Autores – Edição 41 (Março/2022)

Conheça os autores dos artigos, reportagem especial e entrevista especial da Edição 41 da Revista Política Democrática online
Foto: Divulgação/FioCruz

Saiba mais sobre a entrevistada especial

Dra Margareth Dalcolmo MD, é a entrevistada especial da Edição 41 da Revista Política Democrática online. É PhD é pneumologista e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz). É doutora em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (USP), com experiência na condução e participação de protocolos de pesquisa clínica e tratamento da tuberculose e outras micobacterioses. É membro de Comissões Científicas das Sociedades Brasileiras de Pneumologia e Tisiologia e de Infectologia, da REDE TB de Pesquisa em Tuberculose e membro do Steering Committee do Grupo denominado RESIST TB, da Boston Medical School.

Integra também o Expert Group for Essential Medicines List da WHO e o Regional Advisory Committee do Banco Mundial para projetos de saúde na África Subsaariana em tuberculose e doenças respiratórias ocupacionais. Tem mais de 100 artigos científicos publicados nacional e internacionalmente. É docente da Pós-graduação da PUC-RJ, membro e ex-coordenadora da Câmara Técnica de Pneumologia e Cirurgia Torácica do Cremerj.

Investigadora principal dos ensaios clínicos SimplicTB da Global Alliance for Tb Research e BRACE Trail para vacina BCG para prevenção da Covid-19. Colunista semanal do jornal O Globo, em “Hora da Ciência”. Presidente Eleita para a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisologia para o biênio 2022-2024.

Luiz Antonio Santini é o autor do artigo ‘Um tempo para não esquecer’ retrata a luta da saúde pública contra a Covid-19. É médico, professor da UFF de Cirurgia e de Saúde Pública, ex-diretor do INCA e pesquisador associado da Fiocruz.

Autor do artigo Projeto Nacional de Desenvolvimento no século 21, Pedro Fernando Nery é Doutor em Economia do Meio Ambiente, mestre e bacharel em economia pela Universidade de Brasília. É Consultor Legislativo do Senado Federal para Economia do Trabalho, Renda e Previdência. Professor de mestrados do IDP. Colunista semanal do jornal O Estado de São Paulo.

Paulo Fábio Dantas Neto é cientista político e professor da UFBa. É autor do artigo Oposição sem rumo numa conjuntura nova.

Autor da Charge da Edição 41 da Revista Política Democrática online, JCaesar é o pseudônimo do jornalista, sociólogo e cartunista Júlio César Cardoso de Barros. Foi chargista e cronista carnavalesco do Notícias Populares, checador de informação, gerente de produção editorial, secretário de redação e editor sênior da VEJA. É autor da charge publicada pela Revista Política Democrática Online.

Cleomar Almeida é autor da reportagem especial Do esquecimento à depressão, sequelas da covid-19 fragilizam saúde mental. É graduado em jornalismo, produziu conteúdo para Folha de S. Paulo, El País, Estadão e Revista Ensino Superior, como colaborador, além de ter sido repórter e colunista do O Popular (Goiânia). Recebeu menção honrosa do 34° Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos e venceu prêmios de jornalismo de instituições como TRT, OAB, Detran e UFG. Atualmente, é coordenador de publicações da FAP.

Autor do artigo Reflexões sobre a nova ordem mundial, Guilherme Casarões é doutor e mestre pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (Programa SAN Tiago Dantas). Leciona Relações Internacionais na Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM-SP)e na FGV-SP. Pela Contexto é autor do livro Novos olhares sobre a política externa brasileira.

Henrique Brandão é jornalista e escritor. É autor do artigo A Semana de 1922, mais atual que nunca.

Autora do artigo Geraldo e Jabor brilham em outros firmamentos, Lilia Lustosa é crítica de cinema e doutora em História e Estética do Cinema pela Universidad de Lausanne (UNIL), Suíca.

José Luis Oreiro é autor do artigo Juros e inflação no Brasil – o que explica o comportamento do Banco Central? É professor do Departamento de Economia da Universidade de Brasília (UnB).