Saiba mais sobre os autores – Artigos Revista Política Democrática – Edição 03

JCaesar
JCaesar é o pseudônimo do jornalista, sociólogo e cartunista Júlio César Cardoso de Barros. Foi chargista e cronista carnavalesco do Notícias Populares, checador de informação, gerente de produção editorial, secretário de redação e editor sênior da VEJA.

Marco Aurélio Nogueira
Professor Titular de Teoria Política da UNESP. Foi diretor do Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais-IPPRI desta universidade (2011-2015), em São Paulo. Atualmente, coordena o Núcleo de Estudos e Análises Internacionais-NEAI, vinculado ao Instituto. É também Colunista do Estadão.

Martin Cezar Feijó
Historiador, doutor em comunicação pela USP e professor de comunicação comparada na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).

Marina Silva (Rede)
Candidata à Presidência nas últimas eleições, ambientalista, ex-senadora (1995-2011) e ex-ministra do Meio Ambiente (2003-2008).

Elena Landau
Sócia do Escritório Sergio Bermudes e presidente do Conselho Acadêmico do Livres.

José Antônio Segatto
Professor titular de sociologia da Unesp.

Ivan Alves Filho
Historiador, autor de livros como Memorial dos Palmares, Brasil, 500 anos em Documentos e O Historiador e o Tapeceiro.

Guilherme Mendes
Cientista político formado pela Sorbonne, gestor corporativo e líder do Política Simples para Indignados.

Cristovam Buarque
Senador pelo PPS-DF e professor emérito da Universidade de Brasília (UNB).

Rubens Ricupero
– Formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, historiador e diplomata de 1961 a 2004;
– Representante Permanente da Missão do Brasil junto às Nações Unidas e demais Organismos Internacionais em Genebra (1987/91);
– Embaixador em Washington (1991/93);
– Ministro de Estado do Meio Ambiente e da Amazônia Legal (1993/94);
– Ministro de Estado da Fazenda, durante o período da implantação do Plano Real (1994);
– Embaixador em Roma (1994/95);
– Eleito Secretário Geral da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (UNCTAD), cargo que ocupou de 1995 a 2004;
– Atualmente é diretor da Faculdade de Economia da Fundação Armando Álvares Penteado e presidente do Instituto Fernand Braudel; e
– Autor de várias obras, a última das quais A diplomacia na construção do Brasil 1750 – 2016, VersalEditores, Rio de Janeiro, 2017.