Um longo caminho até as eleições, avalia editorial da Política Democrática online

Ano eleitoral inicia com os campos da política brasileira dando os primeiros passos nos caminhos que desaguarão no pleito de outubro
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Editorial / Revista Política Democrática online

Começa o ano eleitoral, e os grandes campos em que se divide a política brasileira arriscam, com cautela, os primeiros passos nos caminhos que desaguarão no pleito de outubro.

Enquanto os expoentes do governo experimentam, ao que parece, uma recidiva nas diatribes contra a vacina, focada agora na vacinação das crianças, e na apologia da cloroquina, o candidato do PT, em posição favorável nas pesquisas, avança, paulatinamente, vencendo resistências, internas e de aliados históricos, na senda do diálogo com seus antigos adversários tucanos.

Ou seja, governistas optam pelo cultivo do eleitorado radical e fiel, em detrimento das parcelas mais amplas e volúveis de eleitores, propensos a mudar de posição sob o impacto dos efeitos da crise sobre seu consumo e renda. Procuram, assim, assegurar a presença no segundo turno, confiantes na vitória, na guerra de rejeições que se seguiria, principalmente no caso de o oponente vir a ser o candidato do PT.

Veja a revista Política Democrática online de janeiro!

Não está claro ainda, por outro lado, o alcance e a profundidade do movimento petista em direção ao centro. Trata-se simplesmente de espantar o fantasma da rejeição ou o objetivo é plantar a semente de um diálogo amplo com a totalidade das forças de oposição? A costura procurada seria exclusivamente eleitoral ou também política e programática? São dúvidas procedentes, até porque já se ouvem manifestações à esquerda de apoio a uma chapa petista ampliada, desde que o candidato a vice permaneça no seu papel decorativo de substituto eventual do titular.

Resta o conjunto de candidatos que levantam a bandeira de uma candidatura de terceira via, alternativa simultânea aos nomes do governo e do PT. Nesse campo, existe hoje profusão de nomes e carência de votos. Candidatos não deslancham, e o desempenho pobre nas pesquisas estimula o lançamento de novos nomes, como se o problema fosse chegar, por tentativa e erro, a um nome aceito por um piso mínimo dos eleitores, suficiente para dar partida a uma campanha com possibilidade de sucesso.

O problema, nesse caso, parece ser de conceito. A terceira via, se houver, não poderá ser construída apenas por um processo de subtração, ou da adição de duas rejeições. Alternativas políticas são construídas por meio da adição, da construção de acordos programáticos em torno das grandes agendas da sociedade. Não haverá um terceiro candidato competitivo sem acordos mínimos e conhecidos em torno de uma agenda econômica e social capaz de superar a pobreza e a desigualdade; de uma agenda ambiental suficientemente radical para retardar e reverter o processo de mudança climática; e de uma agenda democrática firme, que contemple tanto a defesa do estado democrático de direito quanto os avanços institucionais necessários para afastar os riscos do autoritarismo.

Título original: Ainda há muito a percorrer

Cristovam Buarque: Mesma falta de indignação no Brasil, 200 anos depois

Guilherme Casarões: O xadrez internacional das eleições de 2022 

Sob Bolsonaro, desmonte da política ambiental do país foi inclemente

Sérgio C. Buarque: Em ano eleitoral, política de emprego ou assistência social?

Sergio Leo: Após 16 anos, mudou a liderança europeia; e nós com isso?

Karin Kässmayer: Após a COP-26, o que esperar das promessas do Brasil

Luiz Gonzaga Marchezan: A propósito de “A mão de Deus” (2021)

Henrique Brandão: ‘O Canto livre de Nara Leão’ mira no passado e acerta no presente

Lilia Lustosa: Não olhe para cima, não saia da caverna

Ricardo Marinho: Histórias que precisamos contar de um passado distante e recente

André Amado: Uma visão criativa da Segunda Guerra Mundial

Acesse todas as edições (Flip) da Revista Política Democrática online

Acesse todas as edições (PDF) da Revista Política Democrática online

Privacy Preference Center