Cineclube Vladimir Carvalho indica filmes para comemorar Dia do Nordestino

Data é celebrada em 8 de outubro desde 2009, reconhecendo diversidade cultural e folclórica.
Arte: FAP

Cleomar Almeida, assessor de comunicação da FAP

No mês em que é comemorado o Dia do Nordestino, o Cineclube Vladimir Carvalho, mantido pela FAP (Fundação Astrojildo Pereira), indica cinco filmes relacionados ao assunto e que mostram toda a diversidade cultural e folclórica típica do Nordeste. O cineclube funciona em Brasília, mas está fechado ao público durante o período da pandemia da Covid-19, conforme orientações das autoridades sanitárias do mundo.

O Dia do Nordestino é comemorado nesta quinta-feira, 8 de outubro. A data foi oficializada em São Paulo, que concentra grande quantidade de nordestinos, no ano de 2009, após entrar para o calendário da cidade pela Lei municipal nº 14.952, em homenagem ao centenário do poeta, cantor e compositor cearense Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré. Além disso, a data homenageia toda a diversidade cultural, típica da região.

Abaixo, veja a lista de filmes indicado pelo Cineclube Vladimir de Carvalho:

O AUTO DA COMPADECIDA

SINOPSE:
As aventuras dos nordestinos João Grilo (Matheus Natchergaele), um sertanejo pobre e mentiroso, e Chicó (Selton Mello), o mais covarde dos homens. Ambos lutam pelo pão de cada dia e atravessam por vários episódios enganando a todos do pequeno vilarejo de Taperoá, no sertão da Paraíba. A salvação da dupla acontece com a aparição da Nossa Senhora (Fernanda Montenegro). Adaptação da obra de Ariano Suassuna.
Ano: 2000
Duração: 1h 35min / Comédia, Aventura
Direção: Guel Arraes
Elenco: Matheus Nachtergaele, Selton Mello, Denise Fraga

CAPITÃES DA AREIA

SINOPSE:
Pedro Bala (Jean Luís Amorim), Professor (Robério Lima), Gato (Paulo Abade), Sem Pernas (Israel Gouvêa) e Boa Vida (Jordan Mateus) são adolescentes abandonados por suas famílias, que crescem nas ruas de Salvador e vivem em comunidade no Trapiche junto com outros jovens de idade semelhante. Eles praticam uma série de assaltos, o que faz com que sejam constantemente perseguidos pela polícia. Um dia Professor conhece Dora (Ana Graciela) e seu irmão Zé Fuinha (Felipe Duarte), que também vivem nas ruas. Ele os leva até o Trapiche, o que desencadeia a excitação dos demais garotos, que não estão acostumados à presença de uma mulher no local. Pedro consegue acalmar a situação e permite que Dora e o irmão fiquem por algum tempo. Só que, aos poucos, nasce o afeto entre o líder dos Capitães da Areia e a jovem que acabou de integrar o bando.
Data: 2011
Duração: 1h 36min / Aventura, Drama
Direção: Cecília Amado, Guy Gonçalves
Elenco: Jean Luis Amorim, Ana Graciela, Roberio Lima

ROMANCE DO VAQUEIRO VOADOR

SINOPSE:
Candango era como eram chamados os trabalharores da construção de Brasília. Um universo mítico é constituído ao redor dos nordestinos nessa empreitada, que ora reconhecidos individualmente, ora reconhecidos no coletivo, proporcionaram a ocupação do interior do país.
Data: 2007
Duração: 1h 17min / Documentário
Direção: Manfredo Caldas
Elenco: Carlos Careqa, Djin Sganzerla, Simone Spoladore

CENTRAL DO BRASIL

SINOPSE:
Dora (Fernanda Montenegro) trabalha escrevendo cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no centro da cidade do Rio de Janeiro. Ainda que a escrivã não envie todas as cartas que escreve – as cartas que considera inúteis ou fantasiosas demais -, ela decide ajudar um menino (Vinícius de Oliveira), após sua mãe ser atropelada, a tentar encontrar o pai que nunca conheceu, no interior do Nordeste.
Data: 1998
Durção: 1h 53min / Drama
Direção: Walter Salles
Elenco: Fernanda Montenegro, Vinicius de Oliveira, Marília Pêra

Ó PAÍ, Ó

SINOPSE: Em um animado cortiço do centro histórico do Pelourinho, em Salvador, tudo é compartilhado pelos seus moradores, especialmente a paixão pelo Carnaval e a antipatia pela síndica do prédio, Dona Joana (Luciana Souza). Todos tentam encontrar um lugar nos últimos dias do Carnaval, seja trabalhando ou brincando. Incomodada com a farra dos condôminos, Dona Joana decide puni-los, cortando o fornecimento de água do prédio. A falta d’água faz com que o aspirante a cantor Roque (Lázaro Ramos); o motorista de táxi Reginaldo (Érico Brás) e sua esposa Maria (Valdinéia Soriano); o travesti Yolanda (Lyu Arisson), amante de Reginaldo; a jogadora de búzios Raimunda (Cássia Vale); o homossexual dono de bar Neuzão (Tânia Tôko) e sua sensual sobrinha Rosa (Emanuelle Araújo); Carmen (Auristela Sá), que realiza abortos clandestinos e ao mesmo tempo mantém um pequeno orfanato em seu apartamento; Psilene (Dira Paes), irmã de Carmen que está fazendo uma visita após um período na Europa; e a Baiana (Rejane Maia), de quem todos são fregueses; se confrontem e se solidarizem perante o problema.
Data: 2007
Durção: 1h 36min / Comédia , Comédia Musical