“Parceria é indispensável para boa gestão pública”, diz Luiz Filipe Reinecke

Professor ministra segunda aula do Curso Online para Candidatos e Assessores
CURSO ONLINE 2023 SITE

Comunicação FAP

O professor de administração pública na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Luiz Filipe Reinecke, destaca que três fatores são fundamentais na gestão e no planejamento municipal. Segundo ele, os prefeitos devem saber as competências do município para políticas públicas, entender o papel do Executivo e a sua relação com o Legislativo nesse processo e conhecer os instrumentos necessários para executar cada uma delas. “Parceria é indispensável para a boa gestão pública”, destaca o especialista, que também é conselheiro da Fundação Astrojildo Pereira (FAP).

Reinecke é o professor da segunda aula do Curso Online para Candidatos e Assessores, com foco na capacitação para as eleições municipais de 2024, realizado pela FAP, em parceria com o Cidadania 23, na modalidade de formação continuada. Os interessados ainda podem se inscrever, por meio do formulário virtual, que também está disponível no site da entidade, gratuitamente. A aulas será ministrada ao vivo, de forma telepresencial, nesta terça-feira (26), a partir das 19 horas, por meio da sala virtual do aplicativo Zoom, canal que permite a interação direta de alunos com o professor. Elas também ficam disponíveis no Youtube da fundação, para serem vistas posteriormente.

Abaixo, veja o vídeo da aula:

Doutor em administração pública, Reinecke também é diretor de Extensão da Udesc, líder do Centro de Investigação em Governo Aberto e Transparente, núcleo da universidade destinado ao desenvolvimento de pesquisas nessa área. Ele explica que competência está relacionada ao papel do município na execução de uma política pública, e não o que é exclusividade desse ente federativo.

Eleições 2024: curso de formação política capacita futuros candidatos e assessores

O professor cita, por exemplo, a Constituição exige que os municípios apliquem ao menos 25% de sua receita resultante de impostos e transferências na manutenção e no desenvolvimento da educação. Para realizar projetos que impactem positivamente na rede municipal de educação, as prefeituras precisam investir bem a parte de seus orçamentos destinada à área. Ele ressalta que parcerias com entes públicos, o setor privado e a população são essenciais para a execução das políticas públicas.

Reinecke acredita que, nas eleições, o grande desafio é mostrar para a população a importância do voto em candidatos que tenham propostas que valorizem a vida nas cidades. “A cidade é o lugar onde as coisas acontecem”, ressalta ele, que há seis anos lidera o Projeto Vereador por Um Dia, por meio do qual alunos de administração pública desenvolvem projetos de lei com mentoria dos vereadores de Balneário Camboriú (SC), com apoio da Escola Legislativa do município.

Veja, abaixo, a aula inaugural:

Privacy Preference Center