“Análise de conjuntura não é jogo de adivinhação”, diz Luiz Carlos Azedo

Jornalista e colunista político ministrou oitava aula do curso Jornada Cidadã 2022, realizado pela FAP
CARD JORNADA22_professor azedo SITE

Cleomar Almeida, da equipe da FAP

“A análise da conjuntura não é um jogo de adivinhação. Não nos permite fazer uma previsão exata e precisa, como se fosse um cálculo matemático, porque a conjuntura está em constante mudança”, afirma o jornalista e colunista político Luiz Carlos Azedo. Ele vai explicar o assunto, nesta quarta-feira (17/11), a partir das 19 horas, na oitava aula do curso Jornada Cidadã 2022.

• Clique aqui e inscreva-se no curso!

Realizado pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), sediada em Brasília, em parceria com o Cidadania, o curso tem aulas telepresenciais e está disponível na plataforma Somos Cidadania, gratuitamente. O acesso é restrito a alunos matriculados filiados ao partido ou simpatizantes.

“A aula vai abordar como fazer análise de conjuntura. O objetivo é estimular as pessoas a tirarem suas próprias conclusões, a partir de uma metodologia de análise acessível a qualquer pessoa”, diz Azedo.

next arrow

next arrow

O jornalista também destaca como será a metodologia da aula, que, segundo ele, será baseada em pressupostos da ciência política clássica.

“Levaremos em conta os pressupostos da ciência política clássica, isto é, a objetividade dos fatos e os elementos permanentes do processo político que precisam ser identificados para a ação política propriamente dita”, afirma Azedo.

O curso

As inscrições no curso podem ser feitas, diretamente, na plataforma de educação a distância Somos Cidadania, que é totalmente interativa, moderna, com design responsivo e tem acesso gratuito para matriculados. Nela, além das aulas, os alunos têm à disposição uma série de informações relevantes e atuais sobre o contexto político brasileiro e eventos contínuos realizados pela FAP.

Palestrantes do curso Jornada Cidadã 2022

O curso, segundo a coordenação, reúne uma série de professores altamente qualificados para abordar temas que afetam diretamente o dia a dia das pessoas e devem ser encarados por meio de políticas públicas eficazes, em meio a um cenário tomado pela pandemia da covid-19.

Presidente do Conselho Curador da FAP, coordenador do curso e ex-prefeito de Vitória (ES) por dois mandatos, o médico Luciano Rezende destacou que o curso de formação dá continuidade à missão da entidade de formar líderes comprometidos com a “boa política”.

Vídeos de aulas anteriores

Curso Jornada Cidadã 2022 mostra uso estratégico das redes sociais

‘Comunicação política é como droga’, diz jornalista e publicitário Edson Barbosa

‘É preciso criatividade para firmar projeto político com valores’, diz Arnaldo Jordy