Bolsonaro convoca cerco de apoiadores a seções eleitorais

Presidente convoca apoiadores a "permanecerem na região" das seções até o fim da apuração e volta a fazer insinuações contra sistema eleitoral. TSE veda aglomerações de apoiadores até o fim do horário de votação.
Foto reprodução | DW Brasil  -  @Evaristo Sa/AFP
Foto reprodução | DW Brasil - @Evaristo Sa/AFP

DW Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a fazer nesta terça-feira (11/10) ameaças contra o sistema eleitoral, levantando dúvidas infundadas sobre a legitimidade da apuração no primeiro turno e estimulando um cerco de apoiadores a seções eleitorais na nova rodada de votação marcada para 30 de outubro.

Em discurso durante um comício em Pelotas, no estado do Rio Grande do Sul, Bolsonaro convocou seus apoiadores a “permanecerem na região” das seções até o anúncio do resultado final.

“No próximo dia 30, de verde e amarelo, vamos votar. E, mais do que isso, vamos permanecer na região da seção eleitoral até a apuração do resultado. Tenho certeza que o resultado será aquele que todos nós esperamos, até porque o outro lado não consegue reunir ninguém. Todos nós discordamos. Como pode aquele cara ter tantos votos se o povo não está ao lado do mesmo”, disse Bolsonaro.

Segundo o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a aglomeração de eleitores em grupos organizados próximos das seções viola a legislação.

“Vale reforçar que a lei eleitoral proíbe, até o final do horário de votação, a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado com bandeiras, broches, dísticos e adesivos, de modo a caracterizar manifestação coletiva”, diz uma publicação do site do tribunal divulgada logo antes do primeiro turno.

Segundo o TSE, na data do pleito, eleitores devem se limitar a se “manifestar, de forma individual e silenciosa”.

Em desvantagem nas pesquisas, Jair Bolsonaro tem lançado há meses ataques contra o sistema de votação, levantando acusações infundadas sobre a segurança das urnas eletrônicas e sobre o processo de apuração.

Para tentar rebater pesquisas de preferência de voto ou até mesmo o resultado do primeiro turno, nos quais aparece atrás de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Bolsonaro tem feito uso do que seus aliados chamam de “datapovo”: a organização de grandes atos com apoiadores da base radical do presidente.

Um dos pontos altos da estratégia ocorreu no feriado de 7 de Setembro, quando Bolsonaro se apropriou da data festiva para organizar manifestações de apoio ao governo.

No primeiro turno da eleição presidencial, Bolsonaro recebeu 43,2% dos votos válidos, ficando atrás de Lula, que registrou 48,4%.

Antes do primeiro turno, Bolsonaro chegou a afirmar que, se não recebesse mais de 60% dos votos, “algo de anormal” teria acontecido dentro do TSE. O presidente, no entanto, evitou, no seu primeiro pronunciamento após o resultado, contestar o resultado da primeira rodada de votação, que foi marcada por uma nova “onda de direita” na disputa por cargos no Legislativo, com a eleição de vários nomes ligados ao Planalto.

Matéria publicada originalmente no portal DW Brasil