Guilherme Casarões: O xadrez internacional das eleições de 2022 

Política externa será, como nunca, elemento central das principais candidaturas ao mais alto cargo da República
Foto: O Globo
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As eleições presidenciais de 2022 serão (também) disputadas fora do Brasil – e não me refiro a qualquer teoria conspiratória sobre envolvimento estrangeiro no processo eleitoral. Já está claro que a política externa será, como nunca, elemento central das principais candidaturas ao mais alto cargo da República. Por isso mesmo, será fundamental acompanhar os passos internacionais dos presidenciáveis. 

Trata-se de uma novidade, já que, nos períodos democráticos do país, questões internacionais raramente foram prioritárias nos programas de governo ou debates entre presidenciáveis. Com sabedoria e certa dose de desdém, Ulysses Guimarães costumava dizer que “o Itamaraty só dá – ou tira – voto no Burundi”. 

Ele tinha alguma razão: vista como instituição de Estado, descolada da política partidária e das idiossincrasias individuais, a diplomacia brasileira foi capaz de manter um perfil comedido, técnico e relativamente consensual ao longo do tempo. Poucos temas de política externa serviram para demarcar diferenças eleitorais irreconciliáveis, talvez à exceção das controvérsias sobre a ALCA ou a aproximação brasileira de governos autoritários, do Irã à Venezuela.  

O cenário começou a mudar de modo significativo em 2018, pelas mãos do então candidato Jair Bolsonaro. Apresentando-se como antissistema, o deputado prometeu transformar radicalmente a inserção internacional do Brasil. Além de desfazer o legado petista, propôs ruptura radical com a tradição diplomática, construída por diversos governos ao longo do século 20. 

As preocupações de Bolsonaro, populista puro sangue, eram tão-somente eleitorais. De olho no apoio do agronegócio, das lideranças evangélicas ou de grupos conservadores, o candidato politizou diversas pautas caras às nossas relações com o mundo. Agressões à China, que estaria “comprando o Brasil”, ou às Nações Unidas, que seria um “antro de comunistas”, tornaram-se tão frequentes como os elogios emocionados (e promessas unilaterais) a Donald Trump ou Benjamin Netanyahu. 

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Além dos arroubos antidiplomáticos em entrevistas e nas redes sociais, um dos aspectos pouco explorados da campanha de Bolsonaro foram as viagens internacionais. Nos dois anos que antecederam às eleições, o deputado realizou missões oficiais a Israel, onde se batizou evangélico; aos Estados Unidos, onde se reuniu com armamentistas, liberais do mercado financeiro e Olavo de Carvalho; e a Taiwan, de onde retornou com uma moção de repúdio do governo chinês. 

Mais que contatos internacionais, as viagens pré-eleitorais, no quadro político brasileiro, possuem importante função de construir identidades políticas. É artifício útil, por exemplo, a candidatos que se apresentam contra o establishmentvigente. Foi também o caso do conservador Jânio Quadros, que abraçou o antiimperialismo em polêmica visita a Havana, ou do neoliberal Fernando Collor, que oscilou entre o thatcherismo e a socialdemocracia europeia em longa (e inédita) turnê de campanha. 

Os pré-candidatos à presidência em 2022 já estão se movimentando no tabuleiro global. A diferença é que, agora, os dois principais concorrentes – o ex-presidente Lula e o atual, Bolsonaro – não precisam moldar novas identidades políticas, mas defender seu legado externo. 

Ano passado, testemunhamos um primeiro embate internacional entre ambos. Poucos dias após o fiasco da participação do presidente brasileiro na reunião do G20, que escancarou o isolamento de Bolsonaro nos círculos diplomáticos, Lula foi recebido calorosamente por lideranças de esquerda em viagem pela Europa. 

A queda de braço animou as redes sociais e colocou em disputa dois projetos: um isolacionista, populista e profundamente ideologizado, em que o desprezo da comunidade internacional é visto como virtude e que já causou danos graves à inserção brasileira; outro, nostálgico e ambicioso, mas que parece ignorar as profundas transformações geopolíticas e domésticas que nos afastou do sonho de potência emergente. 

Como a política externa promete ser uma das medidas de grandeza das candidaturas de Lula e Bolsonaro, outros pré-candidatos também começaram a se posicionar nesse xadrez, tencionando viabilizar uma terceira via eleitoral. 

À direita, o ex-ministro Sergio Moro, recém-chegado dos EUA, busca distanciar-se do antigo chefe falando em meio ambiente e cooperação internacional. Há algumas semanas, o embaixador da União Europeia no Brasil foi ao Twitter elogiar o livro do ex-juiz. Por sua vez, o governador de São Paulo, João Doria, mede forças com o ex-aliado Bolsonaro na captação de investimentos estrangeiros, na cooperação sanitária pelas vacinas e nos temas ambientais. Ao contrário do presidente, Doria participou da COP-26, em Glasgow, em cúpula de governadores. 

Ciro Gomes, à esquerda, aposta em agenda externa mais nacionalista e desenvolvimentista que a de Lula, de quem já foi ministro e aliado. Exalta feitos diplomáticos dos governos petistas, como o BRICS e a cooperação sul-sul, mas condena seus resultados econômicos. O traço mais marcante da agenda externa de Ciro, a admiração pelo modelo econômico chinês, vem a reboque dos contatos internacionais de seu partido, o PDT. Contudo, a ausência de um roteiro de viagens coloca o pedetista como o menos “globalizado” dentre os principais concorrentes ao Planalto. 

A boa notícia da internacionalização das campanhas presidenciais é que, à exceção do próprio presidente, todos os demais candidatos parecem alinhados aos preceitos básicos da diplomacia nacional. Em temas, ênfases e graus variados, defendem multilateralismo, cooperação e integração. Igualmente importante, esses políticos deverão comprometer-se a não somente resgatar o lugar do Brasil no mundo, mas também a reanimar e atualizar os meios diplomáticos que foram esvaziados e subvertidos nos últimos anos. 

O futuro do Brasil depende disso. Oxalá o debate eleitoral traga reflexões e propostas à altura do que o país merece. 

*Guilherme Casarões é doutor e mestre pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (Programa SAN Tiago Dantas). Leciona Relações Internacionais na Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM-SP)e na FGV-SP. Pela Contexto é autor do livro Novos olhares sobre a política externa brasileira.

** Artigo produzido para publicação na Revista Política Democrática Online de janeiro/2022 (39ª edição), produzida e editada pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), sediada em Brasília e vinculada ao Cidadania.

*** As ideias e opiniões expressas nos artigos publicados na Revista Política Democrática Online são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Revista.

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