBGE, em artigo no site da FAP.

Segundo Besserman, o ser humano faz parte da natureza e vive na biosfera com o mesmo grau de dependência do fato de viver na atmosfera. “Dentro de cada uma das pessoas, há centenas de trilhões de outros seres vivos, e a saúde, humor e até capacidades mentais dependem dessa interação”, exemplifica.

O curso

As inscrições no curso podem ser feitas, diretamente, na plataforma de educação a distância Somos Cidadania, que é totalmente interativa, moderna, com design responsivo e tem acesso gratuito para matriculados. Nela, além das aulas, os alunos têm à disposição uma série de informações relevantes e atuais sobre o contexto político brasileiro e eventos contínuos realizados pela FAP.

Palestrantes do curso Jornada Cidadã 2022

O curso, segundo a coordenação, reúne uma série de professores altamente qualificados para abordar temas que afetam diretamente o dia a dia das pessoas e devem ser encarados por meio de políticas públicas eficazes, em meio a um cenário tomado pela pandemia da covid-19.

*Estagiário integrante do programa de estágios da FAP, sob supervisão do jornalista Cleomar Almeida

Veja vídeos do curso

Jornada Cidadã 2022: Raul Jungmann discute segurança pública e democracia

“Pandemia mostra capacidade de resiliência do SUS”, diz Luiz Santini