José Arlindo Soares: Alternância sem Ruptura no Chile

O Chile acaba de fazer mais uma alternância no comando político do país, ao eleger Presidente da República, em segundo turno, o candidato de Direita Sebastián Piñera, como sucessor da socialista Michelle Bachelet. É a segunda vez que isso acontece na sucessão presidencial após o fim da ditadura militar. O mesmo Piñera já havia sucedido à atual presidente, e fez um governo com um programa liberal, mas sem abalar os fundamentos do sistema democrático chileno.

O Globo: Brasil termina 2017 com número recorde de queimadas desde 1999

Foram registrados cerca de 272 mil focos de fogo, 46% a mais do que no ano passado.

Cláudio de Oliveira: A Revolução Russa e o fascismo

A Revolução de Novembro de 1917 na Rússia e a de Novembro de 1918 na Alemanha aprofundaram a divisão dos militantes socialistas em duas correntes principais: o movimento comunista e a social-democracia. Para Palmiro Togliatti, líder do Partido Comunista Italiano, tal divisão facilitou a vitória do fascismo em vários países e especialmente do nazismo na Alemanha

Everardo Maciel: A verdadeira reforma tributária

No clima de boas iniciativas voltadas para construir um saudável ambiente de negócios e recuperar as finanças públicas, é natural que surjam propostas de reforma tributária.

Eugênio Bucci: Todo o poder às celebridades?

Enquanto Luciano Huck avalia o risco, o Brasil sonha com um astro que purifique a política.

Cristovam Buarque: A eficiência é progressista

China percebeu que seria necessário respeitar o mérito.

Roberto Freire: A recessão ficou para trás

Apesar de todas as dificuldades próprias de uma quadra especialmente tumultuada da vida nacional e dos problemas advindos da política e, eventualmente, da própria Justiça, o governo de transição vem conseguindo tirar o Brasil da crise.

El País: O obscuro uso do Facebook e do Twitter como armas de manipulação política

As manobras nas redes se tornam uma ameaça que os governos querem controlar

Exposição “Histórias da Sexualidade” começa hoje em São Paulo

O Museu de Arte de São Paulo (MASP) inaugura nesta sexta-feira (20) a exposição “Historias da Sexualidade”, que reúne mais de 300 obras do acervo do museu e contam a trajetória da sexualidade na vida humana por meio de diversas obras de arte como desenhos, pinturas, esculturas e fotografias. O evento se insere na programação anual do museu, dedicada às histórias da sexualidade.

José Aníbal: O Brasil e a tragédia humanitária na Venezuela

As rápidas transformações pelas quais passa a sociedade contemporânea têm feito muitos acreditarem em soluções salvacionistas ou miraculosas. Mas não nos faltam exemplos pelo mundo das consequências do populismo radical, dos quais o mais ilustrativo, dramático e próximo de nós é a Venezuela.