RPD || Autores (Edição Agosto/2021)

Arte: FAP
Arte: FAP

Eliziane Gama
Entrevistada especial da 34ª edição da Revista Política Democrática Online, a senadora Eliziane Gama é líder do Cidadania no Senado. Exerce o primeiro mandato como senadora. É, também, a única mulher na bancada do Maranhão, eleita com mais de 1 milhão de votos. É ex-deputada estadual e ex-deputada federal. Integra, como titular, as comissões de Assuntos Sociais, de Serviços de Infraestrutura e a de Agricultura do Senado. Jornalista por formação, é autora do projeto de resolução que cria a liderança feminina no Senado e foi uma das articuladoras do acordo que garantiu a participação das mulheres na CPI da Covid-19.

Caetano Araújo
É graduado em Sociologia pela Universidade de Brasília (1976), mestre (1980) e doutor (1992) em Sociologia pela mesma instituição de ensino. Atualmente, é diretor-geral da FAP e consultor legislativo do Senado Federal. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Teoria Sociológica e Sociologia Política.

Davi Emerich
É jornalista. Foi Secretário de Comunicação do Senado Federal e integra o Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, um órgão consultivo composto por representantes da sociedade civil.

André Amado
É escritor, pesquisador, embaixador aposentado e diretor da revista Política Democrática Online. É autor de diversos livros, entre eles, A história de detetives e a ficção de Luiz Alfredo Garcia-Roza.

JCaesar
Autor da charge da Revista Política Democrática Online, é o pseudônimo do jornalista, sociólogo e cartunista Júlio César Cardoso de Barros. Foi chargista e cronista carnavalesco do Notícias Populares, checador de informação, gerente de produção editorial, secretário de redação e editor sênior da VEJA. É autor da charge publicada pela Revista Política Democrática Online.

Alberto Aggio
É autor do artigo Os desafios e os riscos da Constituinte chilena. É historiador, professor titular da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e responsável pelo Blog Horizontes Democráticos.

Mark S. Langevin
PhD, Senior Fellow e professor da Schar School of Policy and Government, George Mason University, é autor do artigo A visão de Washington. Assessor internacional de Horizon Client Access e diretor de BrazilWorks. Ele serviu como assessor internacional da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) de 2010 a 2018. Pesquisa e escreve extensamente sobre a formulação de política agrícola, energética e o comércio internacional do Brasil, bem como as relações entre Brasil e Estados Unidos. 

Karin Kässmayer
Autora do artigo O Brasil na contramão dos compromissos climáticos, é advogada e consultora legislativa do Senado Federal, com doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UFPR e doutorado sanduíche na Universidade de Tübingen, Alemanha. É mestre em Direito Econômico e Social pela PUCPR e foi professora adjunta de Direito Ambiental da Faculdade de Direito da UFPR, da PUCPR e da UNIFAE.

Cleomar Almeida
Autor da reportagem especial Escândalos das vacinas deixam país mais fragilizado na pandemia, é graduado em jornalismo, produziu conteúdo para Folha de S. Paulo, El País, Estadão e Revista Ensino Superior, como colaborador, além de ter sido repórter e colunista do O Popular (Goiânia). Recebeu menção honrosa do 34° Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos e venceu prêmios de jornalismo de instituições como TRT, OAB, Detran e UFG. Atualmente, é coordenador de publicações da FAP.

Lilia Lustosa
Autora do artigo Leni Riefenstahl, genial ou monstro? Lilia Lustosa é formada em Publicidade, especialista em Marketing, mestre em História e Estética do Cinema pela Universidade de Lausanne e doutoranda nesta mesma instituição de ensino superior.

Henrique Brandão
É autor do artigo Artur Xexéo, um craque. É jornalista e escritor.

Sérgio C. Buarque
Autor do artigo De soluços e incertezas, Sérgio C. Buarque é economista com mestrado em sociologia, professor da Universidade de Pernambuco (UPE), consultor em planejamento estratégico com base em cenários e desenvolvimento regional e local, sócio da Multivisão-Planejamento Estratégico e Prospecção de Cenários e da Factta-Consultoria, Estratégia e Competitividade. É sócio fundador da Factta Consultoria. Fundador e membro do Conselho Editorial da Revista Será? e membro do Movimento Ética e Democracia.

Paulo Baía
É autor do artigo Agosto em chamas. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF), e doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e pós-doutor em História Social pela UFF. É professor do Departamento de Sociologia da UFRJ e coordenador do Núcleo de Sociologia de Poder e Assuntos Estratégicos.

Marco Marrafon
Autor do artigo Declaração de incompetência do foro de Curitiba e suspeição de Sérgio Moro, com Alexandre César Lucas, Marco Marrafon é advogado, professor de Direito e Pensamento Político na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), doutor e mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com estudos doutorais na Università degli Studi Roma Tre (Itália). É membro da Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst).

Alexandre César Lucas
É Autor do artigo Declaração de incompetência do foro de Curitiba e suspeição de Sérgio Moro em conjunto com Marco Marrafon. É advogado e mestrando em Direito pela UERJ.

Ivan Alves Filho
É autor do artigo Vieira, precursor de Freud?. É historiador, licenciado pela Universidade Paris-VIII (Sorbonne) e pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris em História; jornalista e documentarista brasileiro. É autor de mais de uma dezena de livros.

Vânia Coelho
Jornalista e escritora, é autora do artigo A Incrível Lenda da Inferioridade, 2021. Lecionou em várias universidades por mais de 30 anos, nos cursos de Comunicação Social, Jornalismo e Publicidade. É autora de Ritos Encantatórios, Aspectos Teóricos da Linguística, Costureira dos Malditos, Tormenta Os Inocêncios. A Incrível Lenda da Inferioridade foi lançada este ano, em Lisboa, pela Editora “Chiado Books”, com ilustrações e capa de Alexandre Gomes Vilas Boas. 

Ronaldo Vainfas
Doutor em História pela USP (1988), é autor do artigo Judeus portugueses entre Amsterdã e Nova York. É professor titular de História Moderna aposentado da UFF (desde 1993), Professor da Pós-Graduação da UERJ-FFP (desde 2016), pesquisador I-A do CNPq (desde 1990), autor de vários livros e artigos sobre História Colonial, com destaque para Jerusalém Colonial: judeus portugueses no Brasil holandês. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

Privacy Preference Center