Exposição “Histórias da Sexualidade” começa hoje em São Paulo

O Museu de Arte de São Paulo (MASP) inaugura nesta sexta-feira (20) a exposição “Historias da Sexualidade”, que reúne mais de 300 obras do acervo do museu e contam a trajetória da sexualidade na vida humana por meio de diversas obras de arte como desenhos, pinturas, esculturas e fotografias. O evento se insere na programação anual do museu, dedicada às histórias da sexualidade.
Foto: Divulgação/Masp

A temática da sexualidade faz parte integral de nossas vidas, diz o diretor do MASP, Heitor Martins e por isso a importância da exposição para promover a tolerância

Por Germano Martiniano

A exposição será contada por meio de núcleos temáticos: Corpos nus, Totemismos, Religiosidades, Performances de Gênero, Jogos Sexuais, Linguagens, Voyeurismos, Políticas do Corpo e Ativismos. Entre os principais artistas a terem obras expostas pelo Masp estão Pablo Picasso, Edgard Degas, Maria Auxiliadora da Silva, Paul Gauguin, Suzanne Valadon e Victor Meirelles.

De acordo com Heitor Martins, diretor presidente do MASP, em artigo para o jornal Folha de São Paulo, a temática da sexualidade nas suas mais diversas manifestações faz parte integral de nossas vidas, por isso a importância desta exposição para promover a tolerância. “Precisamos criar condições para que todos nós – cada um com suas crenças, práticas, orientações políticas e sexuais – possamos viver de forma harmoniosa um com o outro”, acredita Martins.

Polêmica
Há poucas semanas o Museu de Arte Moderna (MAM) foi alvo de uma polêmica, quando em uma de suas exposições um artista nu interagiu com uma criança, mesmo com a anuência dos pais. Este caso reascendeu profundas discussões sobre a arte e a sexualidade na sociedade brasileira, com questões como qual o limite para a arte? Deve haver este limite?  O tema também polarizou as discussões entre os grupos liberais e conservadores, principalmente nas redes sociais.

A fim de evitar polêmicas, o MASP vetou a entrada para menores de 18 anos. Segundo a instituição, é a primeira vez em 70 anos que a presença de menores, mesmo que acompanhados dos pais ou responsáveis, será vetada em uma exposição. Em nota, o museu afirmou a busca por orientação jurídica. “Houve a análise das obras integrantes da exposição Histórias da sexualidade, à luz dos critérios contidos no Guia Prático de Classificação Indicativa do Ministério da Justiça, tendo-se concluído que tal exposição deveria ser classificada como não permitida para menores de 18 anos”, divulgou o MASP.

Historias da Sexualidade
Quando: de 20 de outubro de 2017 a 14 de fevereiro de 2018; terça a domingo das 10 às 18h, quinta das 10 às 20h.
Onde: Masp (Av. Paulista 1578)
Preço: R$ 30,00 (inteira)
Classificação: 18 anos.