Objetivo é recuperação de cultura política democrática, diz revista da FAP

Publicação mensal da Fundação Astrojildo Pereira afirma que o desafio para 2022 é a reconstrução democrática no país
Foto: Clauber Cleber Caetano/PR

João Vitor, da equipe da FAP*

O objetivo a ser perseguido no ano das eleições de 2022, de forma permanente, é a recuperação de uma cultura política plenamente democrática, que valorize o respeito aos adversários, a legitimidade da divergência e a alternância no poder. O alerta é do editorial da revista Política Democrática online de dezembro (38ª edição), produzida e editada pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), em Brasília.

Todo o conteúdo da revista pode ser acessado, gratuitamente, na versão flip, no portal da fundação. O editorial diz que o desafio é uma agenda de reconstrução democrática do país. “A primeira tarefa para 2022 é, sem dúvida, enfrentar a engenharia eleitoral”, diz um trecho.

A revista diz que é preciso articular com eficácia os momentos da campanha, já em curso, do primeiro e do segundo turnos das eleições. “O quadro inspira cuidados e demanda clareza e coragem do conjunto das forças de oposição democrática”, observa.

Segundo a publicação, é urgente reerguer as políticas de defesa dos direitos humanos, de proteção ao meio ambiente, de educação, saúde, segurança pública, mobilidade urbana, entre outras, todas indispensáveis ao exercício da cidadania consciente.

“É preciso, também, enfrentar os pontos cegos institucionais do nosso sistema representativo”, diz. “Está claro que o desenho de nossa regra eleitoral estimula um ordenamento peculiar de prioridades políticas, que erige, em primeiro lugar, a reprodução eleitoral dos mandatos, acima de quaisquer compromissos firmados com partidos e eleitores”, continua.

De acordo com da revista, é necessário compreender a resiliência institucional do governo, assim como certas pautas, aparentemente não razoáveis, dos legisladores. “Alguma reforma política, que injete responsabilidade no sistema, se impõe”, avalia.

A edição de dezembro da revista da FAP diz que o apoio que parte importante dos eleitores empresta a um governo abertamente autoritário só é compreensível a partir da rejeição aguda a todas as alternativas restantes.

Veja o PDF de todas as edições da revista Política Democrática online

“Ou seja, o processo de deslegitimação da política precisa ser revertido desde já, a partir de um acordo mínimo em torno das regras de interlocução e decoro que devem vigorar na esfera pública”, explica.

A íntegra do editorial está disponível na versão flip da revista e no portal da FAP gratuitamente.

A nova edição da revista da FAP também tem reportagem especial sobre a variante Ômicron da covid-19entrevista especial com Hussein Kalout, além de artigos sobre política, economia e cultura.

Compõem o conselho editorial da revista o diretor-geral da FAP, sociólogo e consultor do Senado, Caetano Araújo, o jornalista e escritor Francisco Almeida e o tradutor e ensaísta Luiz Sérgio Henriques. A Política Democrática online é dirigida pelo embaixador aposentado André Amado.

*Integrante do programa de estágios da FAP, sob supervisão do jornalista e editor de conteúdo Cleomar Almeida