Meu amigo cinepoeta Sérgio Muniz

Ele era forte sim, mas também extremamente sensível. Era poeta e escrevia livros
Sérgio Muniz

Lilia Lustosa*, crítica de cinema e doutora em História e Estética do Cinema pela Universidad de Lausanne (UNIL)Suíça.

Neste agosto, o cineasta Sérgio Muniz foi cinepoetar em outras bandas. Partiu de forma serena, como sempre havia desejado. Foi encontrar os companheiros Maurice Capovilla, Geraldo Sarno, Thomaz Farkas, Glauber Rocha e tantos outros nomes do nosso cinema estrelado.

Sérgio, que foi tantos – cineasta, poeta, acadêmico, gestor público, militante – é agora mais uma estrela no firmamento. E que estrela! Um homem-astro, que ainda nos anos 60, participou ativamente do que mais adiante seria chamado de Caravana Farkas[1]. Um grupo de jovens cineastas reunidos em torno do fotógrafo e produtor Thomaz Farkas, um visionário que resolveu desbravar o interior do Brasil, registrando a cultura popular por meio de câmeras leves e gravadores portáteis recém-chegados do estrangeiro. Eram os primórdios do cinema-direto no Brasil, que conseguia trazer para as capitais as realidades “desconhecidas” deste nosso imenso país-colcha-de-retalhos.

Sérgio-cineasta-militante participava de passeatas, movimentos contra a ditadura, tendo tido até a ousadia de realizar clandestinamente um documentário que abalou as estruturas: Você Também Pode Dar um Presunto Legal (1971/2006). Um filme sobre a ação do Esquadrão da Morte e do Delegado Fleury, chefe do DOPS, naqueles duros anos de ditadura militar. Os negativos tiveram que ser levados para Cuba e o filme foi  editado e finalizado entre a Ilha, a França e a Itália, ficando pronto apenas em 1974[2]. Na ocasião, a conselho de amigos, Sérgio achou por bem não exibi-lo no Brasil, para não colocar em risco sua vida, tampouco a das outras figuras envolvidas em sua produção. Ainda assim, era preciso mostrar, denunciar! O cineasta-militante resolveu, então, distribuir o filme de forma gratuita e clandestina. E, por via das dúvidas, guardou uma cópia VHS bem escondida em um baú.

Nos anos 80, Sérgio-cineasta-acadêmico atravessou fronteiras e se tornou o primeiro Diretor Acadêmico da utópica Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de los Baños, em Cuba. Uma instituição criada pelo argentino Fernando Birri – “pai do Novo Cinema Latino-americano”–, pelo grande escritor colombiano Gabriel García Marquez e por outros cineastas latino-americanos de peso. Tudo com o aval de Fidel Castro, claro.

Após a experiência cubana, Sérgio-cineasta-gestor-público foi trabalhar com Marilena Chauí, quando a filósofa ocupava a Secretaria Municipal de São Paulo, na gestão da prefeita Luiza Erundina (1989 – 1992). Trabalhou também na Secretaria do Estado, onde desenvolveu projetos de ensino de audiovisuais para o Museu da Imagem e Som (MIS), tendo sido ainda consultor para a área de cinema do Memorial da América Latina.

De lá pra cá, muitas foram as realizações deste homem múltiplo, tanto dentro como fora do campo cinematográfico. No ano passado, por exemplo, do alto de seus 87 anos, colocou uma máscara para se proteger do coronavírus e foi para as ruas protestar em favor da democracia. O homem era danado de forte e nada o impedia de seguir o rumo de sua militância pela justiça social!

Sérgio era forte sim, mas também extremamente sensível. Era poeta e escrevia livros… Entre eles, “En San Antonio y São Paulo ou…” (1997), que tive o privilégio de receber autografado em Santa Fe, Argentina, em um belo encontro sobre os protagonistas do Brasil Verdade (1968) – conjunto de documentários produzidos entre 1964 e1965 por uma equipe de argentinos e brasileiros[3]. Foi a partir daquele encontro santafesino que nasceu nossa amizade. Assim como nasceu também nosso desafio poético. A ideia, saída de sua cabeça jovem e sonhadora, era a de fazer releituras de trechos de poemas já conhecidos. Para mim, um presente dos Sérgios!

Sérgio-cineasta-poeta-acadêmico-gestor-público-militante foi, finalmente, um dia de sol na vida de muita gente. Além do fantástico exemplo de como se realizar filmes em um país mergulhado nas águas turvas da ditadura, foi ainda uma lição de ética, coerência, criatividade, talento e, mais que tudo, de ombro amigo.

Vá em paz, Sérgio-amigo! Que o “más-allá” te receba de braços abertos!

¡Hasta siempre, amigo!

[1] Nome cunhado por Eduardo Escorel nos anos 90.

[2] Em 2006, Sérgio Muniz digitalizou o filme, substituindo a narração antiga por uma mais atual, e acrescentando alguns novos materiais, como recortes de jornais e revistas, imagens de televisão, e ainda transcrição de depoimentos de pessoas torturadas e fragmentos das obras de teatro “A Resistível Ascensão de Arturo Ui” (Bertold Brecht) e “O Interrogatório” (Peter Weiss).

[3] Estes quatro documentários estão na origem da futura “Caravana Farkas”.