ONU, Brasil e Estados Unidos ajudam Moçambique a expandir rede de alimentação escolar

14188632_716952255109402_7281196117972317982_o-e1473186955921

Moçambique vai duplicar número de escolas beneficiadas por programa nacional de alimentação escolar, de 12 para 24 centros de ensino. Objetivo no futuro é ampliar a rede por todo o país. Iniciativa conta com o apoio do Centro de Excelência contra a Fome, do Programa Mundial de Alimentos (PMA) e da USAID.

Com apoio do Centro de Excelência contra a Fome — organismo fruto de uma parceria entre o governo brasileiro e as Nações Unidas —, o Programa Nacional de Alimentação Escolar de Moçambique (PRONAE) vai duplicar o número de centros de ensino que oferecem refeições diárias aos alunos, de 12 para 24 colégios.

O futuro da iniciativa, ainda em fase piloto, foi definido ao final de agosto, em reunião em Maputo que avaliou as conquistas obtidas desde 2013, quando o projeto teve início. O programa conta com a participação também da Agência para o Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos (USAID) e do Programa Mundial de Alimentos (PMA).

Entre os principais desafios identificados pelos representantes dos parceiros, estão a oscilação dos preços de produtos agrícolas e a ausência de orçamentos bem definidos.

Para solucionar esses problemas, especialistas sugeriram o estabelecimento de preços mínimos e máximos, o aumento da eficiência na gestão financeira e a formulação de uma legislação específica para a alimentação escolar.

ONU e governos dos três países envolvidos reconheceram que a iniciativa deve ser expandida para todo o país em etapas. Isso exigirá a capacitação de técnicos que administram o PRONAE e o mapeamento de agricultores que possam se tornar fornecedores de alimentos.

Também será necessário desenvolver cardápios com base no potencial produtivo de cada região de Moçambique, além de fortalecer o monitoramento da alimentação escolar, apontaram os especialistas.

As novas províncias que vão fazer parte da duplicação da rede já existente incluem Niassa, Cabo Delgado, Zambézia e Tete.


Fonte: nacoesunidas.org

Privacy Preference Center