Política Democrática: O que aprender com o primeiro turno e os perfis de presidenciáveis

Analistas reforçam reflexos das manifestações de 2013 nas eleições de 2018 nos artigos publicados na primeira edição da revista.
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Por Cleomar Almeida

Eleitores devem ir às urnas no próximo domingo (28) com a consciência de que o próximo presidente da República terá enormes desafios pela frente, principalmente para resolver demandas de ajuste fiscal e de reformas política, tributária e da previdência. Tudo isso diante de uma onda conservadora que toma conta do país e que polariza ainda mais uma disputa eleitoral cujo resultado, ao menos por enquanto, tem mostrado bastante reflexo das manifestações de 2013.

Essas avaliações estão contempladas em três dos oito artigos de analistas políticos publicados na edição digital da Revista Democrática, lançada nesta quarta-feira (24). A publicação é produzida e editada pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), em Brasília.

Confira as análises na edição de lançamento da revista Política Democrática online:

»Clique aqui e leia o artigo Lições do Primeiro turno

No artigo “Lições do primeiro turno”, o sociólogo Caetano Araújo analisa que a rejeição ao atual modelo de sistema político derrotou grandes lideranças dos dois campos que polarizaram a política nacional nos últimos 25 anos. “Nessa linha, o voto de 2018 nasceu das manifestações de 2013, cresceu com as revelações da Lava Jato e atingiu seu ponto mais alto com a incapacidade demonstrada pelos maiores partidos de reagir a essa insatisfação”, escreve ele.

Na avaliação de Caetano, Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) tiveram diferenças cruciais durante o período eleitoral, cada um a seu modo. “Bolsonaro e seu campo tiraram proveito das três ondas: a rejeição ao sistema, a demanda por segurança e o conservadorismo nos costumes. O PT, por sua vez, foi identificado com o sistema, pagou parte do preço da falência da segurança pública e tornou-se o alvo do conservadorismo nos costumes. A seu favor, apenas o monopólio, na percepção do eleitor, sobre a agenda das políticas sociais”, acrescentou o sociólogo.

»Clique aqui para ler os artigos Perfis Bolsonaro e Haddad

Em outros dois artigos que mostram o perfil de Bolsonaro e de Haddad, separadamente, o professor de Relações Internacionais da Universidade Católica de Brasília Creomar Lima Carvalho de Souza avalia que os candidatos são frutos de diferentes fenômenos. O primeiro, líder nas pesquisas de intenção de voto, é, segundo o analista político, “fruto de uma conjuntura nova”.

Essa conjuntura, segundo Creomar, tem dois aspectos. “De um lado, o desgaste natural provocado pela dicotomia PT-PSDB e, de outro, o renascimento de um discurso de matriz conservadora em termos valorativos permitiram construir uma candidatura presidencial competitiva”, afirma o professor.

Já Haddad, de acordo com Creomar, “é visto pelos críticos dentro de seu próprio partido como o mais tucano dos petistas e considerado pelos seus adversários como mero títere do ex-presidente Lula da Silva”. No segundo turno, a tarefa do petista, acrescenta o professor, é “promover a maior virada eleitoral desde o renascimento da democracia brasileira e tornar-se presidente da república”.