Especialistas debatem desafios e perspectivas da literatura na infância

Biblioteca organiza evento online para celebrar datas importantes em abril
Literatura na infância site

Comunicação FAP

A Biblioteca Salomão Malina, mantida em Brasília pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), realizará, na quarta-feira (17/4), a partir das 19h30, um debate online sobre os desafios para a formação de leitores e as perspectivas no contexto da educação brasileira. As especialistas Pollyana Gama, Yaciara Durte e Soraia Magalhães discutirão o assunto, com a mediação da ex-secretária do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) Renata Costa.

O público poderá assistir ao debate e enviar perguntas por meio das páginas da biblioteca e da fundação no Facebook e do canal da entidade no Youtube.

Veja, abaixo, o vídeo do debate

O evento se torna ainda mais relevante neste mês de abril em razão de duas datas importantes que celebram a literatura infantil: dias 02 (Dia Internacional do Livro Infantil) e 18 (Dia Nacional do Livro Infantil).

Na avaliação da gestora do Palavralida e ex-secretária do Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL), Renata Costa, é necessária uma formação de mediadores de leitura, especialmente no contexto da educação infantil. “Como mencionado no Eixo 2 do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), essa formação é crucial para garantir que os profissionais envolvidos na promoção da leitura estejam devidamente preparados para desempenhar seu papel de forma eficaz”, assevera.

Os maiores gargalos na consolidação da formação de leitores geralmente estão relacionados à falta de capacitação específica para os educadores, bibliotecários e outros profissionais no que diz respeito à mediação de leitura. “Muitos profissionais podem não estar familiarizados com as melhores práticas de mediação de leitura, o que pode limitar sua capacidade de envolver as crianças de forma significativa com os livros”, acentua Renata.

A solução para esse problema passa pela implementação de programas de formação em mediação de leitura, tanto em nível acadêmico quanto em treinamentos contínuos para profissionais em exercício. “Esses programas devem abordar as técnicas de leitura em si, bem como a compreensão do desenvolvimento infantil, estratégias de engajamento, diversidade literária, a qual chamamos de bibliodiversidade e adaptação às necessidades individuais dos leitores”, pontua.

A participante Yaciara Duarte, mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB) e especialista em Letramento Informacional pela Universidade Federal de Goiás (UFG), destaca a necessidade de se garantir locais de leitura desde a primeira infância.

“Por isso, a biblioteca se torna um espaço tão valioso e necessário porque o investimento em livros hoje é muito oneroso para as famílias. Ter esse espaço de leitura, em cada cidade, principalmente nas áreas de periferia, onde o livro é de difícil acesso, é o primeiro passo para que sejam formados leitores e que o livro também seja instrumento lúdico, que desmistifique a leitura apenas como forma de avaliação e aprendizado, mas que seja visto, desde sempre, também como fonte de tranquilidade e de prazer”, diz Yaciara.

A criadora do blog Caçadores de Bibliotecas, Soraia Magalhães, afirma que a inclusão digital e o acesso ao livro físico estão entre os principais desafios hoje. “A valorização das bibliotecas públicas e escolares pode tornar o futuro mais democrático. Mas, para além da aquisição de livros, se faz necessário criar bibliotecas que se fortaleçam por uma rede de ações, que permitam mediar informações, criar ambientes agradáveis e aconchegantes e oferecer propostas que insiram novos olhares sobre o papel de cada pessoa em torno da coletividade”, explica.

Para mais informações, entre em contato com a Biblioteca Salomão Malina, por telefone ou WhatsApp, pelo seguinte número: 61984015561.

Participantes

A seguir, confira um resumo sobre as especialistas.

Renata Costa: Suplente do Conselho Curador da Fundação Astrojildo Pereira (FAP), gestora do Palavralida, escritora, ex-secretária do Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL), em composição interministerial (Ministérios da Cultura e da Educação), e ex-coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas do Rio de Janeiro. É palestrante e tem vasta experiência no mercado editorial e livreiro. Instagram: @renatascosta_

Pollyana Gama: Professora, escritora, pós-graduada em Gerência de Cidades e mestre em Desenvolvimento Humano com especialização em Liderança Executiva para Primeira Infância, Neurociência e Educação Sistêmica. De 2005 a 2016, foi vereadora; de 2016 a 2018, deputada federal; de 2019 a 2020, secretária de Educação de Ubatuba, litoral norte de SP; e, de 2020 a 2023, titular no Conselho Estadual de Educação de SP. Escritora, reúne publicações de literatura infantil e participação em coletâneas. Atualmente é doutoranda em Ciências da Reabilitação pela Universidade de São Paulo
(USP) e membro do Conselho Consultivo da FAP. Também é autora dos seguintes livros: Barulhinhos da tarde (2021), Uma escada para o céu (2018) e Barulhinhos da manhã (2016). Instagram: @_pollyanagama

Yaciara Duarte: Professora, bibliotecária escolar, mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em Letramento Informacional pela Universidade Federal de Goiás (UFG), licenciada em Pedagogia e graduada em Biblioteconomia pela UnB (2010). Instagram:@_yaciiara

Soraia Magalhães: Bibliotecária, é amazonense, escritora de livros infantis com enfoque temático para as bibliotecas, leitura e livros. É criadora do blog Caçadores de Bibliotecas, em que apresenta informações sobre ambientes culturais diversos do Brasil e outros países. No âmbito acadêmico tem formação em Biblioteconomia e mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia, ambas pela Universidade Federal do Amazonas. Nos últimos anos, desenvolveu ativismo no campo das bibliotecas públicas, fator que motivou a criação do Movimento Abre Bibliotecas, em Manaus, em 2012, o que lhe levou a ser incluída no Movers & Shakers 2013, nos Estados Unidos. Também desenvolve estudos junto ao Programa de Doutorado em Formación en la Sociedad del Conocimiento, pela Universidad de Salamanca, Espanha, onde analisa a condição da biblioteca pública no estado do Amazonas. Seus livros infantis publicados são: Ai! Sou apenas um livrinho (2020), Leo e seus amigos, os livrinhos (2013) e Lia sempre lia (2012). Instagram: @tudocabenumlivro

Privacy Preference Center