Busca da convergência nas divergências é destaque na abertura do II Encontro

WhatsApp Image 2017-07-11 at 21.24.02

Com mais 100 participantes de todo o Brasil, evento destaca ações de imersão política, dinâmicas de grupo para trabalho em equipe e exercícios de liderança

Germano Martiniano

O II Encontro de Jovens Lideranças, promovido pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP) com apoio do PPS, foi aberto oficialmente nesta terça-feira (11/07), às 11h, na Colônia Kinderland, em Paulo Frontin (RJ). Raquel Dias, coordenadora do PPS Igualdade e Diversidade; Terezinha Lelis, coordenadora do evento e Luiz Carlos Azedo, diretor-geral da Fundação, compuseram a mesa oficial de abertura do evento.

Todos destacaram, nos discursos de abertura do II Encontro, a diversidade cultural existente no evento, uma vez que mais de 100 jovens de todo o Brasil estão presentes. “É preciso encontrar convergência dentro das divergências, por isso a importância do encontro”, ressaltou Azedo.

À tarde, foi realizada uma atividade grupal para que todos participantes pudessem se apresentar e se conhecerem melhor. Nela, feita ao ar livre, os participantes formaram grupos e, em seguida, apresentaram-se a todos os participantes. A apresentação poderia ser feita de forma teatral, musical ou comum, de acordo com o estilo de cada grupo. “Foi uma ação que fez com que os jovens se conhecessem de forma descontraída”, disse Terezinha, que coordenou a atividade.

O fechamento das atividades programadas para esta terça-feira foi realizado por Cláudio Manuel, do Casseta & Planeta, durante sua palestra. Com irreverência, o humorista se aprofundou em temas bastantes complexos da vida política brasileira. Questionado durante a palestra se era a favor das reformas da Previdência e trabalhista propostas pelo governo Temer, e atualmente em curso no Congresso Nacional, ele avalia que “são temas que merecem ser tratados pelo Congresso. Não podemos negar que existem milhões de desempregados e, muitos deles, por conta das mudanças das relações de trabalho.” Sobre a previdência, Cláudio Manuel considera que “é evidente que a população brasileira está envelhecendo e isso afeta a todos.”

A programação do II Encontro de Jovens Lideranças prossegue nesta quarta-feira (12), na Colônia Kinderland, com aulas pela manhã: o professor Cláudio Vitorino tratará a temática “Ação Coletiva, associativa e partidária” e o professor Marcus Vinicius Oliveira, por sua vez, debaterá o tema “Política e democracia no mundo contemporâneo”. À tarde, o  ativista LGBT Eliseu Neto e o monge Dada Jinanananda, abordam, ainda, o tema “Democracia da inclusão – reconhecer diferenças para garantir direitos” na palestra programada para as 15h.

A FAP transmitirá as palestras ao vivo em sua página Facebook: https://www.facebook.com/facefap

II Encontro de Jovens Lideranças
Data: 11 a 15 de julho
Local: Colônia de Férias Kinderland, Paulo de Frontin (RJ)

Confira, abaixo, a programação desta quarta-feira (12/07), segundo dia do II Encontro de Jovens Lideranças

HORÁRIOAÇÃO
06h30Alvorada
7h-8hCafé da manhã
8h30-10h15Aula 1 – salão 1 – grupo A. Tema Ação coletiva, associativa e partidária (Cláudio Vitorino)

Aula 2 – salão 2 – grupo B. Tema: Política e democracia no mundo contemporâneo (Marcus Vinicius Oliveira))

10H30-12H30Aula 2 – salão 1 – grupo A.

Aula 1 – salão 2 – grupo B.

13HAlmoço
15:00/16:45hPALESTRA : Democracia da inclusão – reconhecer diferenças para garantir direitos  (Eliseu Neto e Monge Dada Jinanananda) – Mediador: Claudio Vitorino salão 1 (AO VIVO)
17h-18hDinâmica de grupo – Pátio Interno – Meditação
19HJantar
20HSessão Pipoca : Vidas Partidas e debate com a atriz e cineasta Naura Schneider.