Roda de conversa debate álbum de Charles Mingus, “homem furioso do jazz”

Encontro online é realizado pela Biblioteca Salomão Malina, vinculada à FAP
charles mingus

Comunicação FAP*

A Biblioteca Salomão Malina, vinculada à Fundação Astrojildo Pereira (FAP), realiza nesta segunda-feira (18/3) a roda de conversa online Por Dentro do Jazz, para debater o álbum Pithecathropus Erectus, de Charles Mingus. Apelidado de “homem furioso do jazz” por seu temperamento explosivo, ele é um dos mais influentes músicos da história do gênero por sua criatividade para composição e por sua técnica no tocar do contrabaixo.

Natural do Arizona, Mingus trazia na música marcas do ativismo em causas raciais nos Estados Unidos e se inspirava nos sentimentos das ruas de onde viera.

A roda de conversa online será realizada por meio da sala virtual do Zoom. Pessoas interessadas em participar podem enviar mensagens para o Whatsaap oficial da biblioteca (61 98401 5561) e solicitar o envio do link.

O público também tem a opção de assistir à roda de conversa por meio do site, da página da FAP no Facebook e do canal da entidade no Youtube.

Ouça, abaixo, parte do álbum

Conheça a biblioteca

Inaugurada em 28 de fevereiro de 2008, a Biblioteca Salomão Malina se tornou um importante espaço de incentivo à produção do conhecimento em Brasília. Localizada no Conic, tradicional ponto de cultura urbana próximo à Rodoviária do Plano Piloto, a biblioteca foi reinaugurada em 8 de dezembro de 2017, após ser revitalizada. Isso garantiu ainda mais conforto aos frequentadores do local e reforçou o compromisso da biblioteca em servir como instrumento para análise e discussão das complexas questões da atualidade, aberta a todo cidadão.

O espaço integra a FAP, mantida pelo Cidadania, e conta com quase 6 mil títulos para empréstimos, que são constantemente atualizados por meio de doações e pela aquisição de obras de pensadores contemporâneos. O acervo é especializado em Ciências Sociais e Humanas, contando também com livros da literatura que fazem menção à crítica social e dos costumes, na transição do Brasil rural para o urbano.

*Com informações da EBC