Modernizada, Biblioteca Salomão Malina será reinaugurada nesta sexta-feira (8/12)

Cineclube Vladimir de Carvalho e o Espaço Arildo Doria também foram revitalizados. Acervo físico e virtual da biblioteca foram ampliados para melhor atender o público.
523c410b-6aa3-4f8d-9c6a-83fe517bfe8e

Cineclube Vladimir de Carvalho e o Espaço Arildo Doria também foram revitalizados. Acervo físico e virtual da biblioteca foram ampliados para melhor atender ao público

Criada a partir de doações de livros que pertenciam ao próprio Salomão Malina, dirigente histórico do PCB/PPS falecido em 2002, a Biblioteca Salomão Malina, da Fundação Astrojildo Pereira (FAP), será reinaugurada nesta sexta-feira (8/12), a partir das 19h. Especializada em literatura brasileira, história, politica e economia, ela foi ampliada e atualizada, graças a novas doações e aquisição de obras de pensadores contemporâneos. O Cineclube Vladimir de Carvalho e o Espaço Arildo Doria também foram revitalizados e serão entregues em conjunto com a biblioteca.

Entre as mudanças ocorridas com a revitalização do espaço, destaca-se o novo auditório, que foi completamente modernizado, com instalações adequadas para o acesso de pessoas com deficiência de locomoção; estando apto, ainda, para utilização multiuso, de sessões de cinema à dinâmicas de grupo. O novo Quiosque/Tribuna possibilitará a aproximação com o público leitor e servirá de apoio para a realização de saraus, pequenos espetáculos de arena, assembleias e plenárias.

Inaugurada em 28 de fevereiro de 2008 e localizada no Conic (Setor de Diversões Sul – Bloco P – Edifício Venâncio III, Loja 52), em Brasília (DF), a Biblioteca Salomão Malina dispõe de todo o acervo da FAP – mais de cinco mil títulos – além de obras diversas, principalmente sobre história, sociologia, filosofia, economia e política. Também conta com um vasto acervo digitalizado, totalmente disponível para consulta e com muitas das obras disponíveis para download gratuito. É aberta diariamente ao público e oferece acesso gratuito à internet, imprime currículos e disponibiliza também revistas e os jornais do dia para leitura e pesquisa.

A cerimônia de reinauguração da Biblioteca Salomão Marina contará com a presença do presidente do Conselho Curador da Fundação Astrojildo Pereira, senador Cristovam Buarque (PPS-DF), demais conselheiros e diretores, e o presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (SP), além de convidados da Fundação.

Salomão Malina
O patrono da Biblioteca Salomão Malina foi o último secretário geral do Partido Comunista Brasileiro (PCB), entre 1987 e 1991. Ingressou no PCB no inicio dos anos 1940 e, durante sua vida, passou alguns anos presos e cerca de 30 anos na clandestinidade. Combateu, como oficial da força Expedicionária Brasileira (FEB), nos campos da Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. Foi agraciado, por sua bravura, com a cruz de combate de Primeira Classe, a maior condecoração do Exército Brasileiro. Foi diretor do Jornal Imprensa Popular, do PCB, nos anos de 1950. A biblioteca que leva o seu nome tem, como missão, “servir como instrumento para análise e discussão das complexas questões da atualidade, aberta a todo cidadão, independentemente de ser filiado ou não a agremiação partidária e de suas concepções políticas e filosóficas.”

SERVIÇO
Reinauguração da Biblioteca Salomão Malina, do Cineclube Vladimir de Carvalho e do Espaço Arildo Doria
Horário: 19h
Local: Setor de Diversões Sul – Bloco P – Edifício Venâncio III, Loja 52 – Conic