“Mulheres foram fundamentais na Semana de 22”, analisa Gênese Andrade

Escritora é a segunda convidada da série de entrevistas do podcast Rádio FAP sobre a Semana de Arte Moderna
Arte: FAP

João Rodrigues, da equipe da FAP

Anita Malfatti, Patrícia Galvão, a Pagu, Tarsila do Amaral. Essas foram apenas algumas das mulheres que marcaram o modernismo brasileiro antes e depois da Semana de Arte Moderna de 1922, que completa 100 anos neste mês de fevereiro.

Na sequência da série de entrevistas do podcast Rádio FAP, o episódio desta sexta-feira analisa o papel da mulher na Semana de 22. A convidada é a escritora Gênese Andrade, doutora em Literatura pela Universidade de São Paulo (USP). Ela também concluiu pós-doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), pesquisadora e tradutora, é a organizadora do livro “Modernismos 1922-2022”, editado pela Companhia das Letras.

Outros detalhes sobre a obra estão disponíveis neste link: www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=14931

O papel das artistas brasileiras na Semana de Arte Moderna, a importância das mulheres para o modernismo brasileiro e os desdobramentos históricos relacionados ao público feminino estão entre os temas do programa. O episódio conta com áudios do canal Fábricas de Cultura e Nerdologia.