Íntegra dos debates do Seminário Internacional “Desafios Políticos de um Mundo em Intensa Transformação”

Fruto de uma parceria entre a Fundação Astrojildo Pereira (FAP) e o Instituto Teotônio Vilela (ITV), organizações de formação política, o Seminário Internacional "Desafios Políticos de um Mundo em Intensa Transformação" permitiu a reunião de mais de duas dezenas de intelectuais, acadêmicos, jornalistas e políticos do Brasil e de outros quatro países da Europa e da América Latina. O evento foi realizado nos dias 14 e 15 do último mês de setembro, em São Paulo. Agora, a transcrição integral do conteúdo das palestras e sessões realizadas durante os dois dias está disponível para conhecimento do público.
Foto: ITV
Foto: ITV

Evento realizado pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP) e o Instituto Teotônio Vilela (ITV) debateu, durante dois dias, importantes temas para o Brasil

Fruto de uma parceria entre a Fundação Astrojildo Pereira (FAP) e o Instituto Teotônio Vilela (ITV), organizações de formação política, o Seminário Internacional “Desafios Políticos de um Mundo em Intensa Transformação” permitiu a reunião de mais de duas dezenas de intelectuais, acadêmicos, jornalistas e políticos do Brasil e de outros quatro países da Europa e da América Latina. O evento foi realizado nos dias 14 e 15 do último mês de setembro, em São Paulo. Agora, a transcrição integral do conteúdo dos debates e sessões realizadas durante os dois dias do seminário está disponível para conhecimento do público (confira os links abaixo).

Foram sete mesas de debates, incluídas as sessões de abertura e encerramento, com discussões sobre temas da contemporaneidade realizadas durante o Seminário Internacional. O evento contou com a participação de lideranças do PPS, como o deputado federal Roberto Freire (PPS-SP), presidente da legenda e do senador Cristovam Buarque (PPS-DF), presidente do Conselho Curador da FAP. Do PSDB, participaram nomes importantes nacionalmente, como o presidente de honra do partido e ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso; o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o presidente do ITV, José Aníbal.

Entre os palestrantes convidados para o evento estavam personalidades de renome internacional, como Adrian Wooldridge, jornalista, colunista da Economist e coautor de A Quarta Revolução; Alessandro Ferrara, filósofo, professor da Universidade de Roma Tor Vergata; Marco Aurélio Nogueira, cientista político, professor titular da Unesp; Caetano Araújo, sociólogo, consultor legislativo do Senado Federal; Sergio Fausto, sociólogo, diretor-superintendente da Fundação FHC; Stefan Fölster, coautor de A Riqueza Pública das Nações e diretor do Reform Institute; Carlos Henrique de Brito Cruz, físico, diretor-científico da Fapesp e professor da Unicamp; Dora Kaufman, socióloga, pesquisadora do Atopos/USP e do TIDD/PUC-SP; Mario Alburquerque, sociólogo, consultor e professor da Universidade do Chile; Mauro Magatti, sociólogo, professor da Universidade Católica de Milão e Gianni Barbacetto, jornalista, coautor de Operação Mãos Limpas, entre outros.

De acordo com o embaixador André Amado, Secretário Executivo do Seminário Internacional, o formato do evento acompanhou o modelo introduzido pelo Forum de Davos, na Suíça, e a despeito da vinculação entre as entidades organizadoras e os respectivos partidos políticos (PSDB e PPS), estabeleceu-se que o seminário não receberia tratamento político-partidário. “Cada palestrante foi livre para abordar os temas como melhor lhe aprouvesse”.

André Amado informa que o seminário internacional teve uma grande repercussão com a transmissão online realizada tanto pela FAP quanto pelo ITV. Somente no perfil da FAP no Facebook (www.facebook.com/facefap) foram mais de quatro mil visualizações dos vídeos postados, que geraram um alcance de mais de 13 mil pessoas.

Para acessar as transcrições, basta clicar nos links abaixo:

» Seminário Internacional FAP/ITV: Sumário executivo – Embaixador André Amado.

 

 

 

» Seminário Internacional FAP/ITV: Abertura – Íntegra dos discursos de Geraldo Alckmin, governador de São Paulo; José Aníbal, presidente do Instituto Teotônio Vilela e Roberto Freire, deputado federal (PPS-SP), presidente nacional do PPS.

 

 

» Seminário Internacional FAP/ITV: “A Reinvenção do Estado Democrático” – Íntegra das palestras de Adrian Wooldridge, colunista da Economist e coautor de A Quarta Revolução; Cristovam Buarque, senador, presidente do Conselho Curador da FAP; Fernando Henrique Cardoso, presidente da República (1995-2002). Moderação de Milton Seligman, professor do Insper e Global Fellow do WWC.

 

» Seminário Internacional FAP/ITV: “Crise de Representação Política e o Futuro da Democracia” – Íntegra das palestras de Alessandro Ferrara, filósofo, professor da Universidade de Roma Tor Vergata; José Álvaro Moisés, professor do Dep. de Ciência Política da USP; Marco Aurélio Nogueira, cientista político; Marcus Melo, cientista político. Moderação: Helena Chagas, jornalista e comentarista.

 

» Seminário Internacional FAP/ITV: “A globalização e a Mudança da Estrutura das Sociedades” – Íntegra das palestras de Caetano Araújo, sociólogo, consultor legislativo do Senado Federal; Demétrio Magnoli, sociólogo; Sergio Fausto, sociólogo, diretor-superintendente da Fundação FHC; Stefan Fölster, coautor de A Riqueza Pública das Nações. Moderação: Hercídia Coelho, professora e advogada.

 

» Seminário Internacional FAP/ITV: “A Revolução Tecnológica e o Mercado de Trabalho” – Íntegra das palestras de Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor-científico da Fapesp; Dora Kaufman, socióloga; Mario Alburquerque, sociólogo, professor da Universidade do Chile; Mauro Magatti, sociólogo, professor da Universidade Católica de Milão. Moderação: Ana Paula Couto, jornalista.

 

» Seminário Internacional FAP/ITV: “Mãos Limpas e Lava Jato, Relações de Força e Limites” – Íntegra das palestras de Gianni Barbacetto, jornalista, coautor de Operação Mãos Limpas; Marcelo Muscogliati, subprocurador-geral da República; Oscar Vilhena, diretor da Direito FGV-SP; Rodrigo Chemim, procurador do MPF-PR. Moderação: Denise Frossard, juíza aposentada e advogada.

 

» Seminário Internacional FAP/ITV: Encerramento – Íntegra dos discursos de Cristovam Buarque, senador, presidente do Conselho Curador da Fundação Astrojildo Pereira; José Aníbal, presidente do Instituto Teotônio Vilela; Lourdes Sola, professora livre docente, FFLCH-USP. Moderação: Luiz Carlos Azedo, jornalista e comentarista de política.

 

 

Privacy Preference Center