História e identidade do Cidadania 23 são temas de aula da Jornada Cidadã 2022

Arte: FAP
Arte: FAP

Partido permanece como importante vetor para concretizar os ideais democráticos da cidadania plena e da justiça social

Cleomar Almeida, da equipe da FAP

História, princípios e identidade do Cidadania 23 é tema da segunda aula do curso online Jornada Cidadã 2022, oferecido pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP) exclusivamente para filiados ao partido, por meio da plataforma Somos Cidadania. A aula telepresencial será ministrada, nesta segunda-feira (18/10), pelo diretor-geral da entidade, o sociólogo Caetano Araújo, que também é consultor do Senado.

Em sua aula, o sociólogo destacará a longa trajetória do Cidadania em defesa da democracia e dos valores republicanos, desde que surgiu com a concepção do Partido Comunista Brasileiro (PCB), passando pelo Partido Popular Socialista (PPS), até evoluir para a sua nova identidade política com o nome mais recente para marcar a sua transformação ao longo da história.

Clique aqui e inscreva-se já

A aula deve mostrar que o partido, apesar de ter uma nova identidade, mantém-se como um importante vetor para concretizar, de forma coerente, os ideais democráticos da cidadania plena e da justiça social com novos modelos e soluções para a urgente melhoria das condições de vida do povo brasileiro.

O Cidadania entende que um partido precisa ter posições claras sobre os principais temas e desafios que se colocam para a sociedade. É por isso que, em seu estatuto, reconhece a necessidade de ter a capacidade de se reinventar para acompanhar a evolução do país para fazer dele o mais antigo e ao mesmo tempo o mais novo partido do Brasil.

A história do Cidadania está vinculada à resistência do PCB principalmente no período da ditadura militar no Brasil. O PCB, que completará 100 anos em 2022, foi um partido criado, na época, sob a influência do movimento anarquista então dominante nos meios sindicais.

O partido atravessou a maior parte de sua história na clandestinidade, mas apresenta um saldo de realizações nos mundos do trabalho, da ciência, da cultura e da formulação de políticas públicas no Brasil muito superior ao que o número reduzido de militantes naquele contexto poderia projetar.

Sustentado no tripé do mundo do trabalho, da cultura e da defesa pela democracia, o histórico partido também tem a sua trajetória registrada no livro “Os nove de 22: O PCB na vida brasileira” (283 páginas), do historiador Ivan Alves Filho. A obra foi lançada, recentemente, pela FAP.

O curso

As inscrições no curso podem ser feitas, diretamente, na plataforma de educação a distância Somos Cidadania, que é totalmente interativa, moderna, com design responsivo e tem acesso gratuito para matriculados. Nela, além das aulas, os alunos têm à disposição uma série de informações relevantes e atuais sobre o contexto político brasileiro e eventos contínuos realizados pela FAP.

O curso, segundo a coordenação, reúne uma série de professores altamente qualificados para abordar temas que afetam diretamente o dia a dia das pessoas e devem ser encarados por meio de políticas públicas eficazes, em meio a um cenário tomado pela pandemia da covid-19.

A seguir, veja a lista de temas de cada aula e seus respectivos professores:

Aula Inaugural: Ética na política13/10
(quarta-feira)
Alessandro Vieira
1. História, princípios e identidade do Cidadania 2318/10
(segunda-feira)
Caetano Araújo
2. Direitos políticos e sistema partidário na Constituição de 8820/10
(quarta-feira)
Arlindo Fernandes
3. Pré-campanha: organização, planejamento e estratégias. Orçamento de campanha e arrecadação de recursos.25/10
(segunda-feira)
Rubens Bueno  
4. Direito e Regras Eleitorais na Campanha de 2022 – Legislação e Regulamentação do TSE: o que pode e o que não pode.27/10
(quarta-feira)
Marcelo Nunes
5. Liderança, Engajamento e mobilização3/11
(quarta-feira)
Arnaldo Jordy  
6. Marketing e Comunicação política8/11
(segunda-feira)
Édson Barbosa
  7. Estratégias de uso das redes sociais10/11
(quarta-feira)
Jordana Saldanha
8. Análise de Conjuntura das Eleições 202217/11
(quarta-feira)
Luiz Carlos Azedo
9. Educação22/11
(segunda-feira)
Cristovam Buarque
10. Redução da desigualdade e erradicação da pobreza24/11
(quarta-feira)
Eliziane Gama
11. Saúde29/11
(segunda-feira)
Luiz Santini
12. Segurança1º/12
(quarta-feira)
Raul Jungmann
13. Meio-ambiente e sustentabilidade  6/12
(segunda-feira)
Sérgio Besserman
14. Estratégias pós-covid  8/12
(quarta-feira)
Luciano Rezende
Aula de encerramento15/12
(quarta-feira)
Roberto Freire

Professores sugerem obras para alunos do curso Jornada Cidadã 2022

FAP abre inscrições para curso de formação política Jornada Cidadã 2022

Privacy Preference Center