R$60,00

Neste livro encontra-se a descrição da situação daqueles militares com cólera, abandonados por não mais poderem ser transportados pela coluna, que se encontrava em difícil situação, quase sem munição e perseguida pelos soldados paraguaios. Estes executaram os coléricos. Kamba’Race: afrodescendencias no Exército Brasileiro é mais abrangente, vai além, e pesquisa a participação dos brasileiros negros no Exército brasileiro. Trata-se de uma contribuição à história militar brasileira quanto ao aspecto da composição étnica da Força Terrestre, no qual desde a Guerra do Paraguai há forte presença de negros e pardos entre soldados, cabos, sargentos e em determinados níveis do oficialato. Sobre o autor: atualmente é editor da Revista SUSP em Foco e coordenador de ensino à distância no Ministério da Justiça e Segurança Pública. Foi diretor da Fundação Cultural Palmares. Atuou como assessor de imprensa na Câmara dos Deputados e Câmara Legislativa do Distrito Federal, Ministério da Cultura, Presidência da República (Seppir) e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Foi repórter de Política do Jornal de Brasília de 2009 a 2011 e repórter do Jornal do Brasil, Diário da Serra, Folha do Povo, Jornal Correio do Estado, O Progresso e Revista Raça Brasil. Estudou jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puccamp) e na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Especializou-se em comportamento político pela UFMS. Lecionou jornalismo na Faculdade Estácio de Sá, Universidade Católica Dom Bosco e no Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB). É ativista de direitos humanos e igualdade racial, o que lhe valeu o Prêmio Palmares de Comunicação (Ministério da Cultura) pelo documentário Kamba-Racê, que trata do tema igualdade racial e Forças Armadas, assunto que continua pesquisando. Foi militar do Exército do Brasil, em São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.

Clique, abaixo, na reportagem sobre o lançamento da obra:

Livro destaca heroísmo e bravura de negros no Exército Brasileiro durante Guerra do Paraguai

• ASIN ‏ : ‎ B094YLQQW1
  • Editora ‏ : ‎ FUNDAÇÃO ASTROJILDO PEREIRA; 1ª edição (1 janeiro 2021)
  • Idioma ‏ : ‎ Português
  • Capa comum ‏ : ‎ 156 páginas
Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Kamba’race”