Como produzir texto – Veja técnicas em encontro on-line da Biblioteca Salomão Malina

Paulo Souza explica ferramentas estratégicas de escrita em encontro on-line voltado ao público em geral.
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Arte: FAP
Arte: FAP

Paulo Souza explica ferramentas estratégicas de escrita em encontro on-line voltado ao público em geral

Cleomar Almeida, Coordenador de Publicações da FAP

Mantida pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP) em Brasília, a Biblioteca Salomão Malina realiza, nesta segunda-feira (12/4), encontro on-line com o escritor Paulo Souza, para ensinar como usar ferramentas estratégicas de produção de texto. O evento online, das 18h30 às 20h, será transmitido no site da entidade e nas redes sociais da biblioteca (Facebook) e da fundação (Facebook e Youtube).

Confira o vídeo!

O público poderá participar e tirar suas dúvidas ao vivo, conversando diretamente com o escritor na sala virtual do zoom. Para acessar o encontro on-line, basta solicitar autorização por meio do WhatsApp oficial da biblioteca (61 98401-5561) ou enviar comentários nas páginas de transmissão nas redes sociais.

Processo fundamental
Em uma sociedade cada vez mais hiperconectada, entender o processo de construção do discurso em texto é fundamental para se comunicar também. “Acredito que entender a construção social é entender o próprio pensamento de fala”, afirma Souza, em entrevista ao portal de notícias da FAP. “O texto nada mais é que nossa fala passada de forma física para o papel”, acrescenta.

De acordo com o escritor, a produção de texto é o exercício do próprio raciocínio, sentimento e pensamento que o autor pretende registrar sobre determinado assunto. Ele explica que essa habilidade pode ser desenvolvida não somente por escritores ou por quem tenha necessidade de escrever em uma avaliação, por exemplo.

“Estudar o texto é ter a oportunidade de nos reconstruirmos com a versão melhor de nós mesmos”, destaca o escritor. “A questão maior da humanidade é a comunicação. Somos a única espécie do planeta que consegue verbalizar de forma complexa nossos pensamentos, sentimentos e opiniões”, observa.

Raciocínio
Por isso, segundo ele, a partir do momento em que estuda e compreende o processo de elaboração do texto, a pessoa poderá entender, ainda, como funciona o seu raciocínio e sua própria leitura sobre a vida e o mundo.
“Isso faz com que cada vez mais tenhamos textos melhores, mais assertivos e pensamentos mais complexos. A partir disso, a gente começa a construir, de novo, o nosso ser interior da melhor forma. Sempre estamos em reconstrução”, ressalta Souza.

Sobre o autor
Escritor, produtor cultural, editor e diretor financeiro do Sindicato dos Escritores do Distrito Federal, Paulo Souza foi responsável pelo blog e canal Ponto Para Ler, que funcionou de 2013 a 2020. Além disso, tem experiência na colaboração e idealização de projetos como Literatura por Mulheres e Encontro de Literatura Fantástica do Cerrado.

Outros projetos com participação de Souza são Brasília que Escrevo, além de ter mediado os bate-papos Arte da Palavra. Vitrine Literária, mesas na Feira do Livro de Brasília e vários encontros com leitores e lançamentos de livros. Foi mediador do clube de leitura Eneida de Moraes na Biblioteca Salomão Malina.

Privacy Preference Center