Ministra alemã defende que União Europeia sancione o Irã

Annalena Baerbock, do Exterior, pede que bloco europeu proíba a entrada de cidadãos responsáveis pela repressão violenta a protestos pacíficos contra o regime iraniano motivados pela morte de Mahsa Amini
Cortar cabelo virou forma de protesto no Iran | Foto: Alexandros Michailidis/Shutterstock
Cortar cabelo virou forma de protesto no Iran | Foto: Alexandros Michailidis/Shutterstock

DW Made for minds*

A ministra do Exterior da Alemanha, Annalena Baerbock, defendeu neste domingo (09/10) que a União Europeia (UE) aplique um conjunto de sanções ao Irã, perante os recentes casos de repressão a manifestantes pacíficos. Entre as medidas defendidas por Baerbock estão a proibição da entrada no bloco europeu de cidadãos responsáveis pela repressão e o congelamento dos respetivos bens nos 27 Estados-membros.

 “Vamos garantir que a UE imponha proibições à entrada dos responsáveis pela repressão brutal e congele os seus bens na UE”, afirmou em entrevista ao jornal alemão Bild am Sonntag.  

“Qualquer um que espanca mulheres e meninas nas ruas, sequestre pessoas que não querem nada mais além de viver em liberdade, está do lado errado da história”, disse a ministra.

Uma onda de protestos tomou conta do Irã e se espalhou pelo mundo há quase quatro semanas, quando veio à tona a morte de Mahsa Amini. Detida em 13 de setembro pela polícia da moralidade em Teerã por ter infringido o estrito código de vestimenta, em particular o uso do véu, a jovem de 22 anos morreu três dias depois em um hospital.

Ativistas da oposição e a família da jovem afirmaram que ela foi ferida na cabeça durante a detenção. As autoridades iranianas negam e alegam que a morte foi provocada por sequelas de uma doença.

Apesar da repressão do governo, os protestos liderados por mulheres contra a morte de Mahsa prosseguem. Pelo menos 185 pessoas foram mortas, incluindo várias crianças, disse neste domingo a ONG Iran Human Rights, com sede na Noruega.

Relatos de jovens que morreram após protestarem se espalham cada vez mais. De acordo com mulheres iranianas, o governo de Teerã estaria tentando encobrir as mortes.

Mulher em meio a um protesto na Turquia
Protestos se espalharam pelo mundo todo, como na TurquiaFoto: DW

Na quinta-feira, legisladores da União Europeia aprovaram uma resolução, através da qual são pedidas sanções contra os responsáveis pela morte de Amini. 

Ainda em setembro, os Estados Unidos impuseram sanções à chamada polícia da moral do Irã, acusada de “abuso e violência contra mulheres iranianas”. 

Irã realiza reunião de crise

Líderes políticos do Irã realizaram uma reunião de crise neste domingo, com a participação do presidente iraniano, Ebrahim Raisi, do presidente do Parlamento e o chefe do Judiciário.  

Pelo menos dois membros da Basijis, a milícia paramilitar leal ao regime iraniano, foram mortos em confrontos recentes entre forças de segurança e manifestantes. Um balanço oficial fala em ao menos 12 mortos entre as forças de segurança desde o começo dos protestos. 

A reunião ocorreu depois que pelo menos dois manifestantes foram mortos no sábado em uma cidade de maioria curda no norte do Irã, de acordo com relatórios da Rede de Direitos Humanos do Curdistão, com sede na França, e da Organização Hengaw para Direitos Humanos, da Noruega.

“As forças de segurança estão atirando nos manifestantes em Sanandaj e Saqqez”, disse a Hengaw no sábado, acrescentando que a tropa de choque também estava usando gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes.

Hackers assumem noticiário

No sábado à noite, a emissora estatal do Irã foi hackeada. A imagem de uma máscara apareceu na tela, seguida por uma foto do aiatolá Khamenei com chamas ao seu redor. “O sangue de nossos jovens está em suas mãos”, dizia uma mensagem na tela.

O ataque foi reivindicado pelo grupo Edalat-e Ali (Justiça de Ali), que também apelou em uma mensagem: “Junte-se a nós e levante-se”. Também foram exibidas imagens de Mahsa Amini e de três outras pessoas mortas durante os protestos.

le (Lusa, Reuters, AFP, DPA) 

*Texto publicado originalmente na DW For minds

Privacy Preference Center