Cineclube Vladimir Carvalho indica filmes sobre isolamento social e epidemias

Propostas mostram interação entre ficção e realidade no momento em que o mundo é acometido pela pandemia da Covid-19.
Arte: FAP
Arte: FAP

Propostas mostram interação entre ficção e realidade no momento em que o mundo é acometido pela pandemia da Covid-19

Cleomar Almeida, assessor de comunicação da FAP

Apesar de ter atividades suspensas por causa da pandemia do coronavírus, o Cineclube Vladimir Carvalho passou a indicar filmes aos quais o público pode assistir de casa. O intuito é contribuir para que a população mantenha o hábito de apreciar a cultura por meio de obras cinematográficas.
Segundo a coordenação do cineclube, cuja estrutura física é mantida pela FAP (Fundação Astrojildo Pereira), em cima da Biblioteca Salomão Malina, em Brasília, os filmes levam a reflexão sobre viver em isolamento social ou tem histórias diretamente relacionadas a epidemias. É uma forma de interação entre ficção e realidade, já que o mundo tem passado por uma crise sanitária global.


A seguir, veja a lista de seis filmes indicados:


1 – O menino do pijama listrado
Sinopse: Alemanha, Segunda Guerra Mundial. O menino Bruno (Asa Butterfield), de 8 anos, é filho de um oficial nazista (David Tewlis) que assume um cargo importante em um campo de concentração. Sem saber realmente o que seu pai faz, ele deixa Berlim e se muda com ele e a mãe (Vera Farmiga) para uma área isolada, onde não há muito o que fazer para uma criança com a idade dele. Os problemas começam quando ele decide explorar o local e acaba conhecendo Shmuel (Jack Scanlon), um garoto de idade parecida, que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado de uma cerca eletrificada. A amizade cresce entre os dois e Bruno passa, cada vez mais, a visitá-lo, tornando essa relação mais perigosa do que eles imaginam.
Duração: 1h 30min / Drama
Direção: Mark Herman
Elenco: Asa Butterfield, Vera Farmiga, David Thewlis
Nacionalidades: EUA, Reino Unido



2 – Enigma de Andrômeda
Sinopse: Um satélite espacial cai em uma pequena cidade na Terra. Por causa da colisão, uma bactéria fatal que veio do espaço começa a dizimar a população. Enquanto isso, uma equipe de cientistas trabalha em um laboratório no subsolo tentando encontrar a cura. Eles descobrem que entre os infectados, apenas sobreviveram um bêbado e uma criança. A solução precisa ser encontrada antes que toda a humanidade seja exterminada.
Duração: 2h 11min / Ficção científica, Suspense
Direção: Robert Wise
Elenco: Arthur Hill, David Wayne, James Olson
Nacionalidade: EUA



3 – A Vida é Bela
Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, na Itália, o judeu Guido (Roberto Benigni) e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração nazista. Afastado da mulher, ele tem que usar sua imaginação para fazer o menino acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.
Duração: 1h 57min / Drama, Comédia
Direção: Roberto Benigni
Elenco: Roberto Benigni, Horst Buchholz, Marisa Paredes
Nacionalidade: Itália



4 – Er Ist Wieder Da
Sinopse: Baseado no livro de mesmo título, Adolf Hitler acorda em um terreno baldio em Berlin, no ano de 2011, sem memória alguma do que aconteceu depois de 1945. Perdido, ele se vê em uma sociedade completamente diferente, onde não há partido nazista, a guerra e o país é governado por uma mulher. Ele é reconhecido pelas pessoas que acreditam que seja apenas um artista que não consegue sair do seu personagem. Mas, um discurso de Hitler é viralizado na internet, e a partir daí todos querem ouvi-lo, saber sobre ele, até que ganha um programa de televisão onde propaga suas ideias ao mesmo tempo em que tenta convencer a todos que ele é quem realmente diz ser.
Duração: 1h 56min / Comédia
Direção: David Wnendt
Elenco: Oliver Masucci, Christoph Maria Herbst, Fabian Busch
Nacionalidade: Alemanha



5 – Contágio
Sinopse: Contágio segue o rápido progresso de um vírus letal, transmissível pelo ar, que mata em poucos dias. Como a epidemia se espalha rapidamente, a comunidade médica mundial inicia uma corrida para encontrar a cura e controlar o pânico que se espalha mais rápido do que o próprio vírus. Ao mesmo tempo, pessoas comuns lutam para sobreviver em uma sociedade que está desmoronando.
Duração: 1h 46min / Drama, Ficção científica, Suspense
Direção: Steven Soderbergh
Elenco: Marion Cotillard, Matt Damon, Laurence Fishburne
Nacionalidades: EUA, Emirados Árabes Unidos



6 – Gripe
Sinopse: Bundang, no subúrbio de Seul, está passando por uma epidemia devastadora . Byung-woo (Erik Scott Kimerer) morre em decorrência de um vírus desconhecido. No início, o vírus não recebe importânica, e a população não se previce. Em pouco tempo, centenas de moradores da região são atingidos pelo vírus. O caos de instaura. O governo do país pede isolamento da área. Enquanto isso, um especialista procura o sangue que será capaz de desenvolver a vacina contra o vírus.
Duração: 1h 57min / Terror
Direção: Sung-Soo Kim
Elenco: Hyuk Jang, Soo Ae, Andrew William Brand
Nacionalidade: Coréia Do Sul

Privacy Preference Center