A FAP esteve presente no curso de Política e Políticas Públicas

Curso Política e Políticas Públicas

Na última sexta-feira, 22 de julho, se encerrou mais um curso de Política e Políticas Públicas ministrado pelo Professor Mestre Leonardo Queiroz Leite que também é doutorando pela FGV.

O curso que aconteceu na cidade de São Paulo, no bairro Alto do Ipiranga, foi divido em 03 partes, que foram apresentadas, respectivamente, na segunda, quarta e sexta-feira da última semana. O conteúdo discutido foi:

Parte I: Políticas Públicas: princípios e fundamentos

Dias 18 e 20/07

• Conceitos de Políticas Públicas;
  • Breve histórico da Administração Pública no Brasil;
  • Modelos de Gestão Pública;
  • Três momentos estruturantes das políticas públicas no Brasil;
  • O ambiente político e sua influência nas políticas públicas;
  • Os atores do processo de produção de políticas públicas;
  • O ciclo das políticas públicas e as teorias de políticas públicas;
  • A Reforma do Estado e a Nova Gestão Pública no Brasil.

Parte II: Análise do cenário e a crise política atual: origens e desdobramentos

Dia 22/07

• Judicialização da política;
  • Origens da crise política no Brasil;
  • O novo protagonismo das ruas no Brasil: a mobilização da direita;
  • Caminhos para o futuro?
  • A relação entre a Política e as Políticas Públicas.

Como se pode ver, vários temas foram tratados ao longo destes três dias, o que seria impossível resumir em apenas um texto, porém alguns pontos merecem destaque:

Primeiramente, as aulas foram expostas com muita autoridade pelo professor Leonardo, que se mostrou muito conhecedor dos temas propostos.

Em segundo lugar, a turma que continha em torno de 12 alunos foi bastante participativa, trazendo questionamentos altamente enriquecedores para o debate político, alguns deles: a bancada evangélica que cresce cada vez mais no governo está impedindo de termos um Estado Laico? Qual o papel e o que de fato esperar da imprensa em relação às políticas públicas? Qual o papel da sociedade nas definições das políticas públicas?

Esses foram alguns dos questionamentos que direcionaram os debates em sala. E o grande aprendizado que fica a todos nós, que participamos do curso, é que a política não deve ser o local apenas de pessoas que querem corromper o sistema, a política deve ser vista como algo nobre e preenchida por pessoas que querem, de fato, fazer algo pelo bem social.

A Fundação Astrojildo Pereira, como instituição que difunde o conhecimento político e que apoia o aprofundamento do debate democrático como ferramenta indispensável por um Brasil mais justo, estará sempre em parceria com cursos e palestras como este. Um forte abraço ao professor Leonardo, a Veruska sua assistente e a todos os participantes. Até a próxima!

Por: Germano Martiniano