Ao vivo: ‘Líder tem a chama de se importar com o outro’, diz Luciano Rezende no IV Encontro de Jovens Lideranças

Prefeito de Vitória ministra palestra e destaca características essenciais de liderança.
Foto: FAP

Cleomar Almeida, assessor de comunicação da FAP

“O líder é extremamente necessário para a construção de uma sociedade harmônica”. A declaração é do médio e prefeito de Vitória, Luciano Rezende (Cidadania). Ele participa, nesta sexta-feira (17), do IV Encontro de Jovens Lideranças, realizado pela FAP (Fundação Astrojildo Pereira), em Corumbá de Goiás, a 125 quilômetros de Brasília. O evento é transmitido ao vivo pelo Facebook e site da entidade.

O encontro reúne 75 jovens dos 26 Estados e do Distrito Federal. Rezende participa da mesa sobre a importância das redes sociais na política. Antes dele, o pós-doutor em comunicação Sérgio Denicoli, sócio-diretor da AP Exata, empresa que atua na área de big data e inteligência artificial, também explicou aos participantes estratégias para ter uma melhor atuação nesses canais de interação na internet. A mediação é feita pelo professor de ciência política e conselheiro da FAP Hamilton Garcia.

De acordo com o prefeito de Vitória, “líder é um sentimento, tem um desejo ardente de se envolver com a angústia do outro”. “Um líder tem essa chama de se importar com o outro. Aceita erros, mas desenvolve a capacidade de errar pouco. O líder que erra muito perde a credibilidade”, destacou.

Rezende disse, ainda, que o líder assume o seu papel quando inspira outras pessoas. “O exemplo do que você faz é muito mais forte do que você fala”, acentuou, para reforçar outra característica de liderança. “É a habilidade de resolver conflitos complexos e legítimos, buscando consenso”, asseverou.

O prefeito destacou que muitas pessoas tem usado o discurso da “nova política”, mas ele entende que a expressão mais adequada é “boa política”. “A nova política dá uma ideia de que tudo que é novo é bom, e tudo que é velho é ruim. Para a boa política, não importa a idade. Para isso, a gente precisa de jovens que estejam capacitados”, acentuou.

» Ao vivo: IV Encontro de Jovens Lideranças debate a importância das redes sociais na política

» Ao vivo: IV Encontro de Jovens Lideranças debate democracia, exclusão e redes sociais

» Ao vivo: Terceiro dia do IV Encontro de Jovens Lideranças

» ‘Bolsonaro é um iliberal’, diz Alberto Aggio no IV Encontro de Jovens Lideranças