Racismo: Cineclube Vladimir Carvalho indica filmes para ver após manifestações

No Brasil, negros representam mais da metade da população e maioria dos mortos pela polícia.
Arte: FAP

Cleomar Almeida, assessor de comunicação da FAP

Após mobilizações contra o racismo, como a do grupo Black Lives Matter (Vidas Negras Importam), tomarem conta do mundo, o Cineclube Vladimir Carvalho indica neste mês de junho filmes sobre o assunto para reforçar a luta contra esse tipo de crime. No total, no Brasil, negros são 56% da população e 75% dos mortos por policiais. Nos Estados Unidos, representam 13% das pessoas e 24% das vítimas assassinadas pela polícia.

Mantido pela FAP (Fundação Astrojildo Pereira), em cima da Biblioteca Salomão Malina, em Brasília, o Cineclube Vladimir Carvalho está com as atividades presenciais suspensas desde o início da pandemia do coronavírus. A seguir, veja as sugestões:

1 – A Última Abolição

A Última Abolição

Uma retrospectiva detalhada de um momento emblemático da história do Brasil, a abolição da escravidão, apresentado de uma outra perspectiva. Ao contrário do que foi pregado por livros didáticos e outras vertentes da história oficial por muito tempo, não foi meramente a assinatura da Princesa Isabel na Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, que libertou os escravos, e tampouco tal liberdade foi um presente ou um passo na direção da mitológica democracia racial.

Durção: 1h 22min / Documentário
Direção: Alice Gomes
Nacionalidade Brasil

2 – 12 Anos de Escravidão

12 Anos de Escravidão

Não recomendado para menores de 14 anos

1841. Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor) é um escravo liberto, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. Ao longo de doze anos, ele passa por dois senhores, Ford (Benedict Cumberbatch) e Edwin Epps (Michael Fassbender), que, cada um à sua maneira, exploram seus serviços.

Duração: 2h 13min / DramaHistórico
Direção: Steve McQueen (II)
Elenco: Chiwetel EjioforMichael FassbenderBenedict Cumberbatch
Nacionalidade: EUA

3 – Cafundó

João de Camargo (Lázaro Ramos) viveu nas senzalas em pleno século XIX. Após deixar de ser escravo, ele fica deslumbrado com o mundo em transformação ao seu redor e desesperado para viver nele. O choque é tanto que faz com que João tenha alucinações, acreditando ser capaz de ver Deus. Misturando suas raízes negras com a glória da civilização judaico-cristã, João passa a acreditar que seja capaz de curar e realmente acaba curando. Ele torna-se então uma das lendas brasileiras, popularizando-se como o Preto Velho.

Direuração: 1h 42min / Drama
Direção: Paulo BettiClovis Bueno