Polarização política é tema de seminário da Roda Democrática, dia 28, em Salvador (BA)

Roda Democrática, que começou a ser articulada em maio de 2017 por antigos militantes de histórico partidário variado, está realizando diversos debates em todo país.
Foto: Roda Democrática

Por Germano Martiniano

A Roda Democrática promove mais encontro onde busca conectar pessoas interessadas no debate público e em contribuir para que se avance na formulação de uma agenda democrática nacional que possa mobilizar os cidadãos do país. O debate, programado para o próximo dia 28, será realizado no Auditório do Centro Empresarial Iguatemi, em Salvador, a partir das 8h30. O objetivo será  o de discutir a polarização do debate político extremista que atualmente domina o cenário nacional.

Os encontros da Roda Democrática, que já foram realizados em São Paulo, Brasília, Recife e Rio de Janeiro, com nomes expressivos da política e intelectualidade brasileira como, Fernando Henrique Cardoso, Fernando Gabeira e o senador Cristovam Buarque (PPS-DF), visam a debater a realidade política brasileira em busca de um reformismo social amplo, democrático e sustentável.

“Queremos criar alternativas democráticas aos extremos de polarização da cena política brasileira”, avalia o secretário executivo do evento, George Gurgel de Oliveira. Jornalista e engenheiro, “velho” militante do PCB, um dos fundadores e dirigentes do PPS e presidente do Conselho Consultivo da Fundação Astrojildo Pereira (FAP), Gurgel também falou da importância da Roda Democrática neste ano de eleições presidenciais, como interlocutora do debate democrático. “Esperamos encontrar candidaturas que se identifiquem com as idéias, conteúdos e princípios democráticos que têm sido debatidos em nossos seminários”, destacou o engenheiro e jornalista.

Confira, a seguir alguns trechos da entrevista:

FAP – Qual o objetivo do encontro do Grupo Roda Democrática na Bahia, tem algum assunto especifico a ser tratado ou será discutida toda conjuntura política brasileira atual?

George Gurgel – Colaborar, atuar na articulação das forcas democráticas, como vem acontecendo em outros encontros ja realizados em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Recife, no sentido de criarmos uma alternativa democrática aos extremos de polarização da cena política brasileira.

A FAP organizou nos últimos meses três seminários que serviram de base para a Conferência Nacional, “A Nova Agenda do Brasil”, os temas discutidos nestes eventos servirão de base para o debate?
Sim. A FAP tem sido uma importante colaboradora neste processo. Tem se firmado nos seus eventos, nas suas publicações, particularmente, na revista política democrática, como importante interlocutora desse debate com essas forcas democráticas.

No Congresso do PPS o partido apontou que poderá apoiar Alckmin para presidência. Você acredita que o chamado “centro” político começa a se fechar, com Marina e Alckmin como opções ou ainda pode vir novidades? E como avalia os nomes até agora lançadas à presidência?
As candidaturas de Alckmin e de Marina estão colocadas nesse contexto, podem ser apoiadas por essas forcas do campo democrático, assim como a de Álvaro Dias. O importante é que esse campo democrático construa uma agenda de reformas que comprometa essas forcas políticas mencionadas, na perspectiva de superação dessa grave crise política, econômica e de valores que vive a sociedade brasileira. Impõe-se a necessidade de outra perspectiva de desenvolvimento, uma nova economia de baixo carbono, com inclusão social e a preservação do meio ambiente. Precisamos considerar a nossa historia, diversidade, cultura e espiritualidade nas relações estabelecidas entre nós e a própria natureza. Podemos perseguir esses objetivos. Porque não? Seremos capazes? Depende de nós. A educação, a ciência, a tecnologia e a inovação são fundamentais nessa perspectiva de desenvolvimento.

O grupo Roda Democrática terá algum diálogo com algum candidato?
A Roda Democrática é um espaço democrático que tem discutido mais conteúdos, idéias e princípios, que estão sendo formatados e enriquecidos em nossos seminários (ou debates). Tanto no primeiro turno, quanto no segundo turno, esperamos e, estamos trabalhando para isso, encontrar candidaturas que se identifiquem com essas reformas democráticas almejadas pela sociedade brasileira.

Qual sua visão do atual panorama político brasileiro?
Vivemos um daqueles momentos de importantes decisões a serem tomadas pela sociedade brasileira. A república e a democracia brasileira estão sendo desafiadas. O que queremos como nação? Em um ano eleitoral, esse desafio está colocado para a cidadania. Cada voto, expressando a nossa vontade política, econômica e social, tem um valor extraordinário. As forças políticas democráticas que são a razão de ser da Roda serão capazes de serem vitoriosas? Esse é o desafio de cada um de nós, de toda a sociedade brasileira.  A roda de Salvador está convocada para colaborar nesse processo. Venham! Participem! Junte-se a nós.

Mais informações: