Impacto da pandemia sobre a população negra será debatido nesta terça-feira (07/07)

Série de webconferências chega a sua 19ª edição. A FAP faz a retransmissão em seu site, página no Facebook e em seu canal no Youtube.
Arte: FAP
Arte: FAP

Série de webconferências chega a sua 19ª edição. A FAP faz a retransmissão em seu site, página no Facebook e em seu canal no Youtube

A Pandemia e a crise do ponto de vista dos Negros é o tema da mesa desta terça-feira (07/07) do Ciclo Diálogos, Vida e Democracia, uma série de videoconferências promovidas pelo Observatório da Democracia, sempre às 14h30, que chega a sua 19ª edição. A mesa será coordenada pela Dra. Regina Barros Nogueira (Kota Mulanji). Participam, ainda, a ex-ministra-chefe da Secretaria Especial de Política de Promoção para a Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes; o presidente da Secretaria Nacional do Movimento Negro do PDT, Ivaldo Paixão; a deputada estadual do PCdoB/BA, Olívia Santana; e a pesquisadora, advogada, mestra em Direito pela UnB, Raissa Roussenq.

As múltiplas crises têm atingido de maneira mais cruel a população negra, homens e mulheres que não estão tendo acesso aos hospitais e são a maioria das vítimas do coronavírus. Além das violências históricas e cotidianas, são as mais e os mais assassinados/as pelas polícias, formam a maioria dos desempregados do país. Esta mesa se propõe para além de denunciar o racismo estrutural da sociedade brasileira, exposto cotidianamente pela pandemia, também trazer propostas políticas para combater esse projeto.

O debate será transmitido on-line e gratuitamente pelo canal no Youtube do Observatório (clique aqui). Em seu site, na sua página no Facebook e em seu canal no Youtube, a FAP (Fundação Astrojildo Pereira) fará a retransmissão da webconferência.

O ciclo conta com a realização de diversas mesas temáticas feitaspor videoconferências, sempre a partir das 14h30. As seguintes acontecerão dia 11/07 (sábado) Meio ambiente e Amazônia: na Crise, qual Sustentabilidade?; dia 15/07 (quarta) Segurança Pública e Cidadania.

O Observatório da Democracia é formado pelas Fundação Perseu Abramo (PT), Fundação João Mangabeira (PSB),Fundação Mauricio Grabois (PCdoB), Fundação Lauro Campos e Marielle Franco (PSOL), Leonel Brizola-Alberto Pasqualini (PDT), Fundação da Ordem Social (PROS) e Fundação Claudio Campos e Fundação Astrojildo Pereira (Cidadania).

Saiba mais sobre os palestrantes:

Coordenadorada mesa – Dra. Regina  Barros Nogueira (Kota Mulanji) – médica pediatra, coordenadora Nacional do Fonsanpotma (FórumNacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Povos Tradicionais de Matriz Africana), autoridade tradicional do povo Bantu

Nilma Lino Gomes – professora emérita da FAE/UFMG eex-ministra-chefe da Secretaria Especial de Política de Promoçãopara a Igualdade Racial

 Ivaldo Paixão -capitão de longo curso, presidente da SecretariaNacional do Movimento Negro do PDT e ex-coordenador de PolíticasPúblicas de Igualdade Racial do Ceará

Olívia Santana -deputada estadual do PCdoB/BA, ex-secretária doTrabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Secretária Nacional do PCdoB de Combate ao Racismo.

Raissa Roussenq – pesquisadora, advogada, mestra em Direito pela UnB e autora do livro “Entre o silêncio e a negação: trabalho escravo contemporâneo sob a ótica da população negra”.

Serviço
Ciclo Diálogos, Vida e Democracia – Videoconferências
Mesa 19: A Pandemia e a crise do ponto de vista dos negros
Data: 07/07 (terça-feira)
Horário: 14h30

Ou se inscreva no canal do Observatório da Democracia no youtube:

A programação completa pode ser acessada aqui.

Veja vídeos de webconferências anteriores:

Especialistas e lideranças políticas debatem reflexos da pandemia na vida das mulheres

Lideranças estudantis e dos trabalhadores debatem a educação em tempos de pandemia

Ex-ministros e gestores avaliam a crise na Educação durante webconferência nesta quinta (25/6)

Videoconferência aborda a pandemia e saídas para a economia

Presidentes de partidos debatem Democracia e política em webconferência

O Mundo do Trabalho e a Pandemia é tema de webconferência

Webconferência discute o valor da C&T e da Inovação como política de Estado

Cultura em tempos de coronavírus é tema de webconferência

Webconferência debate defesa das instituições do Estado democrático

Jornalismo, comunicação e política nas redes sociais é tema de webconferência

Líderes partidários fazem webconferência para discutir o país

Especialistas debatem o coronavírus, isolamento social e saúde pública

Governadores debatem pacto federativo durante pandemia do coronavírus

Fundações partidárias debatem pandemia, recessão e saídas para a crise

Analistas discutem Brasil no contexto mundial da pandemia do coronavírus

Economistas debatem pandemia e alternativas em meio à crise do coronavírus

Privacy Preference Center