Vidas Passadas: filme será discutido em evento online do Cineclube Vladimir Carvalho

Lilia Lustosa e Luiz Carlos Azedo debatem o longa durante sessão virtual
Clube de leitura

Comunicação FAP

O Cineclube Vladimir Carvalho, organizado pela Biblioteca Salomão Malina, vai realizar, no dia 29 de abril, a partir das 19h30, um debate virtual sobre o filme Vidas Passadas, dirigido e roteirizado pela sul-coreana-canadense Celine Song, em sua estreia na direção de longas. O evento online terá como anfitriã a crítica de cinema Lilia Lustosa. A mediação será realizada pelo jornalista Luiz Carlos Azedo.

Interessados podem solicitar acesso à sala online e mais informações por meio do WhatsApp oficial da Biblioteca Salomão Malina (61984015561).

Veja, abaixo, o vídeo:

A trama do filme se passa entre Nova York e Seoul, com passado e presente (tanto dos personagens como da diretora). Os protagonistas são Na Young (Greta Lee) e Hae Sung (Teo Yoo), dois colegas de escola e vizinhos de bairro na infância, que se separam e se reencontram já na vida adulta.

“O filme aborda imigração, de renascer, de se reinventar, de não pertencer e de, ao mesmo tempo, não querer, ou não se permitir se desconectar completamente do passado, de quem somos na essência, de nossas raízes… Um não desenraizar-se sem, porém, deixar que galhos cresçam a ponto de atrapalhar a adaptação ao novo mundo”, explica Lilia Lustosa.

Além disso, segundo a crítica de cinema, há a questão das escolhas feitas, das decisões tomadas, dos amores passados, de histórias iniciadas e interrompidas. “Será que dá para retomá-las tantos anos depois? Vale a pena?”, pergunta Lilia Lustosa.

De acordo com ela, o ritmo lento com que Celine Song compôs seu filme permite espaços para contemplação e para a reflexão. “Isso somado à escolha dos atores, que dão alma e luz à história ali contada, torna ‘Vidas Passadas’ desde já um filme inesquecível e uma excelente estreia no mundo da cinematografia”, afirma.