Celso Lafer, Israel Klabin e Cristiano Teixeira: Mundo precisa ouvir a COP-26

Mundo olha com um misto de apreensão e esperança para a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-26)
Foto: Greenpeace

Celso Lafer, Israel Klabin e Cristiano Teixeira / O Globo

Se quisermos conter as mudanças climáticas e os eventos extremos oriundos delas, precisamos de medidas de alcance para fazer avançar e fortalecer os pilares mutuamente interdependentes do desenvolvimento sustentável: o econômico, o social e o ambiental. Por isso, a COP-26 é a oportunidade legítima de mobilização global para a discussão de padrões de comportamento, consumo e equidade social.

O tema ambiental extrapola fronteiras, afeta a todos. As mudanças que se anunciam diante do desequilíbrio entre o atual modelo de produção e consumo e a capacidade regenerativa dos ecossistemas não ficarão restritas ao (des)conforto climático, mas ameaçam a produção agrícola, nossa saúde, a geografia do planeta e as relações internacionais.

Os eventos climáticos são uma evidência de que as discussões sobre o meio ambiente há muito já não podem mais ser consideradas um “luxo de países ricos”, como nos lembra o embaixador André Aranha Corrêa do Lago no livro “Conferências de desenvolvimento sustentável”, em que reflete sobre a importância desses encontros e seus legados.

É por isso que o mundo olha com um misto de apreensão e esperança para a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-26), que começa amanhã. O que será debatido em Glasgow, a partir do patamar já feito, é uma grande proposta de gestão dos riscos que a humanidade enfrenta.

Os países terão a chance de apresentar o que fizeram — e de revisar suas iniciativas — para cumprir a meta de aumento máximo de 1,5oC na temperatura do planeta até 2030 e também para neutralizar as emissões de carbono até 2050, conforme previsto no Acordo de Paris, assumido na COP-21, em 2015, por 196 nações. Para tanto, o mundo precisa cortar pela metade, a partir de agora, o atual nível de emissões de gases de efeito estufa.

Os esforços para salvar o planeta vêm desde a ECO-92, que consagrou o princípio das “responsabilidades comuns, porém diferenciadas”, calibrando, mas afirmando, as obrigações dos países industrializados e daqueles em desenvolvimento para a recuperação ambiental. E o Brasil, também com o setor privado e produtivo, já estava lá, usando a ciência para atingir seus objetivos, como na criação da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS).

Essa intenção continua agora, mais do que nunca. O caminho passa por abraçar a inovação, estabelecer metas baseadas na ciência (SBTi, na sigla em inglês) e incluir riscos e oportunidades relacionados ao clima em relatórios financeiros, como temos feito na Klabin. Acreditamos que usar as ferramentas de governança (ESG), como a gestão de risco, para obter resultados no campo da sustentabilidade é colocar em prática os macropropósitos estratégicos da COP-26.

Sabemos que será um desafio enorme encontrar o equilíbrio na balança das responsabilidades e obrigações e chegar a um entendimento comum entre atores desiguais de um mundo desigual. Ainda assim, entendemos que é essencial manter o otimismo.

Como dizia Hannah Arendt, “somos do mundo, e não apenas estamos no mundo”. É imperativo reconhecer que está em jogo a vida de todos nós, contemporâneos no espaço de um mundo comum, e também o direito à existência das gerações futuras, na amplitude do tempo. E isso inclui você e todos os seus: os que estão aqui e os que ainda vão nascer.

*Foi vice-presidente da ECO-92 e ministro de Relações Exteriores e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio

**Fundador e presidente do Conselho Curador da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), presidiu o Comitê Nacional de Organização da ECO-92

***Diretor-geral da Klabin e representante brasileiro no Business Leaders Group da COP-26

Fonte: O Globo