Três tarefas imediatas para o Campo Democrático representado pelo Cidadania23

A necessidade de uma produção própria, isto é, de construir ou reconstruir nossa visão de mundo. Qual o nosso rosto? Ainda temos algum?
logocidadania370-1

Ivan Alves Filho*

Para isso, é preciso incentivar nossos espaços e publicações a não se limitar a reproduzir textos da grande imprensa em nossa rede social, por exemplo. Entregamos nossa reflexão à Academia, abrindo mão de uma elaboração que unisse a teoria à prática, ou seja, o Partido abdicando de uma reflexão autônoma, a interferir na realidade. Massa crítica também se faz em casa.

Isso posto, propomos três campos sobre o qual devemos nos debruçar, a saber:

a) exame do desenvolvimento atual das forças produtivas, com foco na automação e no trabalho por contra própria, assim como nos limites impostos pela sobrevivência do meio ambiente;

b) aprofundamento do conhecimento da cultura brasileira (regionalismo, identitarismo, miscigenação, papel da contraelite cultural, a contribuição ou presença feminina) e por fim

c) estudo permanente e acurado da Democracia entendida como uma conquista do processo civilizatório, além de nos dedicarmos à análise dos impasses presentes em seu sistema de representatividade e institucionalização. Repensar, em suma, o caráter de massas da Democracia, democratizar a Democracia.

*Ivan Alves Filho, historiador documentarista e jornalista