Política Democrática analisa identidade política do Cidadania

Tema principal desta edição da Revista Política Democrática Online,  o artigo de destaque desta edição, de autoria do professor e diretor da FAP Alberto Aggio, mostra que o iliberalismo expresso pelo presidente Jair Bolsonaro tem laços internacionais e, como expressão da direita, institui lógica extremista buscando deslegitimar a lógica de coesão e consenso que o país veio trilhando desde a redemocratização.  
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Tema principal desta edição da Revista Política Democrática Online,  o artigo de destaque desta edição, de autoria do professor e diretor da FAP Alberto Aggio, mostra que o iliberalismo expresso pelo presidente Jair Bolsonaro tem laços internacionais e, como expressão da direita, institui lógica extremista buscando deslegitimar a lógica de coesão e consenso que o país veio trilhando desde a redemocratização  

Cleomar Almeida

A FAP (Fundação Astrojildo Pereira) lança, nesta terça-feira (21), a sétima edição da revista Política Democrática online, destacando que o Cidadania, antigo PPS (Partido Popular Socialista), tem nova identidade política e busca renovar a esquerda brasileira. A publicação contempla, ainda, uma reportagem especial sobre a maior favela do Brasil, uma entrevista exclusiva com o embaixador Roberto Abdenur e sete artigos sobre os contextos políticos brasileiro e internacional.

De autoria do professor e diretor da FAP Alberto Aggio, o artigo de destaque desta edição mostra que o iliberalismo expresso pelo presidente Jair Bolsonaro tem laços internacionais e, como expressão da direita, institui lógica extremista buscando deslegitimar a lógica de coesão e consenso que o país veio trilhando desde a redemocratização. “Diante dessa forte irrupção da política de direita, pode uma mudança como essa, que o PPS assumiu, passar a ser o Cidadania, garantir-lhe uma nova função histórica, uma nova identidade, reconhecível pelas outras forças políticas e pela sociedade?”, questiona o autor.

» Acesse aqui a sétima edição da revista Política Democrática online

Na avaliação de Aggio, deve-se saudar o espírito de abertura a novas sensibilidades políticas que emergiu nesse processo, o que, conforme escreveu, gerou novos ares e novas expectativas diante da mudança de nossos costumes políticos. “O problema do contato e da interação de culturas políticas diferenciadas passou a ser colocado no âmbito do partido. Abriu-se um espaço de intercâmbio entre os pós-comunistas, os social-democratas, os nacionalistas, os liberal-democráticos, os liberais e assim por diante”, afirma ele, no texto.

A sétima edição da revista também revela o crescimento desenfreado da maior favela do Brasil, na cidade-satélite de Ceilândia, a 35 quilômetros do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto. Sol Nascente, de acordo com dados da administração local, já avançou para uma área equivalente a 1.320 campos de futebol do tamanho do que existe no Estádio Mané Garrincha. No total, 250.000 pessoas moram na favela, segundo estimativas oficiais, em meio à falta de serviços básicos, como segurança, saúde e educação públicas de qualidade.

Na entrevista especial, o embaixador Roberto Abdenur critica a atual política externa do governo Bolsonaro, que ele vê criar um precedente histórico ao levar o país a assumir uma postura subalterna aos interesses dos Estados Unidos. “Sempre que um país menor, no caso, o Brasil, se alinha a um país mais poderoso, como os Estados Unidos, o país menor terá de abrir mão da defesa de seus próprios interesses para pautar-se pelos interesses do país que lidera esse relacionamento”, afirma Abdenur.

A revista Política Democrática online é produzida e editada pela FAP, vinculada ao Cidadania. Seu conselho editorial é composto por Alberto Aggio, Caetano Araújo, Francisco Almeida, Luiz Sérgio Henriques e Maria Alice de Carvalho. O diretor da revista é André Amado.

Leia mais:

» Política Democrática mostra reforma da Previdência como desafio para destravar o governo

» Política Democrática online destaca império das milícias sobre morte de Marielle Franco

» Revista Política Democrática de janeiro destaca reflexos de suposta corrupção na Belo Monte

» Revista Política Democrática online de dezembro destaca viagem à Volta Grande do Xingu

» Política Democrática online de novembro repercute eleição de Bolsonaro

» FAP lança revista Política Democrática digital

Privacy Preference Center