Que País é Este?

O #ProgramaDiferente, da TVFAP.net, acompanhou a manifestação do dia 20 de agosto sob diferentes pontos de vista. Como todos sabem, essa passeata do Largo da Batata à Avenida Paulista foi convocada pelo PT, por movimentos sociais e organizações de esquerda como contraponto à manifestação do domingo, 16 de agosto, que pediu mais uma vez o #ForaDilma e o #ForaPT.

Veja na íntegra: Meia hora com o #ProgramaDiferente no ato de 20 de agosto

O militante de esquerda que pede o impeachment de Dilma

Porém, ocorre que no dia 20 de agosto também apareceu de tudo. Em tese, os manifestantes estavam ali para defender a presidente Dilma Roussef dos ataques da oposição. Porém, na prática, as críticas à política econômica do governo e ao ajuste fiscal aplicado pelo ministro Joaquim Levy foram tão intensas e contundentes que teve militante de esquerda defendendo até mesmo o impeachment da presidente.

Coxinhas da direita x Tortas de frango da esquerda

Curioso que, sob o olhar de alguém de fora, não vinculado nem aos protestos de domingo, nem aos de quinta-feira, contra e a favor do governo, respectivamente, as críticas de um lado e do outro se confundem.
Atos despolitizados, com gente que só vai para comer, beber, fazer selfies e se divertir. Esse é o ataque genérico que normalmente os petistas fazem às manifestações da oposição. Mas que também caberiam, ironicamente, a este ato do dia 20 de agosto.Não faltou comida (inclusive muita coxinha e torta de frango, churrasquinho e pipoca), além de bebidas alcoólicas, músicas, festa e gente fantasiada.
A crítica dos movimentos sociais à política econômica

Acompanhamos o movimento na visão dos movimentos sociais. Ouvimos a estudante Carina Vitral, presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes); Adi dos Santos Lima, presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores) do Estado de São Paulo; e Guilherme Boulos, coordenador nacional do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto).
Parte 3: Dia 20 de agosto sob o olhar dos movimento sociaisA opinião de políticos do PT e jornalistas progressistas

Por outro lado, buscamos conhecer a opinião sobre o ato de dois políticos tradicionais do PT, dirigentes partidários e com sucessivos mandatos parlamentares: Ítalo Cardoso e José Mentor.
Ouvimos também os jornalistas Bob Fernandes e Leonardo Sakamoto, ambos identificados com as ideias progressistas e de esquerda no Brasil e no mundo.

Parte 4: A manifestação de 20 de agosto na visão de petistas e jornalistas

O #ProgramaDiferente é exibido na TVAberta de São Paulo todos os domingos, às 21h30.Na internet, está disponível na TVFAP.net e em programadiferente.com na íntegra.