Política Democrática: Tragédias do coronavírus e do governo Bolsonaro são destaques

IMG-20200424-WA0237

Em editorial, revista da FAP alerta para ‘escalada autoritária’ no país, que, conforme destaca, deve ser enfrentada com urgência

Cleomar Almeida, assessor de comunicação da FAP

A catástrofe provocada pelo coronavírus na saúde pública global e a bomba-relógio que pressiona cientistas a descobrirem vacina para salvar milhares de vidas, a tragédia do governo Bolsonaro e o estresse da democracia são os principais assuntos da nova edição da revista Política Democrática Online, lançada nesta sexta-feira (24). Produzida e editada pela FAP (Fundação Astrojildo Pereira), em Brasília, a publicação tem acesso gratuito no site da entidade e contempla análises relevantes, atuais e de grande interesse público.

>> Acesse aqui a 18ª edição da revista Política Democrática Online!

No editorial, a revista faz duras críticas ao que chama de “escalada autoritária” do governo de Bolsonaro. “É urgente enfrentar e derrotar essa escalada”, alerta a publicação. “Essa tarefa exige a ação firme das instituições e o diálogo e a cooperação entre todas as forças democráticas, na União, nos Estados e nos Municípios”, continua, em um trecho.

Em entrevista exclusiva, o destaque desta edição da revista Política Democrática Online, o médico infectologista do Hospital Albert Einstein (SP), Helio Bacha, diz ser impensável encerrar no momento o isolamento social no Brasil. De acordo com ele, o padrão mundial para saber quais podem ser os efeitos devastadores da pandemia em nosso país é a Itália. “O aprendizado para o mundo, de como se comportava o vírus, veio fundamentalmente da Itália”, afirma.

A reportagem especial destaca a grande corrida pelo mundo atrás de uma vacina contra o coronavírus. O texto destaca que mais de 100 testes de diferentes imunizações foram divulgados desde o início da pandemia. Ao menos sete estão sendo analisadas em pacientes humanos em diferentes países. No Brasil, onde também há testes em andamento, a ameaça é ainda maior para 50 milhões de pessoas adultas, o equivalente a um terço dessa população. Elas sofrem doenças crônicas ou passaram dos 60 anos.

Em um dos artigos publicados, o cientista político e professor da Unesp (Universidade Estadual Paulista) Marco Aurélio Nogueira avalia que Bolsonaro torna ainda pior o grave momento que todos enfrentam por conta da pandemia do coronavírus Covid-19. Segundo ele, o presidente “não coordena seus próprios ministros, não coordena os entes federativos, os cidadãos e os governantes subnacionais”.

A nova edição da revista Política Democrática Online também tem análises sobre o grau de estresse da democracia brasileira, a importância da cidadania principalmente em momento de pandemia, a defesa por uma conferência mundial pela produção e emprego após o coronavírus e uma narrativa de histórias policiais.

Todos os conteúdos da publicação são divulgados no site e tem chamadas nas redes sociais da FAP. O conselho editorial da revista é composto por Alberto Aggio, Caetano Araújo, Francisco Almeida, Luiz Sérgio Henriques e Maria Alice Resende de Carvalho.

» Acesse aqui todas as edições da revista Política Democrática online