Hélio de la Peña: “Houve apagamento do negro na Semana de 22”

Ex-integrante do Casseta & Planeta fala sobre a Semana de Arte Moderna e os desafios e oportunidades para o futuro da cultura
Arte: Matheus Lacerda

João Rodrigues, da equipe da FAP

Há 100 anos, no Teatro Municipal de São Paulo, ocorria a Semana de Arte Moderna. O evento foi um marco da cultura brasileira e até hoje inspira artistas e provoca reflexões na sociedade. No terceiro episódio da série de entrevistas sobre a Semana de 22, o podcast Rádio FAP recebe Hélio de la Peña, ator, escritor e humorista.

O tema deste programa especial, de número 50 do podcast da Fundação Astrojildo Pereira (FAP) é: “O futuro das artes no Brasil: desafios e oportunidades”. Ex-integrante do Casseta & Planeta, Hélio de la Peña cursou engenharia de produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi um dos redatores do programa “TV Pirata” e é considerado um dos maiores artistas brasileiros.

Os marcos da Semana de Arte Moderna para a cultura brasileira, o apagamento de negros e negras no movimento modernista e na história da arte contemporânea no Brasil dos últimos cem anos e a importância da representatividade na arte estão entre os temas do programa. O episódio conta com áudios da CNN Brasil, Rafinha Bastos, The Noite com Danilo Gentili, Roda Viva e O Hoje News.

O Rádio FAP é publicado semanalmente, às sextas-feiras, em diversas plataformas de streaming como Spotify, Youtube, Google Podcasts, Ancora, RadioPublic e Pocket Casts. O programa tem a produção e apresentação do jornalista João Rodrigues.