Um reconhecimento que emociona

ebook_memorial_dos_palmares

O livro do historiador Ivan Alves Filho, Memorial dos Palmares, cujas duas últimas edições (a segunda e a terceira) foram patrocinadas pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), foi escolhido para compor a grade de ensino de História do Brasil, da Universidade Federal de Uberlândia – ao lado de oito obras de cientistas sociais do porte de Sérgio Buarque de Holanda, Caio Prado Junior e Gilberto Freire – o que é muito gratificante para o seu autor e para seus editores.

O objetivo da disciplina é analisar a estrutura e a dinâmica da sociedade colonial brasileira ressaltando a exploração do trabalho escravo, apresentar as contribuições destes grandes autores para o conhecimento da formação do povo brasileiro, introduzir a discussão sobre a problemática da independência do Brasil e promover a revisão crítica da historiografia relativa à temática em estudo (a sociedade escravista: as relações sociais de produção; brancos e negros: padrões culturais e práticas políticas).

Ivan Alves Filho é autor de mais de uma dezena de livros, dentre os quais destacamos os editados pela FAP: O historiador e o tapeceiro, FAP, 2015; Giocondo Dias – Uma vida na clandestinidade, de Ivan Alves Filho (2013); O PCB-PPS e a cultura brasileira: Apontamentos, de Ivan Alves Filho (2012); Itamar Franco – Homem Público Democrata, de Francisco Inácio de Almeida e Ivan Alves Filho (org.)  (2011) e A pintura como conto de fadas – Aparecida Azedo, de Ivan Alves Filho (2003).