Bicentenário da Independência: Ivan Alves Filho fala sobre lançamento do livro “O caminho do alferes Tiradentes”

O lançamento dessa obra acontecerá na FLITI - Feira Literária de Tiradentes/MG, nos dias 3, 4, 5 e 6 de novembro de 2022
Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

Por Aquarius Produções Culturais

O livro “O caminho do alferes Tiradentes – uma viagem pela Trilha dos Inconfidentes”, de autoria do historiador Ivan Alves Filho. Trata-se de uma edição comemorativa ao Bicentenário da Independência do Brasil, que teve na figura de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, seu maior entusiasta e mentor.

Ivan Alves Filho percorreu milhares de quilômetros em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, perfazendo uma espécie de geografia da história da Conjuração Mineira. Para isso, o autor se baseou nos Autos de Devassa, o processo movido contra os revolucionários pelas autoridades coloniais. Nesta obra, Ivan Alves Filho se tornou um historiador de campo, mesclando pesquisa histórica, relato de viagem, método antropológico, mergulhando fundo na cultura mineira e brasileira. Artes plásticas, cultura barroca, música colonial, construções arquitetônicas, ideias revolucionárias, nada parece ter escapado ao olhar atento do pesquisador.

O caminho do alferes Tiradentes – uma viagem pela Trilha dos Inconfidentes é prefaciado por Angelo Oswaldo, ex-ministro interino da Cultura e por duas vezes secretário de Cultura de Minas Gerais. A obra tem “orelha” do documentarista, músico e escritor Luiz Carlos Prestes Filho, que nela se inspirou para compor sua série musical Molhem minha goela com cachaça da terra.

A referida publicação – devidamente atualizada e revisada – é o vigésimo livro de Ivan Alves Filho.

O lançamento dessa obra acontecerá na FLITI – Feira Literária de Tiradentes/MG, nos dias 3, 4, 5 e 6 de novembro de 2022.

Confira, abaixo, entrevista de Ivan Alves Filho sobre o livro:


Privacy Preference Center